Heavy Rain: um jogo muito além do romance

Heavy Rain: um jogo muito além do romance

Até onde você iria para salvar quem você ama? Essa é simples proposta de Heavy Rain. Desenvolvido pela Quantic Dream e lançado em 2010, Heavy Rain é um jogo interativo e um dos mais elogiados para Playstation 3, vendendo mais de 4,5 milhões de cópias. Em março de 2016, o jogo voltou a ganhar notoriedade após ser remasterizado para Playstation 4.

Ainda que seja comparado a um complexo filme noir, a graça de Heavy Rain com certeza está no fato de ser um jogo profundo e, no mínimo, complexo. Com a possibilidade de mais de 15 finais, Heavy Rain traz uma narrativa em Quick Time Events, que é quando a jogadora precisa agir rápido em tomadas de decisão ou apertar precisamente uma determinada sequência de botões. Em Heavy Rain, cada decisão que a jogadora toma terá uma consequência que pode afetar toda a história, dando à trama um caráter intenso e profundo.

Sobre a história

Heavy Rain

Heavy Rain é um game com um thriller dramático sobre o “Origami Killer”, um assassino em série que age de maneira peculiar, matando suas vítimas apenas em épocas chuvosas e deixando como rastro apenas um origami e uma orquídea.

Um pai fragilizado, um agente do FBI, um detetive particular e uma jornalista são os quatro personagens principais da história que, a princípio, não possuem qualquer tipo de ligação entre si. Porém, na medida em que o jogo apresenta o envolvimento de cada um deles com o Origami Killer, a aproximação dos personagens torna-se algo mais recorrente e primordial para a solução do mistério.

Personagens

O primeiro personagem é Ethan Mars, um arquiteto traumatizado após a perda de um dos filhos, decorrente de um atropelamento. Ethan é pai de Shaun Mars, cuja vida está em perigo e corre contra o tempo ao ser raptado pelo Origami Killer. Para descobrir a localização de Shaun e impedir que este morra afogado, Ethan precisa seguir as instruções insanas dadas pelo Origami Killer. Ainda que seja emocionalmente frágil, Ethan é um pai extremamente preocupado e pretende fazer o possível e o impossível para salvar seu filho.

Resultado de imagem para ethan mars

Norman Jayden, o segundo personagem apresentado na trama, é um agente do FBI que, graças à sua boa percepção em traçar perfis criminosos se alia à polícia local para solucionar o caso do Origami Killer. Norman conta com um óculos de alta tecnologia para recolher pistas e traçar a lógica das ações do assassino. Norman é inteligente, calmo e calculista, porém possui traços de antissociabilidade e é viciado em uma droga chamada Triptocaina.

Imagem relacionada

O terceiro personagem é Scott Shelby, um detetive particular que vive na cidade e possui um especial interesse no caso do Origami Killer. Ele alega que conduz a investigação em nome dos pais das vítimas anteriores. Scott possui uma personalidade simpática e é o personagem mais velho da trama, sendo um policial aposentado que sofre de ataques de asma.

Heavy Rain

E, por fim, Madison Paige, a única personagem feminina do arco principal. Ela é uma jovem jornalista que vive sozinha e uma das personagens mais enigmáticas junto com Norman Jayden, já que seu passado é um mistério. Madison sofre de insônia crônica por motivos desconhecidos e por isso tem o estranho hábito de dormir em quartos de motéis (único lugar onde consegue dormir). Em uma dessas situações ela acaba conhecendo Ethan Mars e se envolvendo com o caso do Origami Killer. Madison é determinada, colocando sua própria vida em jogo e desvendando grandes pontos da trama com poucas informações.

Heavy Rain

Leia também:
>> [GAMES] 8 jogos com ótima representação LGBT para conhecer!
>> [GAMES] Resident Evil: A força das mulheres em um apocalipse zumbi
>> [GAMES] Portal: A complexa relação feminina na franquia (com spoilers)

A força de Madison Paige em “Heavy Rain”

Um dos pontos fortes de Heavy Rain é a personagem Madison Paige. A aparência da jornalista não traz padrões de beleza inalcançáveis e tampouco sexualiza a personagem. Madison quase não usa maquiagem, possui cabelo curto e dirige uma moto, esses dois últimos ainda são constantemente vistos pela sociedade como algo “masculino”. Madison não possui curvas exageradas (seios e bunda extremamente grandes ou cintura extremamente fina) e usa roupas bastante comuns no dia-a-dia de uma mulher: uma calça jeans e uma jaqueta.

