[QUADRINHOS] Le Chevalier – Arquivos Secretos: Um passeio por uma Paris steampunk

[QUADRINHOS] Le Chevalier – Arquivos Secretos: Um passeio por uma Paris steampunk

Uma boa pedida para quem gosta do universo steampunk e leituras fáceis, “Le Chevalier: Arquivos Secretos Vol. 1” foi publicado pela AVEC Editora em 2016 e traz as aventuras de agentes da Bureau – Central de Inteligência e Operações, protegendo o império francês de ameaças tecnológicas e grupos conspiratórios.

 Le Chevalier

O universo foi apresentado pela editora pela primeira vez em 2015, na edição Le Chevalier e a Exposição Universal. O texto de A.Z. Cordenonsi relata sobre uma França que domina a Revolução Industrial e enfrenta adversidades não apenas em seu próprio território, como também ataques de outros países. Inspirada pelo steampunk, a Paris de Cordenonsi retrata robôs em meio a cenários de época e ação a cada página.

Começando com uma introdução sobre os personagens, o volume apresenta duas histórias: “A Besta de Notre-Dame” e “O Dínamo Rubro”. Le Chevalier e seu companheiro Persa desbravam as ruas da cidade das luzes acompanhados de seus drozdes (robôs em forma de animais) em busca de pistas para resolver casos, como uma agente assassinada e até mesmo um grupo de conspiração que deseja utilizar de alta tecnologia para acabar com o poder francês.

O roteiro é repleto de referências históricas – como o vilão que utilizava uma arma de energia elétrica, nomeado T. A. Edison – então é quase que impossível não aprender algo com o quadrinho ou relembrar coisas aprendidas na escola. Em compensação, a leitura soa como algo que se enquadraria no infanto-juvenil, por apresentar algumas falas forçadas e por vezes pomposas sem necessidade, o que pode causar certa irritação no leitor que possua uma preferência que se distancie dessa categoria.

 Le Chevalier

A representatividade feminina fica por conta de Alexandra, que surge na segunda história para trabalhar em conjunto com os agentes. Fazendo jus à origem, tem características russas marcantes e sua personalidade casa perfeitamente com seu drozde, um gato. Forte, durante diversas vezes assume o comando da situação e mostra a que veio. Contudo, o autor também peca ao dar à Alexandra um tom arrogante, como se mulheres não pudessem ser seguras de si sem serem prepotentes.

Leia mais:
[LIVROS] 11 obras com histórias de mulheres reais para começar a ler neste mês
[QUADRINHOS] Moby Dick: Obsessão, insanidade e perseguição no quadrinho de Chabouté
[QUADRINHOS] Os Diários de Amora: A heroína infantil que precisávamos!

O quadrinho é indicado para leitores mais jovens ou pessoas que se interessam por aventuras simples e diretas e com ambientação steampunk. A representação feminina poderia ter sido melhor trabalhada, pois é uma história dominada por homens nas quais a única personagem feminina de destaque aparece em apenas 30% do livro. A arte merece destaque: lembra muito a de Mike Mignola, autor de Hellboy, com tons sombrios e expressivos. 


 Le Chevalier

Le Chevalier: Arquivos Secretos Vol. 1

A.Z. Cordenonsi

AVEC Editora

64 páginas

Se interessou pelo quadrinho? COMPRE AQUI!

O Delirium Nerd é integrante do programa de associados da Amazon. Comprando através desse link, você ainda ajuda a manter o site no ar, além de ganhar nossa eterna gratidão por apoiar o nosso trabalho! 

Escrito por:

28 Textos

Estudante de Produção Cultural, social media na Cérebro Surdo Produções e colunista no portal Timbre. Também proprietária das melhores fotografias em cafés.
Veja todos os textos
Follow Me :