[SÉRIES] O que podemos esperar de “O Mundo Sombrio de Sabrina”

[SÉRIES] O que podemos esperar de “O Mundo Sombrio de Sabrina”

Em uma recente revitalização de histórias de bruxas como alegoria e após o sucesso de Riverdale, foi anunciado um remake de Sabrina, série de sucesso dos anos 1990, com o título de O Mundo Sombrio de Sabrina (no original: The Chilling Adventures of Sabrina), com o mesmo nome do quadrinho que está sendo lançado pela Archie Comics e criada por Roberto Aguirre-Sacasa.

A Archie Comics

Archie Comics Publications Inc. é uma companhia americana de quadrinhos com personagens principalmente adolescentes. Seus personagens principais são: Archie Andrews, Jughead Jones, Betty Cooper, Veronica Lodge, Reggie Mantle, Sabrina Spellman e Josie e as Gatinhas.

Seu nome originalmente era MLJ Magazines, criada em 1939 por Maurice Coyne, Louis Silberkleit e John L. Goldwater. Sua publicação de maior sucesso levava o nome de Shield, o primeiro quadrinho patriota americano. Em 1946, entretanto, Goldwater se inspirou nos filmes de Andy Hard para criar personagens mais parecidos com aqueles que vemos no dia a dia, criando a turma de Archie e mudando o nome da companhia para Archie Comics Publications. Nas décadas seguintes, a Archie Comics fez sucesso também na televisão, com diversos desenhos animados de Sabrina, Archie e Josie e as Gatinhas.

Desde então a Archie Comics permanece na ativa, com uma revitalização do estilo e um relançamento com uma primeira edição a partir de julho de 2015. A série principal de Archie é escrita por Mark Waid e a artista Fiona Staples, e outras várias séries como Jughead, Betty and Veronica, Josie and the Pussycats e Reggie and Me. Além disso, conta também com uma coleção de terror, com os títulos The Chilling Adventures of Sabrina e Afterlife with Archie.

Atualmente os quadrinhos da Archie Comics são publicados pele selo Geektopia. Somente Archie Volume 1 foi lançado por enquanto e Afterlife with Archie foi anunciado recentemente.

O Mundo Sombrio de Sabrina

Leia também:
>> [QUADRINHOS] Black Magick: a combinação perfeita de magia e modernidade
>> [OPINIÃO] Da Magia à Sedução: o relacionamento abusivo abordado em um filme de bruxas
>> [CINEMA] Filmes e animações sobre bruxas para assistir neste Halloween!

Breve resumo sobre Sabrina Spellman

Sabrina Spellman é uma personagem criada em outubro de 1962 pelo escritor George Gladir e pelo artista Dan DeCarlo, que apareceu pela primeira vez nas histórias em quadrinhos da Archie Comics na edição de número 22, da série intitulada Archie’s Mad HouseApós enorme sucesso, Sabrina se tornou uma das principais personagens do universo de Archie, ganhando espaço nas séries animadas e nos títulos principais da empresa.

Nos anos 1990, Sabrina ganhou uma série televisiva. Com 7 temporadas e 163 episódios, além de alguns filmes, Sabrina The Teenage Witch (No Brasil traduzida como Sabrina, Aprendiz de Feiticeira) foi exibida entre os anos de 1996 a 2003.

A série de 1996 também era inspirada nos quadrinhos da Archie Comics de mesmo nome, com a personagem principal sendo Sabrina Spellman (Melissa Joan Hart), com suas duas tias Hilda (Caroline Rhea) e Zelda (Beth Broderick), e seu gato Salem Saberhagen (Nick Backay).

Na história da série dos anos 1990 e do quadrinho que a originou, Sabrina era uma adolescente criada com suas tias, que descobre em seu aniversário que é uma bruxa. A série tem um teor cômico, com uma série de acontecimentos tipicamente adolescentes. Sabrina tem seus problemas amorosos, seus problemas com as amizades, seus problemas com roupas, além de estar dividida entre o mundo mortal e o mundo de feitiçaria.

Sabrina é uma personagem muito carismática, sempre tentando ajudar os outros com o uso de sua mágica, nunca podendo contar aos seus amigos o que ela é de verdade.

O Mundo Sombrio de Sabrina

O Mundo Sombrio de Sabrina e o que podemos esperar da série

Na atual série de Sabrina, entretanto, o tom é muito mais macabro e pesado. Se antes a magia de Sabrina era algo divertido, que dificilmente fazia mal a alguém, após as mudanças dos títulos da Archie Comics, a magia é algo perigoso de verdade. Como a série é baseada nos quadrinhos, podemos ter uma breve ideia de como as coisas serão.

