Retrospectiva 2019: Os melhores jogos do ano

Retrospectiva 2019: Os melhores jogos do ano

Mais um final de ano chegou e com ele as listas de melhores do ano! Como não poderia faltar, a lista de games deste longo e conturbado 2019 está entre nós, com a esperança de levar um pouco de alívio e diversão a vocês! Então cola com a gente e vem acompanhar essa lista maravilhosa, recheada de protagonistas e personagens femininas fortes e cativantes, que estrelaram histórias incríveis. Seja você fã de carteirinha do universo gamer ou não, aqui tem opção para todos os gostos, em diversos gêneros e plataformas, para aproveitar estes últimos dias de 2019 jogando muito. Confira nossa lista com os melhores jogos deste ano!

Os melhores jogos de 2019

Resident Evil 2 Remake

Resident Evil 2 Remake
Melhores jogos de 2019: Resident Evil 2 Remake

A nova versão de Resident Evil 2 também tem Claire Redfield e a Ada como personagem jogável, além de Leon S. Kennedy, é claro! Desenvolvido e publicado pela Capcom, o survival horror foi lançado para PC, PS4 e Xbox One em 25 de janeiro. Extremamente fiel ao original de 1998, novamente acompanhamos os protagonistas Leon e Claire na fuga de Raccon City, enquanto desvendam os mistérios do apocalipse zumbi. O remake de Resident Evil 2 se destaca pelas melhorias gráficas, pelo desafio e sustos que tiram o fôlego de qualquer um, e pela jogabilidade em terceira pessoa, que substituiu a câmera fixa do jogo original.

Bloodstained: Ritual of the Night

melhores jogos 2019
Melhores jogos de 2019: Bloodstained – Ritual of the Night

Jogo no estilo metroidvania, Bloodstained: Ritual of the Night teve como produtor Koji Igarashi, da série “Castlevania”, o que justifica as inúmeras referências ao jogo e às sequências “Symphony of the Night” e “Order of Ecclesia”. Bloodstained: Ritual of the Night se passa na Inglaterra, em pela Revolução Industrial, e nele acompanhamos a jornada de Miriam pelos labirintos que levam até o vilão Gebel, responsável por liberar demônios e causar destruição. Foi desenvolvido pela ArtPlay e publicado pela 505 Games em 18 de junho para PC, PS4, Xbox One e Nintendo Switch.

Wolfenstein: Youngblood

melhores jogos do ano
Melhores jogos de 2019: Wolfenstein – Youngblood

Desenvolvido pela Machine Games/Arkane Studios e publicado pela Bethesda Softworks, Wolfenstein: Youngblood foi lançado em 26 de julho para PC, Nintendo Switch, PS4 e Xbox One. O jogo de tiro em primeira pessoa conta com duas protagonistas e é sequência de “Wolfenstein II: The New Colossus”.

Nesta história, que se passa na Paris de 1980 em uma realidade alternativa em que os nazistas venceram a Segunda Guerra, as irmãs Jessica e Sophia Blazkowicz partem em busca do pai desaparecido. Wolfenstein: Youngblood comporta um modo cooperativo para dois players e é possível escolher com qual protagonista jogar. Além disso, o jogo pode ser completado de forma não linear, dando ainda mais liberdade às jogadoras.

Fire Emblem: Three Houses

melhores jogos do ano
Melhores jogos de 2019: Fire Emblem: Three Houses

Fire Emblem: Three Houses é um RPG de estratégia em turnos, no estilo anime, desenvolvido pela Intelligent System/ Koei Tecmo e publicado pela Nintendo em 26 de julho. A mais nova sequência da franquia Fire Emblem se passa em Fódlan, um continente dividido entre 3 nações rivais, mas que agora vivem em paz.

O jogo expandiu as mecânicas de escola para outras funcionalidades, como a de batalha, e também inovou ao inserir muitos elementos de gestão de tempo e a construção de relacionamentos no gameplay. Destaque para a princesa Edelgard, líder da Casa Black Eagles, e para a possibilidade de escolher o gênero e customizar seu personagem. Fire Emblem: Three Houses é exclusivo para Nintendo Switch.

