[EVENTO] MOTIM: Mercado de Produção Independente chega à 5ª edição no DF!

[EVENTO] MOTIM: Mercado de Produção Independente chega à 5ª edição no DF!

O mercado anual que promove publicações independentes chega a sua quinta edição trazendo feira, debates, música e lançamentos, com a participação de mais de 100 artistas do Brasil inteiro.

Saindo do circuito do Plano Piloto, o MOTIM  – Mercado de Produção independente moveu sua localização para o Cave-Guará, onde serão realizadas as feiras e os eventos desse ano. MOTIM busca fortalecer o DF como uma grande potência cultural e artística por meio do intercâmbio cultural, somando mais 100 artistas convidados e inscritos pela seleção. A edição de 2018, que acontece entre os dias 2, 3 e 4 de novembro, vem com bastante novidades para o público e muitas atividades culturais.

Shows, cursos e filmes 

Abrindo os trabalhos no dia 2, o projeto “Música para Antropomorfos” apresenta sua parceria entre a banda Mechanics e o artista Fabio Zimbres nos palcos do MOTIM que também conta com um shows surpresa. No mesmo dia acontece também a abertura da exposição “Fora dos Planos”, que vai receber visitantes durante todo o evento. Artistas de todo país irão expor pôsteres impressos em serigrafia pelo estúdio Art Foundry, em tiragens limitadas e assinadas.

Feira de publicações independentes e Oficinas 

MOTIM 

Entre 03 e 04 de novembro, sábado e domingo, acontece a feira do MOTIM, com a presença de mais de 100 artistas, selos e publicadores independentes de todo o Brasil  –  e também de outros países. Durante os dias de feira também acontecerão Oficinas de mini zines gratuitas e indicadas para todas as idades  – crianças são bem-vindas!  – Pelas manhãs, com artista Fabio Zimbres

Sessões de exibição dos curta-metragens “O Evangelho Segundo Tauba e Primal” (de Márcia Deretti e Márcio Jr.) e “Impressão Minha” (de Daniel Salaroli, Gabriela Leite e João Rabello), seguidas de debates com os produtores. Além de lançamentos diversos — entre eles as publicações “Amor Espiritual” (DW Ribatski), “Dinâmica de Bruto 2” (Bruno Maron), “Action Painters 2” (Felipe Sobreiro) e outros.

Cursos especiais

Antes do evento oficial, o MOTIM  promove também um ciclo de cursos com o intuito de capacitar e enriquecer o repertório de artistas da cidade  – ou de pessoas em geral interessadas pelos temas propostos. Esses cursos acontecem entre os dias 27 de outubro e 01 de novembro, em lugares variados.

Entre 27 e 28 de outubro, o artista Leandro Mello, um dos idealizadores da MOTIM, vai ministrar o curso “Serigrafia para Publicações”, com o intuito de desmistificar o uso dessa técnica artesanal para quem tem pouca ou nenhuma experiência. No dia 29 de outubro, a artista Lila Cruz vai oferecer uma oficina de “Autopublicações”, para auxiliar os caminhos para quem está começando a publicar os próprios trabalhos — sejam eles história em quadrinhos, poesia, literatura ou outro gênero.

Já entre os dias 30 e 31 de outubro, rola o curso “Narrativas Gráficas Através do Inconsciente”, do DW Ribatski, que tem o objetivo de ativar a criatividade e os processos práticos de composição de um material que une imagem e texto. E, para finalizar, Bruno Maron e Ricardo Coimbra se juntam para propor leituras de questões referentes ao humor e exercícios práticos no curso “Suspensão do Bom Senso  – Contorcionismo Semiótica na Linguagem Humorística”, no dia 1º de novembro.

Para inscrições e mais informações, clique aqui!

Entrada, Alimentação e Festa!

Vai ter também uma praça de alimentação bastante diversificada e o acesso ao evento, que acontece no Ginásio Cave, no Guará, é gratuito. Para quem for de metrô, basta descer na estação Feira — o Cave é ao lado da Feira do Guará. Para juntar e misturar ainda mais a galera, vai rolar a SubVerso, festa do MOTIM, na noite do dia 03 de novembro, no SubDulcina (Conic).

