[SOFTWARE] Ren’Py: Crie Visual Novels sem ser expert em programação

[SOFTWARE] Ren’Py: Crie Visual Novels sem ser expert em programação

Um gênero muito popular de jogo, que não é incomum ganhar animações de sucesso são as visual novels. E sempre nas mais diversas plataformas, como computador, consoles, celulares. Gratuitos ou não, a ideia de múltiplas possibilidades agrada muito a diversas jogadoras. Neste artigo apresentaremos a ferramenta de criação chamada Ren’Py.

Ren'Py
Kamigami no Asobi é originalmente um Visual Novel e ganhou sua versão em anime

Algumas Visual Novels famosas (independente de sua qualidade duvidosa ou não) são: Fate/Stay, Dramatical Murder, Diabolik Lovers, Kamigami no Asobi e School Days. A melhor notícia é que fazer um jogo desses não é complicado e tampouco é preciso ser conhecedora de linguagem de programação. Em poucos passos você pega a manha de como trabalhar com a ferramenta Ren’Py. Este artigo visa a ser informativo, ao final dele, deixaremos links para tutoriais e outras páginas úteis. Será que uma nova visual novel de sucesso sairá daqui?

Afinal, o que é Ren’Py?

Ren'Py
Tela inicial da ferramenta

É um programa baseado na linguagem pyton e totalmente Open Source para criação de Visual Novels. A engine suporta recursos como sons, vídeos, imagens, de forma a tornar o mais personalizado possível.

Ren'Py
Editor de códigos do Ren’Py

Basta ter uma leve noção de lógica, pois programar no Ren’Py não é nada complicado e o próprio programa vem com um jogo de exemplo, que é um tutorial e lhe ensina o básico sobre a programação das visual novels. Basicamente a programação é baseada na lógica do “e se” (if – then – else em algumas linguagens), principalmente no que diz respeito a rotas.

Ren'Py
Plataformas suportadas

Além disso, o jogo pode ser exportado para plataformas como Steam, Android e iOS e ser vendido. Então além de se divertir criando seu jogo, você pode ganhar um dinheirinho.

Construindo sua história

Ren'Py
Você não precisa ser nenhum artista para fazer seu jogo

Como explicado, o Ren’Py é customizável e não, você não precisa ser um especialista em artes ou em programação. Claro que se você tiver noção, seu aprendizado será melhor. (Já conferiu os cursos EAD do Senai gratuitos? Um deles é lógica de programação!).

Ren'Py
Grupo no DeviantArt com recursos para visual novels.

Em diversas páginas e DeviantArt você acha joguinhos do tipo “character makers” e cenários prontos que você pode usar. Só atente às regras de uso de cada um, alguns permitem que use para fins comerciais, outros não. Ou então apoie diversas desenhistas talentosas aqui mesmo no nosso país e compre arte com elas, mais seguro e ainda estará apoiando um trabalho nacional! 

Em relação às músicas, existem sites com álbuns diversos totalmente CC (Creative Commons) que poderá te ajudar. E para vídeos, por que não dar uma passada no nosso artigo sobre MMD? Você terá uma boa ferramenta!

Leia Também:

>> [SOFTWARE] MikuMikuDance: Você pode criar um Anime… Sem ser uma profissional!
>> [MÚSICA] Mulheres compositoras de música de videogame
>> [GAMES] Ori And The Blind Forest: Um jogo indie de descobertas e autoconhecimento

Existem trabalhos nacionais?

Ren'Py
Reviver” é uma visual novel nacional feita por apenas uma pessoa. O que está esperando para fazer a sua também?

Sim! Existem. Desde traduções até originais, como Reviver, Carcará, H2O. Você pode conferir algumas clicando AQUI. Não deixe de prestigiar o trabalho nacional!

Links úteis

Tutoriais de Ren’Py (PT-BR)
EAD de Lógica de Programação no SENAI
DeviantArt oficial do Ren’Py
DeviantArt para Visuais Novels
Rinmaru Games (avatares)
Bensoud (Músicas em CC)
Free Music Archive (Músicas em CC)

Visual Novels

PS: Se alguma leitora até o final do ano nos enviar seu Visual Novel inspirado neste artigo, será avaliado na seção de games. Quem quer encarar o desafio?

Mês Geek na Amazon: Ofertas durante todo o mês de maio na categoria nerd/geek

Escrito por:

282 Textos

Site sobre cultura e entretenimento com foco em produções feitas e protagonizadas por mulheres.
Veja todos os textos
Follow Me :