AVISO: O texto a seguir pode conter spoilers

Os quadrinhos se passam em outubro de 1966. Logo no primeiro capítulo somos apresentadas aos pais de Sabrina: Edward Spellman, feiticeiro, e Diana Sawyer, mortal. Os dois tiveram sua filhinha Sabrina, mas esta já era prometida ao Coven. Diana tenta fugir com sua filha, mas não consegue. Daí tem início a história de Sabrina vivendo com suas tias.

No quadrinho atual escrito por Aguirre-Sacasa, Sabrina já sabe desde o início que é bruxa, porém não sabe o que aconteceu com seus pais. Sabrina se mudou com Hilda, Zelda e Salem para Greendale, cidade vizinha de Riverdale. Seu primo, Ambrose, também se muda para morar com elas.

Sabrina entra no colégio e começa a se relacionar com Harvey Kinkle, personagem também já antigo da série, sendo interesse amoroso de Sabrina. A personagem está prestes a completar 16 anos e participar de seu batismo, tendo que decidir se permanecerá no caminho das trevas, como Bruxa, ou se vai optar por percorrer o caminho da luz e desistir de seus poderes.

A grande vilã dos quadrinhos atuais de Sabrina é Madame Satã, ex namorada de Edward Spellman, que decide cometer suicídio após Edward dizer que estava apaixonado por Diana. Sendo uma criatura imortal, Madame Satã não pode morrer, e vai parar em Gehenna. (Em resumo: Gehenna, em algumas tradições cristãs, poderia ser considerada como o inferno). Madame Satã foi acordada por Betty e Veronica em um ritual que ambas fizeram, fazendo crossover com a história de Riverdale e Archie.

O Mundo Sombrio de Sabrina
Em O Mundo Sombrio de Sabrina, Madame Satã será interpretada pela atriz Michelle Gomez.

Porém, até então, temos algumas diferenças que já foram pensadas neste artigo do site Filme School Rejects, em fevereiro de 2018, quando a série tinha sido anunciada.

Na época do artigo, a atriz que interpreta Betty Cooper em Riverdale, Lili Reinhart, deu uma entrevista ao site Vulture afirmando que como Riverdale ainda não tinha nenhum elemento sobrenatural até sua segunda temporada, seria inviável pensar em um crossover entre ambas as séries; porém, a ideia já foi discutida. Também é necessário pensar no período em que ambas as séries se passam: se Sabrina for compartilhar a data dos quadrinhos, de 1960, seria muito difícil um encontro entre Sabrina, Betty e cia.

Ainda nos quadrinhos escritos pelo Aguirre-Sacara, Madame Satã leva o nome de Elizabeth Porter, professora de artes de Sabrina e Harvey. Na série, seu nome será Mary Wardell, e não será invocada por ninguém, possuindo um corpo já existente na vida de Sabrina: o de sua professora preferida e mentora.

Os papéis de destaque foram anunciados no início do ano, também em fevereiro: Kiernan Shipka (Mad Men) será Sabrina. Hilda será interpretada por Lucy Davis (Mulher-Maravilha) e Zelda por Miranda Otto (Flores Raras). A vilã, Madame Satã, será a querida Michelle Gomez (Doctor Who). Até então as informações são a de que Salem não irá falar, mas torcemos para que estejam guardando a cereja do bolo como surpresa.

O Mundo Sombrio de Sabrina

Leia também:
>> [CINEMA] “Jovens Bruxas”: magia, bullying e feminismo
>> [CINEMA] Eu Não Sou uma Feiticeira: Bruxaria sob um olhar africano
>> [CINEMA] A Bruxa: Tornar-se uma mulher livre é, ainda, tornar-se bruxa

O teaser, liberado pela Netflix em setembro, revela poucas coisas: Sabrina está passando pelo seu aniversário, suas tias são vistas atrás dela, e na cabeceira contrária da mesa se encontra uma figura humanoide com a cabeça de um bode.

É parte do universo de Sabrina de que as bruxas sejam ligadas ao mal, criaturas das trevas, e durante seu batismo nos quadrinhos temos a mesma forma de bode, o que pode nos levar a considerar que essa parte não será alterada: o batismo de Sabrina diante do Coven pode acontecer, mas se acontecer como nos quadrinhos, teremos muitas surpresas terríveis e problemas enormes na vida da bruxa adolescente.

A série estreia 26 de outubro na Netflix. Confira o teaser:

Fontes: Wikipedia Sabrina | Wikpedia Archie Comics | Site Archie Comics

Escrito por:

52 Textos

Formada em História, escreve e pesquisa sobre terror. Tem um afeto especial por filmes dos anos 1980, vampiros do século XIX e ler tomando um café quentinho.
Veja todos os textos
Follow Me :