[CATARSE] Mundos Distópicos: um livro colaborativo, uma porta de entrada e uma crítica política

[CATARSE] Mundos Distópicos: um livro colaborativo, uma porta de entrada e uma crítica política

Mundos Distópicos é a mais nova antologia da Editora Empíreo, desta vez trazendo 25 contos de autores diferentes. A proposta de dar oportunidade para novos(a) escritores(a) e de impulsionar a literatura nacional não é uma novidade na editora, que já foi responsável por outras antologias como “Vampiro” – que homenageia o Drácula – e “O Corvo” – que homenageia o poema de mesmo nome escrito por Edgar Allan Poe. O livro se encontra ainda em fase de arrecadação por meio do site Catarse, aguardando que a meta seja atingida para que a proposta possa se concretizar.

Em entrevista com o responsável pela antologia e pela Editora Empíreo, Filipe Nassar Larêdo, as razões para a escolha do tema ficam bem claras. “Acho que o tema que nós escolhemos as vezes tem a ver com uma comemoração, uma data festiva. No caso do Mundos Distópicos não teve nenhuma data festiva e sim simplesmente estarmos num momento com tanta discussão sobre totalitarismo, com tanta gente querendo dominar, tantos governos tentando dominar o cenário político, tanto desapego às causas humanas que a gente decidiu propor Mundos Distópicos porque é a realidade em que tudo está perdido”.

Mais do que apenas histórias sobre tempos difíceis, o livro traz dentre seus muitos contos uma crítica política muito necessária no cenário atual. Totalitarismo, objetificação da mulher e até causas LGBT serão abordadas pelos autores de diversas formas. Filipe ainda nos conta ter a intenção de continuar com projetos como esse, dando oportunidades para os novos escritores que não sabem bem por onde começar.

Mundos Distópicos

Dentre os vários escritores que começaram na Empíreo temos Giuliana Murakami, de apenas 21 anos, que teve a oportunidade de entrar no mercado antes mesmo de escrever seu conto chamado “O Investidor”. Ano passado, graças ao Prêmio Fox-Empíreo de Literatura, consegui a publicação do meu primeiro livro, chamado Guardiões do Império – O Selo do Sétimo, do gênero fantasia. Pela própria Empíreo, inclusive”.

Com uma história muito semelhante a essa temos Anna Civolani. Apesar de já ter diversos trabalhos acadêmicos na área da Biologia, no qual tem mestrado e doutorado, a contista teve seu inicio no cenário de ficção por meio da Empíreo com seu conto “‘Ada”, na coletânea Vampiro, voltando agora com outro conto para esta nova antologia.

Mundos Distópicos

Meu conto em Mundos Distópicos chama-se O Ápice. É um conto catártico, em que questões antigas dos personagens, Malina e Cesar, são resolvidas. Eles são ex um do outro e falharam miseravelmente em se entender, mas nunca se esqueceram. Passam um tempo separados e decidem lutar contra a sociedade distópica em que vivem. Essa luta, que os dois iniciaram separadamente, mas que é pela mesma causa, acaba levando-os a terem de desempenhar juntos a missão mais importante da vida de ambos, relacionada a esse enfrentamento da distopia em que vivem”, explica a autora.

No momento o projeto se encontra aguardando a ajuda dos leitores(a) no site https://www.catarse.me/mundosdistopicos, aonde todos podem doar quantias para ajudar a produção do livro e ao mesmo tempo comprá-lo. Por exemplo, com 20 reais você consegue a versão digital em PDF do livro e com 45 reais um exemplar impresso. A arrecadação funciona em um sistema de tudo-ou-nada, aonde caso o projeto não atinja a meta desejada todos receberam seu dinheiro de volta.

Escrito por:

5 Textos

Gamer, viciada em livros e gatos. Grande fã de jogos indies e histórias de ficção.
Veja todos os textos
Follow Me :