Overwatch Antologia: a origem do game agora em HQs

Overwatch Antologia: a origem do game agora em HQs

Publicado originalmente pela Dark Horse e aqui no Brasil pela Editora Pixel, Overwatch: Antologia reúne as primeiras 12 edições da história em quadrinhos lançada digitalmente pela Blizzard Entertainment, desenvolvedora de jogos e publisher responsável por Overwatch, o jogo de tiro em primeira pessoa que acabou de completar três anos de lançamento no último dia 24 de maio. Sinônimo de sucesso desde então, é ainda mais especial por contar com uma das melhores e mais diversas representações femininas já vista em games.

Symmetra em Overwatch Antologia (Imagem: reprodução/Pixel)

O jogo

Desenvolvido pela Blizzard Entertainment e lançado em 2016, Overwatch é um dos jogos mais populares da atualidade. Além das inúmeras indicações e dos prêmios internacionais (sete The Game Award, incluindo o Jogo do Ano em 2016, dois BAFTA Video Games Award e um Teen Choice Award), o título também possui a própria liga mundial, a Overwatch League, e seu cenário competitivo é um dos mais aquecidos no mercado de E-Sports.

A narrativa é ambientada em um mundo futurista, com heroínas e heróis diversos que deixam suas motivações pessoais de lado para lutar nos conflitos globais resultantes da ameaça Omnica. Aliás, este é um dos pontos que mais cativou os jogadores: a possibilidade de se identificar com personagens únicas, cuja personalidade, origem e representação física fogem de estereótipos e, com frequência, rompem com os padrões de beleza e comportamento a que estamos acostumadas.

Ana em Overwatch Antologia (Imagem: reprodução/Pixel)

Antologia

A edição Antologia, como o próprio nome diz, reúne histórias em quadrinhos lançadas digitalmente pela Blizzard, na ocasião do lançamento de heróis, mapas, eventos e novas funcionalidades de Overwatch. São 12 histórias que, além de serem um deleite para quem gosta de boas narrativas com ilustrações incríveis, expandem o universo do jogo – que também conta com uma graphic novel e curtas animados de tirar o fôlego.

Especialmente nesta edição física das HQs digitais, a leitora tem o seu próprio tempo para apreciar as artes, concebidas com tanto esmero por seus criadores em cada página da publicação, e entender melhor a história do jogo ao conhecer detalhes da vida pregressa de seu personagem favorito, desvendando seus mistérios ou criando ainda mais expectativas sobre a origem de cada herói.

Leia também
» [GAMES] Overwatch e a diversidade de mulheres nos games
» [GAMES] Overwatch: O impacto da representatividade feminina na indústria de jogos
» Gris: Uma obra de arte sobre resiliência e superação
Especial Junkenstein – Overwatch Antologia (Imagem: reprodução/Pixel)

Os capítulos que compõem Overwatch: Antologia contam a origem dos heróis McCree, Torbjörn, Reinhardt (com sua pupila e escudeira Brigitte) e da dupla Junkrat e Roadhog. As heroínas também têm o passado desvendado com as histórias de Symmetra e Pharah. A heroína Ana Amari protagoniza duas edições, “Legado” e “Velhos Soldados”, que também falam sobre a origem de Soldado 76, Reaper e Widowmaker.

Há também as edições Junkenstein, um especial de Halloween; Reflexos, sobre o Natal de Winston, Tracer e a sua namorada; Binário, com a história de amizade entre Bastion e Torbjörn; e Insurreição, que mostra a origem da iniciativa Overwatch à época dos acontecimentos que mancharam a reputação de seus integrantes, durante a Guerra Omnica. Por fim, nas últimas páginas do livro, a leitora é presenteada com um incrível sketchbook repleto de desenhos originais das edições que compõem esta antologia.

Sketchbook – Overwatch Antologia (Image: reprodução/Pixel)

A qualidade da obra é impecável, tanto das ilustrações como das histórias, ainda que sejam curtas demais pra um verdadeiro fã do jogo e dos personagens, e mesmo com as diferenças de estilo entre cada roteirista e ilustrador, é possível ver que as histórias conversam entre si e reforçam a narrativa criada in-game, sem fugir do contexto original; ainda que pareça um item exclusivo para compor a coleção do fã mais entusiasmado, pode ficar tranquila! Se você não joga ou se não é tão fã assim, Overwatch: Antologia é uma obra de qualidade que pode ser apreciada por quem simplesmente ama boas histórias em quadrinhos.

Especial Reflexos – Overwatch Antologia (Imagem: reprodução/Pixel)

Editora Pixel

A Pixel é o selo jovem da Editora Ediouro. Já reconhecido no segmento de histórias em quadrinhos, também aposta em novidades e nas tendências do mercado editorial, publicando livros de influenciadores digitais e celebridades, franquias do universo geek, de games e romances e HQs dos filmes da Disney. O selo Pixel está presente em bancas e livrarias de todo o país.


OverwatchOverwatch: Antologia

Roteiros: Robert Brooks, Matt Burns, Michael Chu, Micky Neilson, Andrew Robinson e James Waugh.

Artes: Bengal, Jeffrey “Chamba” Cruz, Espen Grundetjern, Miki Montlló, Nesskain, Joe NG e Gray Shuko.

144 páginas

Editora Pixel

Se interessou pelo quadrinho? Compre aqui!

A Delirium Nerd é integrante do programa de associados da Amazon. Comprando através do link acima, ganhamos uma pequena comissão e você ainda ajuda a manter o site no ar, além de ganhar nossa eterna gratidão por apoiar o nosso trabalho!


Edição realizada por Gabriela Prado.

Escrito por:

66 Textos

No momento gamer casual. Em tempo integral Comunicadora, Relações Públicas e Pesquisadora. Freela como Produtora de Conteúdo, Redatora e Social Media. Pisciana e sonhadora, meio louca dos signos, meio louca dos gatos. Fã de tecnologia, games, e-sports, quadrinhos e outras nerdices legais!
Veja todos os textos
Follow Me :