[DELIRIUM NEWS] Festival “Tudo Sobre Mulheres”, Trailer de “Mary Shelley”, Catarse de Universo Bolha de tinta e muito mais!

[DELIRIUM NEWS] Festival “Tudo Sobre Mulheres”, Trailer de “Mary Shelley”, Catarse de Universo Bolha de tinta e muito mais!

Delirium News traz todo domingo notícias nacionais e internacionais que achamos relevantes, afinal, quem consegue acompanhar tudo nesse mundo globalizado e informatizado? Confira!

 

ANUNCIADA SEXTA EDIÇÃO DO ‘TUDO SOBRE MULHERES’, FESTIVAL DE CINEMA FEMININO DE CHAPADA DOS GUIMARÃES

O Festival TUDO SOBRE MULHERES ganhará uma edição em 2018. Este ano, o evento acontecerá de 5 a 9 de setembro na Chapada de Guimarães (MT), depois de um hiato de sete anos.  As inscrições para a sexta edição do  Festival de Cinema Feminino começam no dia 9 de abril. Para participar, as produções precisam ser brasileiras e com até 25 minutos de duração. A temática tem que abordar, de alguma forma, o universo feminino.

Além da exibição de obras audiovisuais na Mostra Competitiva, o festival também oferece apresentações de companhias de teatro, shows, lançamento de livros, feira de artesanato, dança e exposição de artistas locais.

Serviços:
IV Tudo Sobre Mulheres – Festival de Cinema Feminino de Chapada dos Guimarães
Data: 5 a 9 de setembro de 2018
Local: Chapada dos Guimarães – Mato Grosso.
Inscrições de 9 até 30 de abril
Informações e inscrições pelo site: www.tudosobremulheres.art.br
Consulte o regulamento: https://bit.ly/2q4AjS9

 

SAIU O TRAILER OFICIAL DE “MARY SHELLEY”

Foi divulgado recentemente o primeiro trailer de “Mary Shelley”, que conta a história da jovem autora que com apenas 16 anos de idade, escreveu “Frankenstein”, o primeiro livro de ficção científica da história, em 1818.

O filme conta com a direção da cineasta Haifaa Al-Mansour (do excelente longa “O Sonho de Wadjda”, que discute a liberdade e a condição das mulheres sauditas) e também abordará o relacionamento entre Mary e Percy Bysshe Shelley. O roteiro de Haifaa Al-Mansour é co-assinado com Emma Jensen.

O filme chega estreia nos EUA dia 25 de maio, mas ainda não há data de estreia no Brasil.

CATARSE DO LIVRO “UNIVERSO EM BOLHA DE TINTA”

A ilustradora e quadrinista Bruna Morgan, que divulga, desde 2013, seus trabalhos através da página Universo em Bolha de Tinta lança Catarse para financiar o seu 1º livro! Em seu trabalho, ela aborda temas como  depressão, crises existenciais, coração partido, e sentimentos que poucas pessoas tem coragem de falar sobre.

O trabalho da Bruna é incrível e nós do Delirium Nerd não poderíamos de deixar de divulgar e apoiar o trabalho de artistas independentes! Apoiem vocês também ( vejam o Catarse dela)!

 

FESTIVAL SONORA SP ABRE EDITAL

Está ABERTO o edital para COMPOSITORAS que desejam se apresentar no Festival Sonora • SP 2018! As inscrições se encerram em 11/05 e o resultado será divulgado até dia 04/06, não perca e venha participar dessa experiência única! 

“O Festival Sonora nasceu em 2016 visando a criação de um lugar tanto de divulgação e exposição das potencialidades individuais das mulheres na música como também um espaço de reflexão coletiva, que promove o encontro de mulheres ativas na indústria da música e artistas de várias vertentes e gêneros musicais. O Festival se propõe a debater o espaço da mulher na indústria fonográfica atual e fomentar a formação de novas profissionais para diversas áreas do mercado – tendo este último como seu principal foco – por meio de workshops, mesas de debates e vivências. O Festival é internacional e acontece simultaneamente em diversos países, sendo considerado o maior Festival de Mulheres do mundo.”

Confiram o edital aqui!

