[MÚSICA] Com influência do riot grrrl, o trio “Weedra” apresenta EP de estreia e videoclipe

[MÚSICA] Com influência do riot grrrl, o trio “Weedra” apresenta EP de estreia e videoclipe

“Objetivo, pulsante e urgente”. Carol Fernandes, Patrícia Saltara e Marianne Crestani lançam o EP “Weedra”, que chega com clipe. Conheça o novo trabalho do trio!

No Facebook é possível encontrar: “Weedra é um monstrinho de três cabeças. duas guitarras barulhentas e uma bateria dançante.“. E é assim que as integrantes gostam de definir a banda, que pode ser descrita como fruto do amadurecimento profissional e musical das integrantes.

Weedra
Imagem: Capa do EP (divulgação)

 

O grupo surgiu das bandas Wee – na qual Vinhão (Patrícia Saltara) e Marianne tocavam juntas – e Hidra – Carol e Vinhão, que chegou a lançar o álbum “Great Personality”, no início dos anos 2000, pelo extinto selo feminista Dykon Records.

“Éramos muito jovens, estávamos começando a tocar e tudo o que criamos na época era totalmente intuitivo, meio por acaso. O weedra tem um pouco mais de foco e de calma, de experiência e técnica. Perdemos o medo de explorar efeitos e experimentar com outras sonoridades. Nosso som ainda é muito fluído, mas hoje é mais maduro e nossas escolhas são mais conscientes”, explica Carol Fernandes

Após mais de dez anos e diversos experimentos, o trio apresenta seu EP de estreia juntamente com o clipe da faixa “Urso” – que conta com cenas do curta Lake Hunger (Montreal, 2016), dirigido por Carol Fernandes, disponível aqui. Seguindo o ideal de registrar um som o mais parecido possível com o ao vivo, o grupo contou com o apoio do selo Hérnia de Discos, responsável pelo projeto e outras apostas envolvendo mulheres contemporâneas.

Abrindo com a faixa “Tempo Demais”, o EP também conta com a já citada “Urso”. A primeira, em português, foi composta por Vinhão em homenagem ao projeto Girls Rock Camp. A segunda, em inglês, discorre sobre uma paixão na qual a reciprocidade não é garantia – proposta complementada pelo clipe.

A influência vem da cena riot grrrl dos anos 90/00’s, em especial pelo trio norte americano Sleater-Kinney. Weedra é dessas bandas que te pegam já nos primeiros minutos de música. É impossível não se deixar levar pelos acordes e se sentir representada até pelo instrumental. As letras trazem de forma direta as vivências da integrantes, tanto por seu ser-mulher quanto por seus projetos. Indo dos riffs simples aos dedilhados trabalhados, é um projeto que merece destaque.

Weedra é Carol Fernandes (guitarra e vocal), Patrícia Saltara (guitarra e vocal) e Marianne Crestani (bateria). Você pode acompanhar o trio no Facebook, Bandcamp e Spotify.

Imagem em destaque: Foto de Julia Moraes (Divulgação)

Escrito por:

28 Textos

Estudante de Produção Cultural, social media na Cérebro Surdo Produções e colunista no portal Timbre. Também proprietária das melhores fotografias em cafés.
Veja todos os textos
Follow Me :