[DELIRIUM NEWS] ESPECIAL: Mulheres na Pinacoteca

[DELIRIUM NEWS] ESPECIAL: Mulheres na Pinacoteca

A proposta inicial do Delirium News era trazer, todo domingo, notícias nacionais e internacionais que achamos relevantes. No entanto, estamos testando novos formatos e de tempos em tempos faremos alguns especiais. Esperamos que gostem!

CONHEÇAM A HISTÓRIA DA PINACOTECA

A Pinacoteca de São Paulo é um museu de artes visuais com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade. Fundada em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo é o museu de arte mais antigo da cidade.

Ela está instalada no antigo edifício do Liceu de Artes e Ofícios, projetado no final do século XIX pelo escritório do arquiteto Ramos de Azevedo, que depois passou por uma ampla reforma com projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha no final da década de 1990.

O acervo original da Pinacoteca foi formado com a transferência de 20 obras do Museu Paulista da Universidade de São Paulo de importantes artistas da cidade como Almeida Júnior, Pedro Alexandrino, Antônio Parreiras e Oscar Pereira da Silva. Com o passar dos anos formou um significativo acervo, com quase 10 mil obras. (saibam mais)

MULHERES NA PINACOTECA EM 2018

Em 2015, a Pinacoteca recebeu a exposição Mulheres artistas: as pioneiras (1880-1930)Em um espaço pequeno e periférico, a instituição acolheu obras de mulheres incríveis. Mas a mesma história se repetia: estávamos à margem, ocupando apenas um cantinho. E, ainda assim, a visitação à exposição superou as expectativas da instituição. Naquele pequeno canto, as mulheres pioneiras fizeram uma revolução! Agora, em 2018, a Pinacoteca se redime abrindo para as mulheres o espaço que lhes é devido e trazendo exposições grandes, incríveis e inspiradoras. Obrigada, pioneiras, por abrirem o caminho para todas nós!

HILMA AF KLINT: MUNDOS POSSÍVEIS

De 03/03 a 16/07/2018 – 1º andar

Hilma af Klint: Mundos Possíveis é aberta ao público como um dos grandes destaques do ano. Essa é a primeira mostra individual da pintora sueca Hilma af Klint (1862-1944) na América Latina. Seu trabalho vem sendo reconhecido como pioneiro no campo da arte abstrata, mas passou despercebido durante grande parte do século XX.

Af Klint frequentou a Real Academia de Belas Artes, principal centro de educação artística da capital sueca, mas logo se distanciou do seu treino acadêmico para pintar mundos invisíveis, influenciada por movimentos espirituais como o Rosa-cruz, a Teosofia e, mais tarde, a Antroposofia. Ela integrou o “As Cinco”, grupo artístico composto por artistas mulheres que acreditavam ser conduzidas por espíritos elevados que desejavam se comunicar por meio de imagens e já experimentavam desde o final do século 19 a escrita e o desejo automático, antecipando as estratégias surrealistas em mais de 30 anos.

A exposição inclui 130 obras. Destaque para a série intitulada As dez maiores, realizada em 1907 e considerada hoje uma das primeiras e maiores obras de arte abstrata no mundo ocidental, já que antecede as composições não figurativas de artistas contemporâneos à af Klint como Kandisky, Mondrian e Malevich. (fonte: Pinacoteca)

ANA DIAS BATISTA: CHÃO COMUM

De 24/03 a 06/08/2018 – 2º andar

A Pinacoteca apresenta um conjunto de trabalhos recentes da artista Ana Dias Batista. Em sua produção, ela explora objetos cotidianos, muitas vezes alterando sua escala e função. produzidos em parceria com profissionais especialistas de outros campos de produção, eles guardam a destreza e precisão desses oficios que, trazidos para o campo da arte, iluminam algumas das construções de valor características desse campo. Muitos de seus trabalhos também operam com as relações entre palavras e as imagens e significados que elas aludem. (fonte: Pinacoteca)

