Corpos Adiante: “Lui” (Mostra Tiradentes)

Corpos Adiante: “Lui” (Mostra Tiradentes)

Lui“, de Denise Kelm, investiga de forma ficcional as descobertas amorosas a partir de um corpo transmasculino. É na relação com a parceira cisgênero que Lui Castanho (ator-personagem) vai se apresentando para a câmera e desvelando formas de performar o gênero masculino através das construções sociais que permeiam o imaginário sociocultural.

Em determinado momento o vemos brincar com um pênis de borracha mirando-se. Sua imagem é refletida em dois espelhos que o fraturam, o dividem em dois, deixando evidente a proposta que o curta pretende abordar. Mas, para nossa agradável surpresa, as fissuras apresentadas pela câmera jamais emulam um tom pesaroso.

Apesar de possíveis incompreensões levantadas pelos personagens através do arco narrativo do protagonista, Lui se mostra como uma persona feliz e em estado de completude. A opção por revelar uma carreira como professor de circo em contato com crianças que fabulam um mar de possibilidades acerca das configurações de gênero, confere o tom lúdico e delicado da narrativa. Aliás, o mar figura como um elemento de libertação para o protagonista nas suas infinitas indas e vindas representadas pelos movimentos das marés. As roupas que vestem os corpos são abandonadas, assim como todo e qualquer pré-conceito que subjuga corpos que se projetam para um presente-futuro.

“Corpos Adiante” é a temática que norteia a 22ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes. Nas palavras dos curadores “o cinema, como linguagem e espaço de reiteração de narrativas e experiências discursivamente condicionadas, se estabelece como um campo de disputa. E essa disputa coloca em jogo não só os corpos representados, mas, sobretudo, o próprio modo como se constituem as estruturas de suas narrativas.” Tendo em vista essa perspectiva, foram programados quatro curtas-metragens que, de alguma forma, propõem, no deslocamento geográfico dos corpos, uma alternativa para existir e resistir às violências físicas ou simbólicas que um mundo imerso na necropolítica propõe.

Assista abaixo as realizadoras apresentando seus filmes na sessão de estreia no Cine-Tenda da Mostra Tiradentes:

Ficha Técnica:

Direção: Denise Kelm

Sinopse: Lui gosta de brincar com a rotina, com o sexo, com seu gênero. Professor de circo, está descobrindo as belezas de um amor leve e divertido, mas se decepciona ao perceber que no fundo a pessoa amada não entende que ele simplesmente é uma pessoa livre para viver e amar da maneira que deseja.

>> Confira aqui mais sobre a 22ª Mostra de Tiradentes!

Escrito por:

120 Textos

Aquariana, mora no Rio de Janeiro, graduada em Ciências Sociais e em Direito, com mestrado em Sociologia e Antropologia pelo PPGSA/UFRJ, curadora do Cineclube Delas, colaboradora do Podcast Feito por Elas, integrante da #partidA e das Elviras - Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema. Obcecada por filmes e livros, ainda consegue ver séries de TV e peças teatrais nas horas vagas.
Veja todos os textos
Follow Me :