[MOSTRA TIRADENTES] Debate “Corpos Políticos” ressalta a importância de pessoas trans e travestis em cargos de chefia

[MOSTRA TIRADENTES] Debate “Corpos Políticos” ressalta a importância de pessoas trans e travestis em cargos de chefia

Com a participação da professora e presidenta da ONG Transvest Duda Salabert, da diretora Galba Gogóia, do diretor Ariel Nobre e mediação da curadora Tatiana Carvalho Costa, o debate “Corpos Políticos” da 22ª Mostra de Cinema de Tiradentes partiu dos dados sobre o extermínio da população trans e travesti, cuja expectativa de vida é de apenas 35 anos no Brasil (e em alguns outros países o número é ainda mais baixo, a despeito de nosso país ser recordista de homicídios de pessoas trans e travestis).

“Precisamos criar imagens trans afirmativas: de pessoas trans e travestis em cargos de chefia, contratando outras pessoas trans e travestis, etc…” — fala do diretor Ariel Nobre. Enquanto não tivermos isso como política pública, não conseguiremos mudar esta realidade absurda e criminosa. — “cotas foram o que auxiliaram na minha transição de personagem de documentário para documentarista” — completa Ariel.

“Quantas pessoas trans e/ou travestis você já contratou? Quantas chamou para trabalhar junto contigo?”, Duda Salabert convida a plateia à reflexão. Palavras ecoadas nas falas de Galba Gogóia. E que todos precisamos ecoar também.

Confira trechos da fala de Duda Salabert no debate:

Confira trechos da fala de Galba Gogóia no debate:

Confira trechos da fala de Ariel Nobre no debate:

>> Confira aqui mais sobre a 22ª Mostra de Tiradentes!

Escrito por:

120 Textos

Aquariana, mora no Rio de Janeiro, graduada em Ciências Sociais e em Direito, com mestrado em Sociologia e Antropologia pelo PPGSA/UFRJ, curadora do Cineclube Delas, colaboradora do Podcast Feito por Elas, integrante da #partidA e das Elviras - Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema. Obcecada por filmes e livros, ainda consegue ver séries de TV e peças teatrais nas horas vagas.
Veja todos os textos
Follow Me :