 

STEVEN SPILBERG SUGERE QUE A FRANQUIA DE INDIANA JONES PODERÁ TER UMA MULHER COMO PROTAGONISTA

foto: Anna Kendrick em uma paródia de Indiana Jones

 

Em uma entrevista para o The Sun, ao ser questionado se “indiana Jones” poderia ser interpretado por uma mulher no novo filme, Steven Spilberg disse: “We’d have to change the name from Jones to Joan. And there would be nothing wrong with that.” (tradução livre: “Nós teríamos que mudar o nome de Jones para Joan. E não há nada de errado com isso”). Sugerindo que estão abertos à possibilidade de filmar com Joan no novo filme, o que, claro, já causou um alvoroço na internet, com os mais conservadores (e machistas?) que acreditam que, ainda que não seja interpretado por Harrison Ford, Indiana Jones deve ser um homem. Qualquer semelhança com os discursos sexistas que viralizaram no mundo com o anúncio do Ghostbusters (As Caça-Fantasmas) protagonizado apenas por mulheres, é mera coincidência.

 

ADOLESCENTE DE 17 ANOS LANÇA LIVRO DE POESIAS FEMINISTAS NO FLIPOÇOS

Com apenas 17 anos, a poeta Giulia Ramos é um dos destaques da Casa Philos, residência literária instalada pela primeira vez no Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, o Flipoços. Com o livro de poesias “Miolo”, a jovem carioca que fala de feminismo estará no festival no próximo dia 04 de maio às 14h. A mediação é da Paula Pettra e a curadoria da casa é feita pelo editor da Revista Philos, Jorge Pereira.

Giulia Ramos vive no Rio de Janeiro e defende as mulheres em seu discurso, bem como em sua escrita. “O feminismo não é uma moda passageira. É fundamental para a igualdade de gêneros”, disse a autora, que teve seu primeiro poema, “Sarcasmo”, uma paródia do clássico “Não Há Vagas”, de Ferreira Gullar, publicado no livro “Poetguese”, em 2014, quando ainda tinha apenas 14 anos.

Dois anos mais tarde, em 2016, ela publicou o primeiro livro autoral, o “2302” e estreou também como a primeira colunista adolescente da Revista Pilhos, com textos que reflexionam sobre as questões sociais, feministas e de pertencimento. De acordo com um levantamento feito pela Universidade de Brasília (UNB), a jovem está entre o seleto grupo de apenas 1,7% de jovens poetas com menos de 20 anos no país.

“Quando conto que estou publicando meu segundo livro, as pessoas se espantam, por eu ser jovem e mulher”, completa a escritora, para quem as poesias dos homens tendem a ser machistas. “Afinal, escrever é um expurgo”, destacou.

O Flipoços

O Flipoços 2018 e a 13ª Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas são realizados pela GSC Eventos Especiais e acontecem de 28 de abril a 06 de maio no Espaço Cultural da Urca. O Flipoços 2018 conta com o patrocínio do DME, BDMG Cultural, Codemge, Pólen um produto Suzano, Climepe, Fibrax, e Prefeitura de Poços de Caldas. Parceiro Cultural Sesc Minas, Instituto Camões, Editoras Sextante, Dublinense, Malê, Faro Editorial, Aletria, Leya, Trilha Educacional, Edições Sesc São Paulo. A programação oficial do Flipoços 2018 está no ar pelo site www.flipocos.com

 

[SÉRIES] Vejam as novas séries que estreiam em abril na Netflix!

Selecionamos todas as novas séries que já estrearam ou vão estrear neste mês de Abril. Isso tudo para ajudar vocês a aumentar a lista infinita de séries que precisam assistir logo, pois todas nós sabemos como a internet castiga aquelas e aqueles que ousam não fazer maratonas o quanto antes: com as chamas impiedosas dos spoilers que nos queimam os olhos!

Por isso, fiquem atentas às estreias da Netflix!

 

 

Os créditos da ilustração em destaque são da ilustradora e quadrinista LoveLove6.

Escrito por:

51 Textos

Feminista e membra da União de Mulheres de São Paulo, onde é coordenadora adjunta do Curso de Promotoras Legais Populares, projeto voltado para a educação popular e feminista em direitos. É viciada em Lego, apaixonada por ficção científica/terror/horror, apocalipse zumbi e possui sérios problemas em procrastinar vendo gif’s e não lembrar o nome das pessoas. No mundo real é advogada.
Veja todos os textos
Follow Me :