[EVENTO] II Virada Feminista Online retorna com discussão sobre aborto dia 27, durante 24h!

[EVENTO] II Virada Feminista Online retorna com discussão sobre aborto dia 27, durante 24h!

Desde a I Virada Feminista Online, que ocorreu em setembro do ano passado, e promoveu discursos e debates esclarecedores sobre a importância e urgência de discutir a descriminalização do aborto no Brasil, nada mudou, até então. Inclusive, o legislativo brasileiro quer dar às mulheres neste mês a proibição do aborto até mesmo nos casos já permitidos em lei. Ou seja, parece que os dados alarmantes sobre as milhares mortes de mulheres devido a prática de abortos clandestinos, não comovem o conservadorismo do Estado, e desejam regredir e restringir ainda mais os direitos das mulheres brasileiras. 

28 de setembro é o Dia de Luta pela Descriminalização do Aborto na América Latina e no Caribe. Visando ocupar as redes sociais para ampliar e aprofundar o debate, além de incentivar a mobilização feminista para atos de ruas em resposta ao ultraconservadorismo, durante todo o dia 27 de setembro ocorrerá a II Virada Feminista Online #PrecisamosFalarSobreAborto, onde ocorrerá, inclusive, transmissões ao vivo com convidadas de outros países. 

Quer acompanhar a II Virada Feminista Online de 2017? Confirme sua presença no link do evento AQUI e convide seus amigos e amigas!

Virada Feminista Online

Dados alarmantes e regressão aos direitos da mulher brasileira

A Organização Mundial de Saúde (OMS), informa que um milhão de mulheres abortam no Brasil todos os anos. 47 mil mulheres morrem durante o procedimento, sendo que a maioria dessas mortes são mulheres negras e pobres, mulheres que não têm condições financeiras para investir em um procedimento seguro, que demanda de investimento financeiro alto. As mulheres que têm condições de pagar por um procedimento seguro, não morrem.

Mesmo em caso de abortamento legal, permitido pelo Código Penal Brasileiro em três hipóteses: – decorrente de estupro; – em caso de risco de vida da mulher em função da gravidez; – ou em caso de feto anencéfalo, o cumprimento desse direito da mulher na prática, muitas vezes é desrespeitado, conforme apresenta este estudo.

Uma a cada cinco brasileiras já abortou pelo menos uma vez na vida, conforme a Pesquisa Nacional do Aborto de 2016, realizada pela Anis – Instituto de Bioética. Segundo o mesmo estudo, só em 2015, 500 mil interromperam a gravidez. O aborto é a quinta causa de mortalidade materna, de acordo com o relatório do governo brasileiro, divulgado em 2015 pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM). Ou seja, o aborto sempre ocorreu e sempre irá ocorrer, a criminalização não inibe a prática, portanto, não deveria ser tratado como um caso moral ou religioso pelo Estado, mas como um caso em prol da saúde da mulher e de sua autonomia para exercer o direito da escolha e domínio sobre seu próprio corpo.

A maior dificuldade de discutir sobre aborto no Brasil ainda está relacionada a questão moral e religiosa. Apesar do Estado, teoricamente ser laico, ainda conta com grande influência religiosa, no que diz respeito a saúde reprodutiva da mulher e sua autonomia para a escolha da interrupção voluntária de uma gravidez. O nosso Congresso atual, predominantemente fundamentalista e conservador, além de contar com cerca de menos de 10% de representação de mulheres) é um reflexo nocivo com projetos de lei preocupantes, que visam trazer um enorme retrocesso aos direitos reprodutivos das mulheres, como o caso, por exemplo, do PL. 5069/2013.

O Delirium Nerd é um site feminista pró-escolha, defendemos e lutamos pela descriminalização do aborto no Brasil em prol dos direitos reprodutivos das mulheres. Acreditamos que a escolha pelo abortamento cabe unicamente as mulheres do nosso país. Sabemos que as mais violadas e afetadas pela legislação criminalizadora são as mulheres pobres e negras, pois as que possuem recursos financeiros realizam o procedimento em clínicas seguras. Portanto, independente de crenças, religiões ou opiniões contrárias ao aborto, um milhão de mulheres abortam no Brasil todos os anos e 47 mil morrem durante práticas clandestinas. Iremos contribuir amanhã com textos que discorrem sobre o aborto, em defesa da saúde da mulher com um viés pró-escolha. Repudiamos legislações criminalizadoras que contribuem com a morte e violações das mulheres. 

Confira a programação completa da II Virada Feminista Online

Programação completa da II Virada Feminista Online

Dia 26 de setembro

  • 23:30 Sonia Correa. Vídeo gravado sobre o Panorama do Aborto no mundo.

Dia 27 de setembro

28 de setembro

  • 00:00 Emanuelle Goes – Racismo, aborto e justiça reprodutiva: Pela vida das mulheres negras. https://goo.gl/fRM6WB

Escrito por:

286 Textos

Site sobre cultura e entretenimento com foco em produções feitas e protagonizadas por mulheres.
Veja todos os textos
Follow Me :