As atrizes Lupita Nyong’o e Danai Gurira estarão juntas novamente agora em nova série da HBO Max. A produção será baseada na obra “Americanah“, de Chimamanda Ngozi Adichie, e é um projeto que Nyong’o desejava produzir desde 2013.
“Americanah” acompanha a vida de Ifemelu (Lupita Nyong’o), uma mulher nigeriana que na adolescência se apaixona por seu colega de classe Obinze, mas, estando no meio da Guerra da Nigéria, eles precisam abandonar o país e acabam se separando. Ifemelu vai para os Estados Unidos, onde, apesar do seu sucesso acadêmico, precisa lidar com o preconceito racial, enquanto isso, Obinze sonha em um dia encontrá-la, mas enfrenta uma vida perigosa em Londres.
Chimamanda Adichie é uma premiada escritora nigeriana e militante feminista. A autora possui obras como “Hibisco roxo” (2003), vencedor do prêmio de melhor primeiro livro do Commonwealth Writers, “Meio sol amarelo” (2006) é sobre a guerra do Biafra e venceu o prêmio de ficção do Baileys Women’s Prize de 2007 e, a inspiração para a nova série, o livro “Americanah” foi o vencedor do National Book Critics Circle Award, em 2013.

A escritora também é referência na luta feminista. Suas palestras para o TED “O perigo de uma história única” (2009) e “Todos devemos ser feministas” (2012) foram vistas milhões de vezes, e trechos da segunda TED foram usadas por Beyoncé em seu álbum “Lemonade”.
Leia também:
>> “A Fazenda Africana” e o perigo da narrativa única
>> Carnival Row – 1ª temporada: roteiro fraco e reforço de estereótipos
>> Livros e quadrinhos LGBTQ+ “impróprios” que o Delirium Nerd aprova
A adaptação terá Danai como showrunner e roteirista do primeiro episódio, além de ser produtora executiva juntamente com Lupita Nyong’o, Andrea Calderwood, Didi Rea, Danielle Del, Nancy Won (Jessica Jones) e a Plan B.
Com 10 episódios encomendados pela HBO, “Americanah” ainda não possui data de estreia prevista.
Edição realizada por Isabelle Simões.