Novas formas de viver a Cultura Pop no século XXI

Novas formas de viver a Cultura Pop no século XXI

Compartilhe

O mundo mudou e as alterações que se vieram sentindo tiveram um impacto inegável em vários aspetos da vida quotidiana. Os apaixonados do universo pop que cresceram no século XX poderão ter sentido que os seus gostos e interesses diferiam muito dos interesses dos seus colegas de escola. Nos anos 70, 80 e até 90, ser um interessado pelo universo nerd era visto como fator de exclusão e, por isso mesmo, o próprio termo “nerd” viria a surgir para designar os amantes dos universos populares como “estranhos”, “parolos”, “totós” ou “tolos”.

Hoje em dia, muito longe dessa noção depreciativa, o termo “nerd” tem vindo a ganhar novas dimensões, sendo que os nerds são, na verdade, uma das expressões mais claras de como a cultura pop é vivida no nosso século.

A cultura pop, que designa justamente o afastamento do universo erudito e fechado, abrindo espaço para uma cultura abrangente e popular, existe já desde que Andy Warhol  criou, nos anos 60, a pop art. A abrangência massiva desse tipo de cultura faz com que todas as lógicas culturais se alterem, incluindo aquelas que se relacionam com a arte, com o comércio, com as lógicas de consumo e partilha e até com a forma como trabalhamos e aproveitamos os tempos livres. Um olhar sobre a cultura pop e o seu impacto no século XXI torna-se, por isso, muito importante para compreender o nosso mundo.

Cultura pop e nerd: o seu impacto no dia-a-dia

À medida que o mundo mudava e que a cultura pop ganhava o seu espaço, isto alterou o funcionamento das próprias lógicas sociais, laborais e comerciais.

Hoje, com uma dimensão inesperada e tendo virado tendência, a cultura nerd não representa apenas uma forma de viver os tempos livres. Muitas pessoas apostam neste universo para construírem as suas carreiras, para interagirem com os outros e para fazerem escolhas de vida. Evidentemente, à medida que as pessoas se começavam a debruçar sobre os elementos da cultura popular, também o mercado começou a adaptar-se. Hoje, não falta merchandising para todo o tipo de gostos: camisetas, pijamas, miniaturas, peluches, meias, pôsteres e muitos outros objetos alusivos a este universo são comercializados em espaços físicos e digitais.

Para quem procura um elemento alusivo ao Harry Potter ou a Star Wars, encontrá-lo não é difícil. Lojas especializadas em centros comerciais, supermercados, lojas online e até plataformas de dropshipping, como a Oberlo, parecem dar hoje resposta a todas as necessidades deste grupo massivo de pessoas.

O impacto da cultura pop e nerd no quotidiano é maior do que nunca e, cada vez mais, dizer que se é “nerd” ou “geek” (termo mais recente que se utiliza como sinônimo), começa, aos poucos, a tornar-se mais e mais comum.

Nerds e geeks: da discriminação ao universo “cool”

Discriminados e gozados, os antigos “nerds” eram vistos como pessoas ultrapassadas e com gostos fora de moda. Para grande surpresa, com a evolução tecnológica e o retorno de vários clássicos, com a disseminação dos videojogos e a vulgarização da B.D., subitamente os nerds ganharam um novo nome – geek – e ser geek tornou-se cool.

Hoje em dia, ser nerd tornou-se tendência. Os nerds e geeks são, agora, uma parte predominante da cultura popular. Acompanhar os universos de Star Wars, ser fã da Marvel e da DC Comics, adorar o Senhor dos Anéis ou não falhar um evento de Cosplay é, agora, algo considerado, não só aceitável, mas realmente bom.

Com cada vez mais Geeks assumidos, nasceria até o dia do Orgulho Nerd – celebrado a 25 de Maio – e o dia de Star Wars – celebrado a 4 de Maio.

Estes nerds e geeks têm interesses diversos que vão da Banda Desenhada  às Novas Tecnologias, passando pelos Videojogos e RPG’s e pelas Séries de Televisão e Filmes. Longe do grupo anti-social e solitário, este grupo se reúne hoje numa verdadeira tribo, onde a partilha de informações e de conhecimentos de faz de uma forma quase especializada.
Encontramos, evidentemente, diferentes tipos de nerd, consoante o interesse de cada um. Os principais tipos de geek que encontramos são:

  • Amantes de videogames: os nerds gamers são aqueles que conhecem e jogam todos os jogos. Estes têm as consolas mais recentes, as maiores novidade sem jogos, as camisetas com as suas personagens favoritas e vários acessórios específicos para a atividade.
  • Fãs do universo Mangá: o Anime e o Mangá fazem parte do interesse de muitos geeks. Estes não só assistem as suas séries favoritas como aproveitam todo o merchandising e se reúnem em cosplays.
  • Nerds dos computadores: os últimos equipamentos tecnológicos estão, primeiro, nas mãos destes nerds. Eles conhecem tudo sobre as novas tecnologias e preferem sempre os equipamentos de última geração.
  • Geeks de Ficção Científica: A ficção científica – e também a fantasia – fazem parte do universo nerd. Estes nerds gostam dos filmes, séries e livros relacionados com temáticas de fantástico, futuristas e espaciais. Não resistem ao merchandising e é natural que tenham miniaturas das suas personagens favoritas e várias peças de roupa sobre as suas séries e filmes de eleição.

 


Compartilhe

Written by:

318 Posts

Site sobre cultura e entretenimento, que destaca o protagonismo feminino e analisa a representação feminina nas obras.
View All Posts
Follow Me :