Apenas Uma Garota: A importância de narrativas diferentes na literatura

Apenas Uma Garota: A importância de narrativas diferentes na literatura

Escrito pela americana Meredith Russo e publicado pela Editora Intrínseca aqui no Brasil,Apenas uma Garota é um livro que conta a história de Amanda, uma menina adolescente que acaba de se mudar de cidade e deve recomeçar em uma nova escola. A princípio a trama pode parecer simples, e até mesmo clichê, se não fosse pelo fato de Amanda não ser igual a maior parte das protagonistas femininas da sua idade: ela é uma adolescente trans, e apesar de desejarmos viver em um mundo onde isso não faz diferença alguma para a história, sabemos que essa ainda não é a nossa realidade.

Representatividade trans em “Apenas Uma Garota”

Apenas uma garota

É verdade que nos últimos anos, séries, filmes e reality shows estão cada vez mais abordando temas ligados à identidade de gênero e sexualidade, apresentado diversos personagens que se identificam como lésbicas, gays, bissexuais e transexuais (pense em Orange is the new black, Transparent e tantas outras). Entretanto, a maior parte dessa representatividade (que pode e deve ser sempre criticada) ainda pode ser encontrada apenas em alguns programas, enquanto a literatura continua, em sua maioria, seguindo os mesmos padrões. E, é nesse cenário que Apenas uma Garota surge como um livro que, apesar de ter uma história simples como qualquer outro Young Adult, consegue fugir dos padrões e ser extremamente relevante, principalmente em um dos países que mais mata pessoas trans do mundo.  

O livro começa com a protagonista começando o último ano do ensino médio em uma nova escola, na cidade em que seu pai mora. Lá, Amanda irá viver em um local onde ninguém conhece o seu passado, podendo ser vista como realmente é ao invés de ser julgada e atacada pelos seus colegas. Logo de início já conhecemos um grupo de meninas que passam a ser suas amigas e o seu futuro par romântico, um jogador de futebol americano chamado Grant, e junto com a protagonista vamos acompanhando o desenvolvimento de todos esses novos relacionamentos.

Assim, a história de Apenas uma Garotapassa a mostrar acontecimentos normais da vida de qualquer adolescente, se focando nas suas amizades e no seu primeiro amor. Mas, o livro também intercala esses momentos com capítulos de flashbacks da vida de Amanda antes e durante a sua transição, mostrando a dificuldade que é se envolver com as pessoas ao mesmo tempo em que não podemos ser completamente honestos sobre o nosso passado. Afinal, como é possível se entregar a um verdadeiro amor se a outra pessoa não nos conhece por completo?

Além dessa questão, o livro também aborda outros temas, como a descoberta da sexualidade, o fundamentalismo religioso, o suicídio e o relacionamento entre pais e filhos, se destacando por apresentar personagens complexos que fogem dos estereótipos do famoso high school americano.

Portanto, além de ser uma obra importante pela sua representatividade trans e o seu retrato da LGBTfobia, “Apenas uma Garota é também um livro sobre os dramas da adolescência, com os quais qualquer um pode se relacionar.

Leia também:
[OPINIÃO] Por que Jane Austen ainda tem muito a nos dizer
[NOTÍCIA] Hugo Awards: Autora negra, N.K. Jemisin, leva prêmio pela segunda vez seguida!
[LIVRO] Os Despossuídos: Existirá um modelo de sociedade perfeita que não cobre o seu “preço”?

Por que precisamos conhecer histórias diferentes? 

A literatura sempre foi uma forte ferramenta para desenvolver a empatia; com ela é possível aumentar a nossa capacidade de detectar e entender as emoções de outras pessoas. Dessa forma, quando o leitor se coloca no local de uma personagem como Amanda, mesmo que ele nunca nem tenha ouvido o termo “transgênero” na sua vida, ele passa a compreender melhor as dificuldades que essa minoria passa.

Ao mesmo tempo, “Apenas uma Garota” consegue acolher e representar pessoas que raramente se vêem como protagonistas de histórias adolescentes, mostrando a importância de termos histórias e autores diversos sendo publicados. E assim, Meredith Russo também deixa claro que não pretende falar por todas as pessoas trans com a sua história, sendo apenas uma de muitas escritoras que falam sobre essa realidade, segundo a autora:

“Não tem problema se você for diferente da Amanda. Ela não é real, você é. Passei quase duas décadas tentando me convencer de que eu não era algo que sabia que era porque não me encaixava em um modelo muito específico – e nocivo – que a sociedade estabelece para pessoas transgênero, e pode acreditar quando eu digo que a história da minha vida é totalmente diferente da de Amanda.”


 Apenas uma garotaApenas uma Garota

Autora: Meredith Russo

Editora Intrínseca

235 páginas

Este livro foi cedido pela editora para resenha

Onde comprar: Amazon

Escrito por:

25 Textos

Feminista. 20 anos. Libriana indecisa com ascendente em leão que sonha em viajar o mundo. Estudante de publicidade e propaganda, apaixonada por séries, livros, filmes e levemente viciada em ver fotos de animais fofinhos na internet.
Veja todos os textos
Follow Me :