[DELIRIUM NEWS] Sonora Festival, 2ª temporada de Jessica Jones, Clube de Leitura sobre Angela Davis e muito mais!

[DELIRIUM NEWS] Sonora Festival, 2ª temporada de Jessica Jones, Clube de Leitura sobre Angela Davis e muito mais!

A Delirium News traz todo domingo notícias nacionais e internacionais que achamos relevantes, afinal, quem consegue acompanhar tudo nesse mundo globalizado e informatizado? Confira!

SONORA FESTIVAL INTERNACIONAL DE COMPOSITORAS 2018

Está aberta a chamada para produtoras que queiram realizar o Sonora – Festival Internacional de Compositoras em suas cidades. O prazo para as inscrições vai até 26 de março!

Todas as interessadas (inclusive as que já realizaram o evento nas edições anteriores) deverão preencher o formulário, ler o Manual de Realização e enviar o Termo de Responsabilidade assinado, através de um link no próprio formulário.

Sobre o evento: O Sonora é um festival internacional de composição feminina, que teve origem no Brasil a partir da hashtag #mulherescriando e é organizado de forma colaborativa por autoras/produtoras em diversas cidades do mundo.
Reconhecemos que a presença desigual das mulheres no mercado musical e a falta de representatividade acabam por desestimular outras mulheres a se enveredarem por certos ofícios na música. Isso, por sua vez, reforça e embasa mitos de incapacidade feminina como instrumentistas, regentes, arranjadoras e compositoras.

O incômodo com esse contexto formou uma rede de mulheres e a interseção entre ideias, disposição e grande empreendedorismo de compositoras deu início ao que hoje intitulamos “Sonora ­- Festival Internacional de Compositoras”.
Trabalhamos para que mulheres no mundo inteiro apresentem com confiança seus sentimentos e opiniões através da música. Por meio de shows e outras atividades, o Sonora constitui um lugar tanto de divulgação e exposição das potencialidades individuais das autoras, como também um espaço de reflexão coletiva, que promove o encontro de compositoras das várias vertentes e gêneros musicais.

LIVRARIA AFRICANIDADES PROMOVE CLUBE DE LEITURA SOBRE ANGELA DAVIS

A Livraria Africanidades promoverá um clube de leitura sobre duas obras da renomada autora Ângela Davis (Livros:”Mulheres, raça e classe” e “Mulheres, cultura e política”). O clube de leitura será mediado pelas integrantes do coletivo Mulheres Negras na Biblioteca e pela editoria da Boitempo. As atividades serão encerradas com o Sarau DasPrê! Em breve postaremos mais detalhes!

  • Local: Livraria Africanidades – Rua Aimberê, n.º1158 – Perdizes /SP
  • Dia: 22/03
  • Horário: 19:30 – 21:30h

2ª TEMPORADA DE JESSICA JONES ESTREOU NO DIA 8 DE MARÇO NA NETFLIX

https://youtu.be/JUJcONNnCQ0

Confiram as nossas primeiras impressões!

NO DIA 8 DE MARÇO, JODIE WHITTAKER USOU MOLETOM DA MALALA, ILUSTRADA PELA MARAVILHOSA KAOL PORFÍRIO

A página de Doctor Who publicou essa foto com algumas das mulheres que trabalham na equipe de produção da série, e a Jodie Whittaker usando o moletom da Malala com ilustração da maravilhosa Kaol Porfírio! QUE ORGULHO!

EM HOMENAGEM AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER, O MUSEU CATAVENTO APRESENTA A EXPOSIÇÃO ” MARIE CURIE 1867-1934″

A cientista Marie Sklodowska Curie, além de ser a primeira mulher da História a receber um Prêmio Nobel, foi também a primeira pessoa a ser condecorada com duas dessas premiações — um em Física (1903), pelas suas descobertas no campo da radioatividade, e alguns anos depois, em Química (1911) pela descoberta dos elementos químicos rádio e polônio.

