[MÚSICA] Sonora: O Festival Internacional de Compositoras!

[MÚSICA] Sonora: O Festival Internacional de Compositoras!

Iniciado através da hashtag #mulherescriando, idealizado pela musicista Deh Mussolini (Belo Horizonte, BR) com o intuito de romper o estigma de que existem poucas mulheres compositoras, o Sonora tornou-se um festival internacional de compositoras femininas, sendo organizado de forma colaborativa por autoras/produtoras em diversas cidades do Brasil e do mundo. A disparidade causada por um meio musical no qual a presença de homens é esmagadora, desestimulando assim mulheres que buscam ser musicistas, produtoras ou ocupar outros ofícios serviu de incentivo para o desenvolvimento do projeto.

Em sua primeira edição (2016), o festival contou com a participação de 21 cidades, 6 países, 35 curadoras/realizadoras e aproximadamente 200 compositoras, trazendo a proposta de trabalhar para que mulheres do mundo inteiro expressem-se com confiança através da música. Por meio de shows, workshops e oficinas, o Sonora propõe-se a ser um lugar de divulgação e exposição das potencialidades individuais das autoras, bem como um espaço de reflexão coletiva, promovendo o encontro de compositoras de diversas vertentes e gêneros culturais.

Você pode encontrar mais informações sobre o festival na página do Facebook, ou diretamente no site do Sonora para saber se o evento ocorrerá em algum local próximo e existe até mesmo a possibilidade de se inscrever como produtora/compositora nos meses anteriores à realização.

LEIA TAMBÉM:
>> [OPINIÃO] A cena underground atual está nas mãos das mulheres e os homens não conseguem admitir isso
>> [MÚSICA] Mulheres Negras no Rock: As Guitarristas!
>> [ENTREVISTA] Gabriela Deptulski (MMGL): Psicodelia e transparência

Neste ano, o Delirium Nerd terá o prazer de cobrir algumas das atividades da edição de São Paulo/SP (CCSP – Centro Cultural São Paulo | Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso | Ao lado do metrô Vergueiro), que você pode conferir na programação abaixo, então não esqueça de acompanhar tanto nosso site quanto outras das nossas redes sociais!

Sonora

Em homenagem ao festival, você pode escutar no Spotify da Delirium uma playlist exclusiva com músicas dos artistas que farão shows na edição paulistana! 

Mega Oferta

Escrito por:

28 Textos

Estudante de Produção Cultural, social media na Cérebro Surdo Produções e colunista no portal Timbre. Também proprietária das melhores fotografias em cafés.
Veja todos os textos
Follow Me :