Heavy Rain

Heavy Rain é um jogo que buscou trazer bastante realismo em suas cenas, e com Madison não foi diferente. Em um determinado momento da história há cenas de nudez, e na ocasião em que é com a jornalista, o jogo não colocou Madison fazendo caras e bocas ou utilizou de posicionamentos de câmera estratégicos para a sexualização da personagem, mas apenas evidenciou esta tomando um banho normal, como qualquer pessoa.

Além da aparência e da representação física, outro ponto positivo da jornalista é sua personalidade. Diferentemente de muitas personagens femininas dos videogames, Madison não é colocada em plano de fundo e tampouco se destaca pelas suas fragilidades. Desde o início, Madison é apresentada como uma personagem bastante astuta.

Em sua primeira aparição saindo do banho, a jornalista percebe a presença de ladrões na sua casa e, ainda que esteja em uma situação de risco, Madison consegue pensar em uma rota de fuga e uma maneira de pedir ajuda, se mostrando bastante esperta e até mesmo calculista. Caso ela seja vista pelos ladrões, você entrará em um conflito em que Madison não desiste fácil e está disposta a lutar até o final.

Outra ocasião em que Madison se mostra esperta acontece no motel durante seus primeiros contatos com Ethan, que ocorre quando ele está ferido devido às ordens do Origami Killer. Nas duas ocasiões, ela não pensa duas vezes antes de cuidar do homem, porém, enquanto ele toma banho, Madison apresenta um lado bastante analítico, mostrando para a jogadora que há diversas oportunidades de investigar o quarto em segredo, inclusive a caixa com os origamis de Ethan. Além disso, nos diálogos entre ela e Mars, constantemente é apresentado para a jogadora a opção de mentir, denotando que a jornalista não é aberta ou confia facilmente em estranhos.

Heavy Rain

Uma característica bastante evidente em Madison é sua determinação. Independentemente se a jogadora opta por deixar Ethan receber ajuda da personagem, Madison, por vontade própria, irá trabalhar sozinha à procura de respostas para o problema. Ou seja, mesmo que a jornalista só passe a se envolver com o caso do Origami Killer após o encontro com Ethan, ela não precisa dele para continuar envolvida ou se manter interessada no problema.

A determinação de Madison continua em diversos momentos da história e é perceptível que suas experiências são tão perigosas quanto às dos outros personagens. Há dois pontos que merecem especial destaque: seu encontro com o Dr. Adrian Baker e na boate Blue Lagoon.

Contém spoilers a partir daqui!

No capítulo “The Doc”, Madison procura dados sobre o Origami Killer por meio do proprietário do apartamento, onde Ethan pode ou não ter cortado seu dedo (depende da escolha da jogadora), o que a leva à casa do Dr. Adrian Baker, um ex-cirurgião que vende remédios sem exigência de receita. Para conseguir informações, Madison sempre pensa nas opções de disfarçar quem ela é e quais são seus interesses, e no momento em que o Dr. Adrian se ausenta, a jornalista novamente mostra seu lado curioso e analítico, investigando o local. Porém, o doutor é um antagonista, capturando Madison e se revelando como um torturador. Quando Madison entra em conflito com ele, a única maneira de se salvar é usando uma furadeira para matá-lo. Neste momento, é possível perceber que Madison além de determinada, é destemida, pois mesmo após um evento traumático, a jornalista mantém sua decisão em continuar investigando o caso sozinha.

O segundo ponto em que a jornalista é determinada, acontece na boate Blue Lagoon. Ainda que para obter informações Madison utilize do seu sex appeal, a todo o momento é possível perceber, pelos seus pensamentos, que sensualizar não é seu principal objetivo e tampouco uma diversão.

Após conseguir encurralar Paco, Madison saca uma arma e pressiona o homem a falar (correndo sempre o risco de ser pega pelos seguranças). Ao conseguir as informações e sair de Blue Lagoon, ela passa ao lado de Norman Jayden, que está chegando ao local. Essa cena não só mostra que Madison é uma ótima investigadora, chegando na mesma conclusão que um profissional experiente com investigações, mas que também possui ótimas capacidades dedutivas, chegando na mesma conclusão que Norman, trabalhando com muito menos informações à sua disposição.

