[ENTREVISTA] Ju Lund: O universo vampiresco da autora gaúcha

[ENTREVISTA] Ju Lund: O universo vampiresco da autora gaúcha

Já apreciamos e resenhamos duas obras dela (Doce Vampira e Alma Vampira), leituras indicadas pra quem curte o universo vampiresco. E pra completar a felicidade, conseguimos aquilo que é o sonho de todos que escrevem uma resenha: PODER CONVERSAR COM A AUTORA! Num golpe de sorte e de felicidade imenso, finalmente pudemos entrevistá-la. Vem com a gente conhecer um pouco mais da escritora gaúcha Ju Lund!

DN – Fale um pouco de você, onde nasceu, sua idade e formação.

Sou da cidade de Pelotas – RS. Tenho 33 anos, sou técnica em turismo e hotelaria, graduada em Artes Visuais/Licenciatura, e apaixonada pelos meus três gatos. Amo ler e escrever, tenho um filho de 3 anos e sou fundadora e blogueira há 7 anos do Portal Literário Julund.

DN – Quando você começou a escrever como autora?

Em termos de publicação, 2012/13. Mas, que publico contos desde 2010.

DN – Escrevemos resenhas sobre dois de seus romances (Doce Vampira e Alma Vampira), mas pesquisando sobre você vimos que tem vários outros, e que no universo dessas publicações estão o sobrenatural e o mundo vampiresco. Existe uma predileção por estes temas? Se, sim, por que?

Sim, o mundo sobrenatural – como um todo é “meu chão”. Adoro ler e escrever sobre isso, em especial vampiros. Acredito que a magia é muito envolvente, não sei explicar por que a predileção.

DN – Quais são suas referências literárias?

Minhas referências são quase totalmente femininas, como a Mãe de Crepúsculo, L.J. Smith, Chailaine Harris e Nora Roberts. 

DN – E referências em outras fontes, como cinema, séries, você tem algumas?

Não, sou mas ligada na literatura mesmo, apesar de amar filmes e séries de TV – principalmente de teor fantástico.

DN – A gente sabe que existem várias possibilidades de leitura de um livro. Quando lemos Doce Vampira e Alma Vampira, intuímos que o tema “Vampiros”, do modo como você abordou, deu vazão para falar sobre o universo queer, discutindo, por exemplo, questões como exclusão social, aceitação, amor, liberdade. Isso faz sentido?

Total! Na verdade é exatamente isso que eles abordam: amor, aceitação, descoberta, preconceito, fanatismo religioso, etc. No final, os vampiros são apenas um pano de fundo para desenvolver assuntos delicados (para época que escrevi em 2012, super delicados) como o relacionamento de pessoas do mesmo sexo.

DN – Outra coisa que intuímos é que você fala muito de pessoas jovens e o modo como você fala é muito próximo, tanto que me fez rememorar a um tanto quanto distante adolescência. Isso tem a ver com seu público?

Acho que isso tem mais haver comigo mesmo, mas sim. Acredito que meu público seja mais de jovens adultos, por exemplo.

DN – Em se tratando do mundo dos vampiros: quais são suas fontes de inspiração?

Como falei anteriormente, li e amei Diários do Vampiro, Crepúsculo, Vampiros Sulinos,The House Of Night entre outros contemporâneos.

DN – Na leitura dos seus livros percebemos que você os ambienta na sua região e achamos fantástico! Você tem retorno sobre isso dos seus leitores?

Não. Na verdade, poucos perceberam isso. Acredito que você seja mais atenciosa nos detalhes e por isso percebeu – o que me deixa muito feliz.

Leia Também:

>> Doce Vampira: Sobre Descobertas, Prazeres e Incertezas (Resenha)

>> Alma Vampira: Saga vampiresca de Ju Lund continua eletrizante! (Resenha)

>> Vampiros: Uma nova perspectiva sobre a mitologia em uma coleção nacional (Resenha)

DN – Agora falando um pouco da sua atuação: como é ser uma escritora, uma mulher no mundo literário?

Há muita concorrência, pouca sombra e nenhum incentivo. É bastante complicado, mas sigo em frente na minha caminhada.

DN – Como escritora, você sofreu ou sofre com o preconceito de gênero?

Já sofri sim. Por ser gaúcha e do interior, por ser autora de Doce Vampira – principalmente, por dizer abertamente que curti a saga crepúsculo (e “ser dessa geração”).

DN – Se você encontrasse uma garota que quisesse ser escritora, o que você diria pra ela?

Não desista, persiga seu sonho e trabalhe por e com amor. No final, vai dar certo.

DN – Se quiser dizer mais alguma coisa, falar sobre algum projeto, fique à vontade.

Quero agradecer a oportunidade, convidar para espiar meu novo trabalho, que é a Antologia Portal Fantástico 2 – totalmente independente – e também solicitar para quem leu Doce Vampira e Alma Vampira dar opinião do que desejam ler no ultimo livro da trilogia que estou desenvolvendo nesse momento. Só me chamar em qualquer rede, ficarei muito feliz!


Ju LundDoce Vampira

Ju Lund

Editora Avec

Onde comprarAmazon

 

 

 Ju LundAlma Vampira

Ju Lund

AVEC Editora

Onde comprar: Amazon

 


Mês Geek na Amazon: DarkSide com até 50% off

Escrito por:

12 Textos

Mulher, feminista, formada em Comunicação, pós em Design e Marketing e sonhando com um Mestrado em Cinema. Pinta, borda, lê e pergunta muito, porque resposta acaba, mas pergunta renasce todo dia. Aprendendo a ser mãe. Gosto de gato, de sol e de vinho frisante.
Veja todos os textos
Follow Me :