Doce Entardecer na Toscana: a imigração na Itália

Doce Entardecer na Toscana: a imigração na Itália

Com uma bela atuação de Krystyna Janda no papel da protagonista, “Doce Entardecer na Toscana” joga um olhar sobre a situação dos imigrantes na Itália e o ressurgimento do nacionalismo e xenofobia. Apesar de ter belíssimas cenas filmadas ao pôr do sol com luz natural, algo muito difícil de ser feito, dada a brevidade do fenômeno, o título do filme é, na verdade, um tanto irônico. No original, se traduz para “Doce Fim do Dia”, algo que evoca tanto a questão literal do pôr do sol, quanto o impacto da situação política do país na vida da personagem principal.

A trama de “Doce Entardecer na Toscana”

Maria Linde (Krystyna Janda) é uma poetisa que vive em uma vila na Toscana, Itália, com sua família. Sendo ganhadora do Prêmio Nobel de literatura por seus trabalho, recebe um dia uma homenagem da prefeitura loca, mas seu discurso de protesto contra a xenofobia no país causa imensa controvérsia.

Ao mesmo tempo, seu vizinho Nazeer (Lorenzo de Moor), com quem ela tem um caso, é mais um dos imigrantes que sofrem ataques da população intolerante. Após um ataque terrorista em Roma, tudo piora.

Doce Entardecer na Toscana
Cena de “Doce Entardecer na Toscana”. (Imagem: reprodução)

O desenrolar da história

Misturando algumas cenas sutis com outras óbvias, a questão política permeia o filme inteiro, sendo refletida nas vidas individuais dos personagens. Apesar de ser uma mulher independente e de sucesso, o temperamento rebelde de Maria por vezes coloca em risco o relacionamento com seus próprios parentes. A filha, por exemplo, faz de tudo para se aproximar dela. Enquanto o marido parece tolerante, até que o caso de Maria chacoalhe a estabilidade do casamento.

“Doce Entardecer na Toscana” é um filme muito agradável de acompanhar, com cenas divertidas e belas paisagens, ao mesmo tempo que lida de forma bastante sofisticada (com exceção do final) com a questão política que aborda. É um filme que vale a pena ser visto no cinema, para poder apreciar toda a exuberância cinematográfica que ele oferece.

Escrito por:

88 Textos

Cineasta, musicista e apaixonada por astronomia. Formada em Audiovisual, faz de tudo um pouco no cinema, mas sua paixão é direção de atores.
Veja todos os textos
Follow Me :