[LIVROS] Após 40 anos de espera, obra de Octavia Butler, Kindred, chega ao Brasil!

[LIVROS] Após 40 anos de espera, obra de Octavia Butler, Kindred, chega ao Brasil!

Após mais de 40 anos de espera, a editora Morro Branco traz ao Brasil a primeira obra traduzida para o português da autora e ganhadora do Prêmio Hugo, Octavia Butler, com tradução de Carolina Caires Coelho. Kindred é um romance de ficção científica publicado originalmente em 1979, indicado ao Prêmio Locus de Melhor Romance de Fantasia. Kindred chegou a vender mais meio milhão de cópias no mundo, e a autora foi tão elogiada que é conhecida “apenas” como a grande Dama da Ficção Científica.

Kindred é o relato em primeira pessoa de uma jovem escritora afro-americana, Dana, que se encontra transportada entre uma casa na Califórnia, em 1976, até uma plantação na pré-guerra civil, em Maryland. Lá, ela conhece seus antepassados: um dono de escravos branco, destruído e autodestrutivo e uma mulher negra que ele forçou a escravidão e ao concubinato. À medida que a sua permanência no passado se prolonga, Dana fica intimamente enredada com a comunidade de plantação, fazendo grandes compromissos para sobreviver à escravidão e garantir a sua existência em seu próprio tempo. Kindred examina a dinâmica e os dilemas da escravidão, bem como o seu legado na atual sociedade americana.

Através dos dois casais inter-raciais que formam o núcleo emocional da história, o livro chama atenção principalmente ao explorar a interseção de questões de poder, gênero e raça, além de especular sobre as perspectivas de igualitarismo futuro. Butler classifica o livro como “uma espécie de fantasia sombria” (em tradução livre).

Kindred

Confira a sinopse:

Em seu vigésimo sexto aniversário, Dana e seu marido estão de mudança para um novo apartamento. Em meio a pilhas de livros e caixas abertas, ela começa a se sentir tonta e cai de joelhos, nauseada. Então, o mundo se despedaça.

Dana repentinamente se encontra à beira de uma floresta, próxima a um rio. Uma criança está se afogando e ela corre para salvá-la. Mas, assim que arrasta o menino para fora da água, vê-se diante do cano de uma antiga espingarda. Em um piscar de olhos, ela está de volta a seu novo apartamento, completamente encharcada. É a experiência mais aterrorizante de sua vida… até acontecer de novo. E de novo.

Quanto mais tempo passa no século XIX, numa Maryland pré-Guerra Civil – um lugar perigoso para uma mulher negra –, mais consciente Dana fica de que sua vida pode acabar antes mesmo de ter começado.

“Impossível terminar de ler Kindred sem se sentir mudado. É uma obra de arte dilaceradora, com muito a dizer sobre o amor, o ódio, a escravidão e os dilemas raciais, ontem e hoje.” – Los Angeles Herald-Examiner

Kindred

Leia também o especial Mulheres autoras de Sci-Fi: 
Mulheres autoras de sci-fi 1: Ursula Le Guin  
Mulheres autoras de sci-fi 2: Roquia Sakhawat Hussain  
Mulheres autoras de sci-fi 3: Margaret Cavendish
Mulheres autoras de sci-fi 4: Octavia Estelle Butler
Mulheres escritoras de sci-fi 5: Margaret Atwood
Mulheres escritoras de sci-fi 6: Joanna Russ
Mulheres escritoras de sci-fi 7: Marge Piercy
Mulheres escritoras de sci-fi 8: Rachel Pollack
Mulheres escritoras de sci-fi 9: Alice Sheldon

Kindred

Autora: Octavia Butler

Tradução: Carolina Caires Coelho

Editora Morro Branco

432 páginas

Compre aqui! Capa ComumCapa Dura

 

 

 

“Escrevo sobre pessoas que fazem coisas extraordinárias. Eu apenas descobri que era chamado ficção científica.” (em tradução livre)

Fonte

Escrito por:

279 Textos

Site sobre cultura e entretenimento com foco em produções feitas e protagonizadas por mulheres.
Veja todos os textos
Follow Me :