[CINEMA] Festival de Cannes: Sobre Coppola, Kidman e a falta de oportunidade para as mulheres na indústria cinematográfica

[CINEMA] Festival de Cannes: Sobre Coppola, Kidman e a falta de oportunidade para as mulheres na indústria cinematográfica

Numa foto muito falada esta semana no Festival de Cannes, Catherine Deneuve, Isabelle Huppert, Nicole Kidman, Jessica Chastain e Juliette Binoche cercaram o presidente do júri, Pedro Almodóvar. Uma ilustre gama de faces mais famosas do cinema internacional também estava lá (incluindo Agnès Varda, Jean-Pierre Léaud, Maren Ade, Kleber Mendonça Filho, Andrea Arnold e Guillermo del Toro). Mas foi uma foto do tapete vermelho mais tarde naquele dia que chamou mais atenção, e que apontou para um problema persistente a manchar o legado deste festival.

Na foto, 13 vencedores da Palma de Ouro foram reunidos nos degraus do centro de convenções do Festival de Cannes. A imagem era impressionante. Ken Loach, Michael Haneke, Costa-Gavras, Cristian Mungiu, Nanni Moretti, David Lynch, Bille August, Claude Lelouch, Roman Polanski, Jerry Schatzberg, Mohammed Lakhdar-Hamina e Laurent Cantet ficaram juntos sorrindo para as câmeras. No entanto, em uma infeliz parte da direção do palco durante a procissão, meticulosamente organizada, Jane Campion, a única mulher a conquistar a Palma de Ouro, só era visível na extrema esquerda do mar dos homens.

Campion, aqui para estrear a segunda temporada de sua aclamada série Top of the Lake, lamentou a escassez de mulheres que competiam por prêmios no Festival de Cannes, quando foi presidente do júri há três anos.

Eu acho que você teria que dizer que há um sexismo inerente na indústria”, ela disse na época.Parece muito antidemocrático. Os caras parecem estar comendo todo o bolo.”

É um festival que por muito tempo recebe críticas por não incluir mulheres diretoras suficientes na competição, que é amplamente considerado a vitrine definitiva para cineastas internacionais. Nas 18 edições desde a virada desta década, apenas 34 títulos dirigidos por mulheres participaram na competição principal.

Não escolho filmes porque o filme é dirigido por um homem, uma mulher, branco, preto, jovem, velho”, disse o diretor artístico de Cannes Thierry Frémaux à Associated Press em 2012.Eu seleciono filmes porque acho que eles merecem estar na seleção”.

Alguns anos mais tarde, ele suavizou sua postura. Em 2015, ano em que o festival lançou uma nova iniciativa para mulheres cineastas chamada Women in Motion, disse: “Nós no festival estamos muito felizes que este debate tenha sido iniciado.” (No entanto, naquele ano o festival foi incendiado quando muitas mulheres foram impedidas de entrar no Palais porque não estavam usando saltos altos – Frémaux responsabilizava os zelosos guardas de segurança).

Festival de Cannes 2017

Como no ano passado, a edição de 2017 apresentou apenas três filmes dirigidos por mulheres em competição. Uma delas, The Beguiled, de Sofia Coppola, estreou na quarta-feira. Uma nova interpretação do romance gótico do Sul, de Thomas Cullinan, de 1966, trazido anteriormente à tela por Don Siegel em 1971. O conto da Guerra Civil segue um soldado da União encontrado atrás de linhas confederadas no Mississipi e levado para um internato de meninas. No filme de Siegel, estrelado por Clint Eastwood e Geraldine Page, a história é contada a partir da perspectiva do único personagem masculino. Coppola disse em uma conferência de imprensa de Cannes:

“Eu quis voltar à história e dizer minha própria versão. A essência dela é feminina.”

Coppola foi inicialmente resistente à noção de refazer um filme. No entanto, depois de ler o material original, por insistência de Ann Ross, designer de produção, ficou intrigada. Ela diz que nem se incomodou em assistir ao filme de 1971.