Heavy Rain

Apesar de todas essas aventuras, o ponto em que Madison mais se destaca é no final do jogo. Ela não só descobre a localização do esconderijo do Origami Killer, por contra própria, mas invade o local sozinha à procura de informações sobre Shaun Mars. Neste ponto, Madison passa por diversas situações de risco, uma delas, por exemplo, é tentar escapar com vida do local que está completamente em chamas. Caso a jogadora consiga escapar, Madison novamente nos surpreende, tendo a ideia de ligar para Ethan, Norman ou ir sozinha até Shaun Mars.

Além do alívio romântico

Em muitos jogos, as poucas personagens femininas que constituem o arco principal possuem a única função de ser alívio romântico na trama do herói. Em um determinado ponto de Heavy Rain, Madison e Ethan possuem a oportunidade de iniciar um relacionamento amoroso. Porém, essa decisão fica nas mãos da jogadora.

Heavy Rain

A questão que deve ser colocada em pauta é: Madison não precisa ser um alívio romântico da trama, e isso é uma opção completamente aceitável em Heavy Rain. No momento que a jogadora opta por não tornar Ethan e Madison um casal, não quer dizer que ela desaparece da história ou ganha menos notoriedade. Ela ainda terá interesse no caso do Origami Killer, com ou sem a presença de Ethan, como seu par amoroso. Além disso, quando a jogadora escolhe não torná-los um casal, o final de Madison e Ethan (quando ambos vivem e conseguem salvar Shaun Mars) continua sendo agradável: Madison vivendo feliz com uma carreira promissora, e Ethan recomeçando uma vida melhor com seu filho. Isso mostra que a felicidade de uma mulher pode ser perfeitamente alcançável, independente desta fazer parte ou não de um relacionamento amoroso.

Isso é um grande avanço nas narrativas de videogame, pois Heavy Rain não diminui ou limita as ações de Madison e sua participação na trama à personagens masculinos. Madison pode ter passado por situações de perigo diversas vezes, mas em momento algum ela ocupou o lugar da donzela em perigo, que seria salva por Ethan, Norman ou Scott.

Além de ser essencial para a trama, tanto quanto os protagonistas masculinos, a perspectiva de Madison diante dos fatos possui a mesma importância para trama quanto à deles. Madison é essencial para que Heavy Rain possua profundidade e para que o caso do Origami Killer seja solucionado. Além disso, sua presença como uma personagem feminina forte, independente e inteligente, dentro do arco principal, é de extrema importância para ampliar a ideia de protagonismo feminino dentro dos videogames.

Leia também:
>> [GAMES] Tomb Raider: a evolução de Lara Croft em outras mídias
>> [GAMES] Protagonistas nos bastidores: Mulheres na história dos games, ontem e hoje
>> [GAMES] Assassin’s Creed Origins: A representação feminina no jogo

Bônus: Quer um pouco mais de Madison Paige? “The Taxidermist” tem!

Na DLC “Heavy Rain Chronicles: The Taxidermist”, Madison Paige e sua forte personalidade se destacam novamente, pois, desta vez, apresenta a jovem jornalista como protagonista da história. A DLC traz a mesma jogabilidade e variedade de finais de Heavy Rain.

Em “The Taxidermist” Madison possui um suspeito de ser o Origami Killer, Leland White. Como esperado, a jornalista vai apurar as informações e descobre que ele não é o Origami Killer, entretanto, não deixa de ser um psicopata: Leland assassinava mulheres e as empalhava para torná-las suas “esposas”. Ao descobrir isso, Madison precisa manter a calma, e a jogadora pode ou não recolher o máximo de informações possíveis sobre o homem e sua ações. Porém, independentemente da escolha, Leland chega ao local antes que Madison saia, e a partir daí você precisa se esconder e tentar escapar silenciosamente da casa de um maníaco.

Heavy Rain

Em Heavy Rain, Madison arriscou sua vida diversas vezes, porém em “The Taxidermist”, o perigo que a jornalista corre deixa qualquer uma desesperada. E, claro, a experiência não decepciona. Se você quiser escapar com vida, precisa assumir o olhar analítico e observador de Madison, e caso precise enfrentar Leland, é necessário ter, no mínimo, a coragem da jornalista.

Heavy Rain está disponível para as plataformas Playstation 3 e Playstation 4 e pode ser jogado com o PS Move.

Escrito por:

4 Textos

Estudante de jornalismo, cacheada, vegetariana que é viciada em chá gelado e adora comida. Geralmente passa as horas vagas jogando no PC, lendo livros, assistindo documentários na Netflix e fazendo seu papel de otaku curtindo um anime ou mangá aleatório.
Veja todos os textos
Follow Me :