Control

melhores jogos 2019
Melhores jogos de 2019: Control

O jogo ação/aventura e de tiro em terceira pessoa foi desenvolvido pela Remedy Entertainment e publicado pela 505 Games. Em Control, a jogadora encarna a protagonista Jesse Faden, armada com uma pistola sobrenatural capaz de assumir diversas formas. Quando parte em busca de respostas para seus poderes, Jesse se vê encarregada de derrotar o vilão do jogo, enquanto assume a diretoria de uma instituição que controla fenômenos sobrenaturais.

Outras funcionalidades que garantem sucesso às missões de Jesse é a telecinese, tanto para defesa como ataque, e o sistema de aprimoramento a partir de objetos encontrados ao longo do jogo e em missões secundárias. Control foi lançado em 27 de agosto para PC, PS4 e Xbox One.

Gears 5

melhores jogos 2019
Melhores jogos de 2019: Gears 5

Mais uma sequência do clássico “Gears of War”, o jogo de tiro em terceira pessoa foi desenvolvido pela The Coalition e publicado pela Xbox Game Studios. E se em “Gears of War 4” você encarnava JD Fenix na missão de salvar a mãe da atual protagonista, em Gears 5 a jogadora deverá assumir a própria Kait Diaz para descobrir suas origens e de sua família. Contando com a ajuda de JD, Delmont e Marcus, também de Gears of War 4, o título é dinâmico, intuitivo e tem ação do início ao fim! Gears 5 foi lançado em 6 de setembro e está disponível para PC e Xbox One.

Leia também:
>> Heavy Metal Machines: Um moba brasileiro insanamente divertido
>> Gris: Uma obra de arte sobre resiliência e superação
>> Pixel Ripped 1989: nostalgia e inovação em sintonia perfeita

Code Vein

Code Vein
Melhores jogos de 2019: Code Vein

O RPG de ação foi desenvolvido e publicado pela Bandai Namco, em 26 de setembro, para PC, PS4 e Xbox One. Inspirado na jogabilidade de “Dark Souls” e nas animações de “God Eater 3”, também da Bandai Namco, Code Vein mostrou que tem muita personalidade com uma distopia pós-apocalíptica, recheada de vampiros e entidades sobrenaturais.

Em Code Vein seu personagem é customizável e ainda é possível contar com outras personagens femininas, como a Mia e a Io. O sistema de habilidades e aprimoramento também é muito interessante, visto que além de definir a classe com que quer jogar, também é possível montar a sua própria build com os Códigos de Sangue.

Indivisible

Indivisible
Melhores jogos de 2019: Indivisible

Indivisible é um jogo de plataforma produzido pela Lab Zero Games e publicado pela 505 Games. Lançado em 8 de outubro para PC, PS4, Xbox One e Nintendo Switch, merece destaque por contar com uma protagonista feminina, apesar dos gráficos e da jogabilidade simples.

Em Indivisible, a jogadora acompanha Ajna, que desenvolve a habilidade de absorver entidades conhecidas como “encarnações” depois que sua vila é queimada por Ravannar. Durante a busca por justiça, Ajna aprende sobre seus poderes e encontra outros personagens que a auxiliam. O jogo foi produzido com a ajuda de um crowdfunding e conta com o compositor Hiroki Kikuta, do clássico Secret of Mana, e com a animação de Yoh Yoshinari, do anime Little Witch Academia.

Lenin the Lion

Lenin the Lion
Melhores jogos de 2019: Lenin the Lion

O jogo brasileiro Lenin the Lion não tem protagonista feminina, mas está nessa lista porque fala de saúde mental, bulliyng e masculinidade tóxica. Desenvolvido e publicado por Lornyon, foi lançado em 27 de setembro para PC e conta a história de Lenin, um leão adolescente e albino. Em um ambiente lúdico, a jogadora precisa ajudar o protagonista, deprimido por sua condição e por sofrer com o preconceito dos moradores de sua vila. Lenin, the Lion nos ensina sobre empatia, sobre respeitar as diferenças e as individualidades de cada um, mas vai além ao alertar sobre os perigos da depressão e sobre a importância de cuidar da nossa saúde mental.


Edição e revisão realizada por Isabelle Simões.

Escrito por:

66 Textos

No momento gamer casual. Em tempo integral Comunicadora, Relações Públicas e Pesquisadora. Freela como Produtora de Conteúdo, Redatora e Social Media. Pisciana e sonhadora, meio louca dos signos, meio louca dos gatos. Fã de tecnologia, games, e-sports, quadrinhos e outras nerdices legais!
Veja todos os textos
Follow Me :