02/11 ABERTURA (sexta) 19h a 00h

Exposição “Fora dos Planos”

Exposição com série de pôsteres impressa em serigrafia pelo estúdio Art Foundry, em tiragem limitada, assinadas e numeradas pelos artistas. Para esta exposição foram convidados os artistas: Bruno Maron (SP), Caio Gomez (DF), Emerson Rodrigues (GO), DW Ribatski (SP), Fabio Zimbres (RS), Felipe Honda (DF), Felipe sobreiro (RS), Leandro Mello (DF), Lucas Gehre (DF), Lovelove6 (DF), Luiza de Souza (RN), Raquel Piantino (DF), Rafael Corrêa (RS), Ricardo Coimbra (SP), Olavo Maciel (DF), Luana Santa Brígida (GO), Sapo Lendário (PE), Camilla Siren (DF) e Tiago Palma (DF).

Obra, música e filme: “Música para Antropomorfos”

Apresentação do “Música para Antropomorfos”, projeto experimental de 2006 que envolve música e história em quadrinhos. Inicialmente, foi composto por músicas da banda Mechanics e teve sua narrativa ilustrada por Fabio Zimbres, o que acabou se consolidando em um álbum e uma graphic novel que se esgotou rapidamente — mas foi relançada este ano pela Zarabatana Books. O projeto seguiu crescendo e se tornou um curta-metragem intitulado “O Evangelho Segundo Tauba e Primal”. O MOTIM reunirá a obra, junto com seus idealizadores e uma edição especial do álbum, riscado em vinil pela Lombra Records e capa serigrafada pelo Mello, com tiragem limitada e personalização feita na hora por Fabio Zimbres. A banda Mechanics (GO) tocará músicas do álbum no dia.

Shows: Bagdá Mirim (RS) e Os Cabeloduro (DF)

03/11 FEIRA MOTIM (sábado) 10h às 20h 

Feira com publicações independentes, arte impressa e fotografia

Exposição “Fora dos Planos” — 10h

Curso: “Mini Zines”, com Fábio Zimbres (primeira turma) — 11h

Lançamento: “Amor Espiritual”, de DW Ribatski — 12h

Curta-metragem (exibição): “O evangelho segundo Tauba e Primal” (de Márcia Deretti e Márcio Jr.) — 14h

Lançamento: “Até aqui tudo bem”, de Rafael Corrêa — 15h

Debate :”Outros capitais: potencial das feiras de publicações independentes para além das vendas” — 17h

Lançamento: PIMBA — 18h

Documentário (exibição + sessão comentada): “Impressão Minha” (de Daniel Salaroli, Gabriela Leite e João Rabello) — 20h

04/11 FEIRA MOTIM (domingo) 10h às 18h

Feira com publicações independentes, arte impressa e fotografia

Exposição “Fora dos Planos” — 10h

Curso “Mini Zines”, com Fábio Zimbres (segunda turma) — 11h

Debate: “Fora dos Planos: potencial das feiras de publicações independentes para além das vendas” — 12h

Documentário (exibição): “Impressão Minha” — 14h

Lançamento: “Action Painters 2”, de Felipe Sobreiro — 15h

Debate: “Revisão dos processos produtivos: impactos de materiais alternativos e do resgate de técnicas analógicas em publicações de baixa tiragem” — 16h

Lançamento: “Dinâmica de Bruto 2”, de Bruno Maron — 17h

Curta-metragem (exibição + sessão comentada): “O evangelho segundo Tauba e Primal” — 18h

Encerramento MOTIM 2018

 — — –

SubVerso

Festa do Motim 03/11, sábado
SubDulcina, Conic — 23h

DJs:
ANRMS (SUJO)

CXXJU (SUJO)
FAA (SNM)
Hybrdz (LIVE)

Ingressos, clique aqui!

 — — –

Cursos especiais (iniciam uma semana antes do MOTIM)

27 a 28/10, quinta e sexta-feira — 10h às 18h
(Casa Enxame, 705 sul)
Serigrafia, com Leandro Mello

29/10, segunda-feira — 19h às 22h
(Casa da Cultura / Guará)
Autopublicações, com Lila Cruz

30 e 31/10, terça e quarta-feira
19h às 22h
(Casa da Cultura / Guará)
Narrativas Gráficas Através do Inconsciente, com DW Ribatski

01/11, quinta-feira — 19h às 22h
(Casa da Cultura / Guará)
Suspensão do Bom Senso — Contorcionismo semiótico na linguagem humorística, com Bruno Maron e Ricardo Coimbra

Escrito por:

37 Textos

Feminista Raíz
Veja todos os textos
Follow Me :