Leia também:
>> Cannes 2016: Como o Festival usa uma matemática equivocada para justificar a falta de cineastas mulheres
>> OSCAR 2017: Um paradoxo em forma de premiação
>> “Toni Erdmann”: Pai e filha para além das máscaras sociais
>> 100 melhores filmes dirigidos por mulheres no século XXI (parte 1)

Essa história tinha que ser dirigida por uma mulher, acrescentou Nicole Kidman, sentada perto de Coppola. Kidman estrela como a diretora da escola, papel interpretado outrora por Geraldine Page. E Colin Farrell assume o único papel masculino em “The Beguiled” (“O Estranho Que Nós Amamos”), um personagem que é trazido de volta da morte graças aos cuidados das mulheres. Enquanto ele se cura, elas estão intrigadas por sua presença.

Kidman, que tem quatro filmes em Cannes este ano, tem sido franca sobre a importância das mulheres por trás da câmera. Ela disse:

“Nós, como mulheres, temos que apoiar diretoras. Espero que isso mude ao longo do tempo. As pessoas continuam dizendo que é tão diferente. Não é”.

Ela destacou as estatísticas recentes de que apenas 4% dos principais filmes foram dirigidos por mulheres no ano passado, e ela relatou que de 4.000 séries episódicas, apenas 183 foram dirigidas por mulheres.

“Precisamos de histórias”, acrescentou. “Precisamos das oportunidades.”

Festival de Cannes 2017

Um estudo relatado pelo The New York Times no dia de abertura de Cannes reportou que os festivais de cinema são um segmento particularmente problemático da indústria em termos de representação feminina. A pesquisa, realizada pelo Centro para o Estudo das Mulheres na Televisão e Cinema da Universidade Estadual de San Diego, se concentrou em 23 principais festivais americanos no ano passado.

Os resultados do estudo revelaram que festivais de cinema de alto nível exibiram três vezes mais filmes narrativos e quase o dobro de documentários dirigidos por homens do que por mulheres. Além disso, mais de duas vezes mais homens foram empregados em funções-chave atrás dos bastidores em filmes independentes exibidos nos mesmos festivais. Enquanto isso, o número de diretoras de filmes independentes subiu ligeiramente de 28% em 2015-16 para 29% em 2016-17, o que representou um aumento de 7% em relação a 2008-09.

Leia também:
>> Feud – Bette & Joan: O machismo hollywoodiano como construção no caso mais famoso de rivalidade feminina
>> Hollywood: Confronto ao ideal feminino
>> Viola Davis: #oscarsowhite não é só uma hashtag em minha vida
>> 100 melhores filmes dirigidos por mulheres no século XXI (parte 2)

Porque muitos festivais olham para a programação de filmes inéditos que estreiam como em Cannes e em Sundance para definir suas próprias curadorias, os dados revelam um desafio contínuo. Se os filmes das mulheres não forem exibidos em Cannes em maio ou em Park City em janeiro, é muito menos provável que façam progresso em outros festivais. A falta de filmes dirigidos por mulheres em festivais é vista como um indicador da falta de apoio para filmes feitos por mulheres em todas as áreas da indústria de Hollywood para o meio independente ou de filmes de arte.

[Nota: Os festivais inquiridos incluíram o Film Festival da Film Society of Lincoln, em Nova Iorque, bem como New Directors / New Films, um esforço conjunto com o Museu de Arte Moderna. A Film Society é a editora da Film Comment.]

Artigo traduzido pelo CineClube Delas, da matéria de Eugene Hernandez, para o site Film Comment.

Escrito por:

120 Textos

Aquariana, mora no Rio de Janeiro, graduada em Ciências Sociais e em Direito, com mestrado em Sociologia e Antropologia pelo PPGSA/UFRJ, curadora do Cineclube Delas, colaboradora do Podcast Feito por Elas, integrante da #partidA e das Elviras - Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema. Obcecada por filmes e livros, ainda consegue ver séries de TV e peças teatrais nas horas vagas.
Veja todos os textos
Follow Me :