[QUADRINHOS] Não Era Você Que Eu Esperava: Uma aula sobre a Trissomia 21 (Resenha)

[QUADRINHOS] Não Era Você Que Eu Esperava: Uma aula sobre a Trissomia 21 (Resenha)

Publicado no Brasil em 2017 pela Editora Nemo (Grupo Autêntica) e escrita/ilustrada pelo francês Fabien Toulmé, a leitura de Não Era Você Que Eu Esperava exige uma dose de empatia e não é recomendada para quem não gosta de fortes emoções.

A história autobiográfica aborda o desenvolvimento da gestação de Julia, segunda filha de Toulmé e sua esposa Patrícia, e nos permite acompanhá-la até os seus primeiros anos de vida. Portadora de trissomia 21 – ou Síndrome de Down – a pequena faz com que faz com que o relato do autor traga uma perspectiva totalmente diferenciada da paternidade, indo da dificuldade em criar laços com a própria filha ao amor incondicional – além de acender um debate extremamente importante. Acompanhe nossa opinião sobre o quadrinho!

Não Era Você Que Eu Esperava
Imagem: Catraquinha Livre

Iniciando a hq com um flashback de sua infância, o autor retrata a si mesmo com um grupo de amigos da escola que no caminho de volta para casa encontram um menino trissômico: enquanto seus amigos zombam do garoto e utilizam um galho para assustá-lo, Fabien assiste à tudo calado. Esse momento é a primeira abordagem sobre a condição, nos encaminhando então para um Fabien já adulto, morando agora no Brasil, casado com Juliana e com uma filha pequena, Louise.

Após um tempo, a família decide voltar para a França para retomar contato com família e amigas do autor. Juliana, então grávida de Julia, e Fabien passam a idealizar mais ainda a vida com a nova filha que, para alívio do pai, havia sido diagnosticada com a saúde perfeita – livrando-o assim de seu maior medo: uma filha portadora de Síndrome de Down.

É com o nascimento da mais nova que a vida de Fabien e sua família vira de cabeça para baixo. Ao visitá-la na maternidade, ele constata sinais físicos de uma criança trissômica, condição que segue sendo negada pelos médicos. É nessa fase que os sentimentos negativos do leitor podem se intensificar, já que o autor não esconde a rejeição que sente pela bebê. Cabe entender que trata-se de um choque cultural, pois Fabien, francês, está habituado a ser direto, ao contrário dos brasileiros que optam por serem subjetivos.

LEIA TAMBÉM:
>> [QUADRINHOS] Hilda e o Gigante: A importância de se aceitar o diferente (Resenha)
>> [QUADRINHOS] [+18] Primeiras Vezes: Erotismo através do protagonismo (Resenha)
>> [QUADRINHOS] Encruzilhada: Uma crítica ao estado atual da nossa sociedade racista e elitista

A partir de então assistimos a inserção do autor – que utiliza a monocromia para expressar seu sentimento nas diversas fases da hq – e sua família num mundo totalmente diferente do esperado. Indo de um pai que não conseguia carregar a filha ou até mesmo banhá-la como consequência da ausência de vínculo afetivo, Fabien aos poucos adapta-se à ideia de ter uma filha trissômica, sem esquecer de retratar também a perspectiva de Juliana e Louise em relação ao assunto.

Não Era Você Que Eu Esperava é um quadrinho importante por retratar de forma nua e crua a vivência de famílias que possuem portadores de trissomia 21 em seu meio, ajudando a derrubar pensamentos errôneos propagados por pessoas que não tem contato com a condição. Não é fácil não ter expectativas cumpridas – mas a alternativa pode tornar-se melhor do que o esperado.

Não Era Você Que Eu Esperava
Imagem: Reprodução

Sobre a Trissomia 21

A Trissomia 21 ou Síndrome de Down ocorre por conta da presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Isso faz com que eles possuam 47 cromossomos ao invés de 46, como a maior parte da população.

Consequentemente, portadores da condição podem apresentar algumas características em comum e estar sujeitos a uma maior incidência de doenças – o que não exclui a individualidade de cada um, que possuem suas próprias personalidades e características. Vale ressaltar que a Trissomia do Cromossomo 21 é uma condição, não uma doença, por isso deve-se evitar termos como “tratamento” ou “cura”. Saiba mais sobre através do site Movimento Down e neste vídeo.

[+]

No Brasil, temos as tirinhas do quadrinista brasileiro Flavio Soares, autor de A Vida Com Logan. Acompanhe o trabalho através do site ou página do autor.

Não Era Você Que Eu Esperava

Não Era Você Que Eu Esperava
Imagem: A Vida Com Logan (Site)

Não Era Você Que Eu Esperava

Não Era Você Que Eu Esperava

Fabien Toulmé

Editora Nemo

256 páginas

Se interessou pelo quadrinho? COMPRE AQUI!

Esta HQ está disponível no Social Comics, saiba mais sobre o serviço aqui!

Comprando através do link acima você ajuda a manter o Delirium Nerd no ar, além de ganhar nossa eterna gratidão por apreciar e apoiar o nosso trabalho! 

Escrito por:

28 Textos

Estudante de Produção Cultural, social media na Cérebro Surdo Produções e colunista no portal Timbre. Também proprietária das melhores fotografias em cafés.
Veja todos os textos
Follow Me :