ROSÂNGELA RENNÓ: VERA CRUZ

De 24/03 a 06/08/2018 – 2º andar

Vera Cruz, 2000, uma narrativa ficcional sobre o descobrimento do Brasil baseada no conteúdo da carta de Pero Vaz de Caminha. Produzido para a Mostra do Redescobrimento (São Paulo, 2000), o vídeo de Rennó foi também exibido e premiado na 13ª edição do Festival VideoBrasil e faz parte das aquisições recentes da coleção da Pinacoteca. (fonte: Pinacoteca)

LAURA LIMA

De 07/07 a 08/10/2018 – Octágono, 1º andar

Laura Lima ocupa o Octágono com um site-specific. Lima tem ganhado muito destaque em exposições internacionais nos últimos anos e pode ser considerada uma das vozes mais importantes na expansão de um pensamento escultórico. (fonte: Pinacoteca)

MULHERES RADICAIS: ARTE LATINO-AMERICANA, 1960-1985

De 07/07 a 08/10/2018 – 1º andar

De forma inédita, a mostra busca dar visibilidade às práticas de mulheres artistas latino-americanas entre 1960 e 1985, um período chave na história e no desenvolvimento da arte contemporânea. A exposição reunirá 260 trabalhos entre fotografias, vídeos e outros meios experimentais, de mais de cem artistas que representam quinze países. Entre os destaques, artistas emblemáticas como a brasileira Lygia Clark, a cubana Ana Mendieta e a argentina Marta Minujín, ao lado de nomes menos conhecidos, como a artista abstrata cubana Zilia Sánchez, a escultora colombiana Feliza Burztyn e a vídeo-artista brasileira Letícia Parente.

A mostra quer provocar reflexões sobre como essas artistas mulheres reinventaram a arte, introduzindo novas formas de expressão como a performance e o vídeo, em um período em que conciliar a vida política, familiar e profissional era sinônimo de resistência cotidiana.

A mostra histórica foi organizada pelo Hammer Museum (Los Angeles, EUA), com curadoria de Cecilia Fajardo-Hill e Andrea Giunta e passará pelo Brooklyn Museum (Nova York, EUA) antes de abrir na Pinacoteca. Ela segue a exposição Mulheres artistas: as pioneiras (1880-1930), realizada na Pina em 2015, que trazia um novo olhar sobre a inserção da mulher no sistema artístico brasileiro, enfatizando os processos de formação e que tiveram acesso e sua afirmação como artistas profissionais. (fonte: Pinacoteca)

VALESKA SOARES 

De 04/08 a 22/10/2018 – 4º andar

A retrospectiva da artista brasileira Valeska Soares faz parte do programa de revisão de carreira de artistas ativos desde a década de 1980 promovido pela Pinacoteca. Radicada em New York, esta é a primeira exposição institucional de sua obra no Brasil desde 2002 e apresenta trabalhos do final dos anos 1980 até hoje. (fonte: Pinacoteca)

ROSANA PAULINO

De 08/12 até 2019 – 1º andar

Rosana Paulina ganhará a sua primeira mostra institucional na Pinacoteca. A artista emergiu no cenário brasileiro em meados da década de 1990, focando sua produção em questões sociais, étnicas e de gênero. Seus trabalhos têm como foco principal a posição da mulher negra na sociedade brasileira e os diversos tipos de violência, decorrentes do racismo e das marcas deixadas pela escravidão, sofridos por esta população. (fonte: Pinacoteca)

Os créditos da ilustração em destaque do Delirium News são da ilustradora e quadrinista LoveLove6.

Escrito por:

51 Textos

Feminista e membra da União de Mulheres de São Paulo, onde é coordenadora adjunta do Curso de Promotoras Legais Populares, projeto voltado para a educação popular e feminista em direitos. É viciada em Lego, apaixonada por ficção científica/terror/horror, apocalipse zumbi e possui sérios problemas em procrastinar vendo gif’s e não lembrar o nome das pessoas. No mundo real é advogada.
Veja todos os textos
Follow Me :