[CINEMA] De Volta: Afinal, somos todas imigrantes de nós mesmas (crítica)

[CINEMA] De Volta: Afinal, somos todas imigrantes de nós mesmas (crítica)

Alguma vez você já pensou sobre sua origem? Origem sinônimo de gênese, ou seja, a origem de sua família e de seus  ancestrais. Qual a relevância de sua procedência, linhagem, cepa, em sua vida e no seu entendimento sobre quem é você? E sobre o lugar que ocupa no mundo? O filme De volta (no original: Go Home), com direção e roteiro de Jihane Chouaib, nos convida a acompanhar a protagonista Nada, em seu retorno ao Líbano, após anos vivendo fora de seu país de origem.

O avô de Nada morreu – ou desapareceu, como ela prefere acreditar – na Guerra Civil do Líbano (1975/1990), quando ela e seu irmão mais novo Sam eram crianças. Porém, seu corpo nunca foi encontrado. Nada guarda muitas recordações de seu avô e daquele período de sua infância que, a que tudo indica, era o de uma criança feliz, tirando o fato de que existia uma guerra em andamento. Por esse motivo, seu pai os levou embora para a França, onde acreditava estariam em segurança.

De Volta

Em De Volta, Nada tem extremo afeto e respeito por essas memórias e lembranças, e fica consternada ao encontrar a casa da família destruída. Além disso, sente certa rispidez dos moradores locais em relação à ela. 

Existe uma aura de mistério em torno de sua família e sobre o verdadeiro caráter do seu avô. Muitas histórias o descrevem como violento, abusivo e desertor, o que deixa a jovem profundamente confusa. Tudo leva a crer que Nada tem um histórico familiar conturbado e dificuldades em se relacionar com seu pai. Parece que tem diferenças sobre quem são e como vivem. 

Em uma das cenas que divide com seu irmão Sam, ela diz que ele deveria falar com o pai dele sobre determinado assunto, como se o pai não fosse dela também. Apesar de ter uma relação bem estreita e de muita cumplicidade com Nada, Sam tem uma missão que contraria o desejo dela. Ele precisa vender a casa, mas para isso é necessário uma declaração de óbito comprovando que o avô está morto. A partir daí, Nada e Sam, cada um ao seu modo, vão experimentando diferentes sensações em relação ao avô e sua família, alternando momentos de recordação, sentimentos conflituosos e verdades inconvenientes.

De Volta

Nada parece ter retornado ao Líbano para rever seu lugar de origem, fincar sua bandeira no espaço em que ela guardava as recordações mais doces de sua vida, e por isso acreditava estar em casa e protegida. Mas o Líbano já não era mais aquele lugar que ela havia deixado pequena, tampouco sua casa se parecia com a casa de suas lembranças, e por fim, Nada também não era mais criança. Parece que ao retornar a sua terra natal, Nada queria saber mais sobre si mesma, como se as respostas sobre quem ela é, suas escolhas e sua vida estivessem escondidas dentro da casa que fora de seu avô, ao lado dos fantasmas que lá vivem agora.

Leia também:

>> [CINEMA] As mulheres no Oscar 2018: é hora de seguir em frente!
>> [CINEMA] The Post – A guerra secreta: Bem realizado, mas asséptico (crítica)
>> [CINEMA] Pela Janela: o patriarcalismo refletido no mercado de trabalho para as mulheres (crítica)

Nada, no papel da belíssima e talentosa atriz Golshifted Farahani (que vive Laura em Paterson, de Jim Jarmusch), traz uma intensidade e tristeza que são a alma do filme. A busca pela nossa gênese muitas vezes pode ser dolorosa e nos colocar diante de verdades a nosso respeito que são inesperadas, mas também pode nos esclarecer sobre características de comportamento (e até físicas) que possuímos e não compreendemos de onde vem.

De Volta

Saímos do cinema com a sensação de que Nada busca resgatar sua história pregressa, para explicar aquilo que não compreende em sua vida adulta, aquilo que escapou de sua lembrança e que deixou um vazio dentro dela. Assim, a protagonista dessa história tenta experimentar novamente como é se sentir em casa… afinal, Nada é uma imigrante que ficou longe por muito tempo, e ao voltar para casa no Líbano, ela descobre que não há casa, não há lugar, pois agora ela é uma imigrante em sua própria terra natal também. 

Em De Volta, talvez Nada tenha se sentido por tanto tempo expatriada dela mesma, onde o que mais desejava era voltar para o lugar onde se reconhecia, seu país de origem. De volta no tempo, em busca de seu lar, suas raízes e tudo aquilo que parecia ser quem ela era.

Jihane Chouaib, diretora e roteirista do filme, nasceu em Beirute no Líbano. Para fugir da guerra civil partiu junto de sua família para o México, onde passou sua infância.

Em entrevista sobre o filme, Jihane conta que “Go Home!” é uma expressão muito ouvida quando se é imigrante. “‘Vá pra casa, volte para onde você vem’. E um dia você volta para o seu país natal e escuta de novo ‘vá pra casa’. Você não é mais dali porque você mudou, o país mudou. O que é ‘casa’ hoje? Existe uma nova maneira de defini-la? O que significa ‘pertencer’ em um momento de constante migração? Além do Líbano, onde o filme se passa, ‘DE VOLTA’ tem várias origens, como eu” – conclui a diretora.

De Volta

De volta estreia hoje (25) nos cinemas. Não deixem de assistir ao filme e apreciar a história de Nada em sua busca por suas origens.

Escrito por:

43 Textos

Mulher, mãe, profissional e devoradora de filmes. Graduada em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo, trabalhando com Gestão de Patrocínios e Parceiras. Geniosa por natureza e determinada por opção.
Veja todos os textos
Follow Me :