A exposição temporária “Marie Curie 1867-1934” retorna ao Museu Catavento para marcar o mês da Mulher. Desenvolvida pelo Instituto Curie de Paris, a mostra tem como objetivo levar ao conhecimento público os feitos da cientista por sua importância para o mundo científico.

O Instituto Curie de Paris desenvolveu esta exposição para celebrar o centenário do Prêmio de Química em 2011. Após exposição no Museu Catavento o material foi doado para Organização Social Catavento Cultural e Educacional e entrou para a programação das ações “Extra Muros” do museu, passando a itinerar por várias cidades de São Paulo.

Exposição MARIE CURIE 1867-1934

De 01 a 18 de Março – das 9h às 17h

Local: Piso Superior – Seção Matéria

GRUPO EDITORIAL LETRAMENTO LANÇA  LIVRO “O QUE É EMPODERAMENTO?”

No dia 8 de março, o Grupo Editorial Letramento anunciou a a capa do terceiro livro da coleção Feminismos Plurais, escrito por Joice Berth, e coordenado por Djamila Ribeiro!

Em breve o livro estará em pré-venda pela editora.

“SE TE AGARRO COM OUTRO, TE MATO”: CAMPANHA DENUNCIA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NA MÚSICA 

 

“Músicas como essas viraram alvo de uma campanha e de uma exposição da Prefeitura de São Leopoldo, cidade de 230 mil habitantes no Rio Grande do Sul. A ideia era mostrar como a música brasileira já tratou (e continua tratando) as mulheres de forma pejorativa e, muitas vezes, com incitações à violência.

Em meados do mês passado, a cidade gaúcha começou a publicar imagens de mulheres segurando cartazes com trechos de músicas de teor machista. A iniciativa foi pensada por causa do Dia Internacional da Mulher, no dia 8 deste mês. Nessa semana, uma galeria com as fotografias viralizou nas redes sociais – foram mais de 50 mil compartilhamentos.” (FONTE)

INSTITUTO PATRÍCIA GALVÃO APOIARÁ REPORTAGENS INOVADORAS SOBRE DIREITOS, ABORTO E SAÚDE

O edital financiará cinco propostas de reportagens investigativas com ângulos ainda pouco explorados sobre a problemática do aborto no Brasil, oferecendo a jornalistas oportunidades para investigar, pesquisar a fundo, apurar dados, consultar especialistas e desenvolver conteúdos instigantes e de interesse público sobre o tema.

Dirigido a jornalistas profissionais com todos os níveis de experiência, o edital Jornalismo Investigativo em Direitos Humanos, Aborto e Saúde Pública conta com apoio institucional da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e da Global Health Strategies Brasil.

O objetivo do edital é estimular a realização de reportagens investigativas sobre questões e histórias pouco exploradas pela imprensa e que contribuam para o aprofundamento do debate público sobre a problemática do aborto no país a partir de uma perspectiva de direitos humanos e saúde pública. (MAIS INFORMAÇÕES)

SITE REÚNE VÍDEOS EM DEFESA DA LEGALIZAÇÃO DO ABORTO COM FALAS DE ESPECIALISTAS E ATIVISTAS

Depois de duas edições e mais de 100 vídeos transmitidos ao vivo, a Virada Feminista Online lança agora site para reunir os vídeos produzidos durante os eventos ocorridos em 2016 e de 2017. Em ambas as ocasiões, ativistas, pesquisadoras, especialistas da área de saúde, juristas, artistas, coletivos presenciais e virtuais, sites, movimentos e ONG’s se manifestaram a favor da legalização do aborto ao vivo pelo Facebook.

Conheçam o projeto!

Os créditos da ilustração em destaque são da ilustradora e quadrinista LoveLove6.

Escrito por:

51 Textos

Feminista e membra da União de Mulheres de São Paulo, onde é coordenadora adjunta do Curso de Promotoras Legais Populares, projeto voltado para a educação popular e feminista em direitos. É viciada em Lego, apaixonada por ficção científica/terror/horror, apocalipse zumbi e possui sérios problemas em procrastinar vendo gif’s e não lembrar o nome das pessoas. No mundo real é advogada.
Veja todos os textos
Follow Me :