Filmes e seriados para amantes de tecnologia

Filmes e seriados para amantes de tecnologia

A tecnologia é uma parte integrante de nossas vidas e ninguém se imagina vivendo sem ter acesso aos novos dispositivos ou aos aplicativos do momento. A busca pelos melhores apps para streaming é um exemplo claro da forma como esses dispositivos servem para mais do que a mera comunicação, se tornando, também, veículos para os nossos momentos de lazer.

Os amantes da tecnologia sabem que hoje esse assunto faz parte das narrativas de vários filmes e seriados e buscam nestes um pouco mais sobre a temática. De fato, há vários anos que a sétima arte tem se inspirado na tecnologia para desenvolver diversas histórias em que se tenta intuir como as ferramentas e a evolução poderão afetar, de forma positiva ou nociva, o nosso futuro. Venha conhecer alguns dos filmes e seriados que tratam essa temática!

1. Eu, Robô

Em 2004, o famoso filme de Will Smith, “Eu, robô” chamava a atenção para um futuro possível, decorrente em 2035, onde os robots são usados como funcionários pelas pessoas. O filme narra o potencial de a tecnologia se voltar contra o ser humano e apresenta um futuro potencial bem interessante.

Leia também >> A representatividade feminina em Mr. Robot: mulheres inteligentes e destemidas

2. Altered Carbon

Lançado em 2018, esse seriado se trata de uma ficção científica sobre a possibilidade encapsular a consciência humana para evitar morrer. Questões relacionadas com a realidade virtual, a inteligência artificial e o big data fazem parte desta narrativa, onde o enfoque reside no transhumanismo.

Cena da série "Altered Carbon"
Cena da série “Altered Carbon”. (Imagem: reprodução)

3. Black Mirror

Esse seriado britânico nasceu em 2011 e cada episódio conta uma história distinta, com narrativas baseadas na tecnologia. Sendo um seriado futurista, este demonstra potenciais problemas e dilemas relacionados com algumas das tecnologias que existem hoje ou estão em evolução e que, globalmente, consideramos positivas para nossa vida. Um desses temas é o da realidade aumentada.

Leia também >> Black Mirror – 4ª temporada: entretenimento da violência e protagonismo feminino

4. Ex_Machina: Instinto Artificial

Uma das narrativas mais famosas sobre tecnologia nasceu em 2015 com “Ex_Machina”. Essa história traz o conceito de Inteligência Geral Artificial, uma inteligência que pode ser comparada à humana, com a criação de um robô chamado Ava. Uma história onde o robô quase poderia ser humano.

Cena do filme "Ex_Machina: Instinto Artificial".
Cena do filme “Ex_Machina: Instinto Artificial”. (Imagem: reprodução)

5. Ela

Em 2015, Scarlett Johansson dá voz a uma personagem que revolucionou o mundo dos filmes sobre tecnologia. Esse filme é bastante romântico e nos conta a paixão entre um escritor e uma assistente virtual. Toda a dinâmica do longa-metragem nos leva a pensar sobre o papel do digital em nossas vidas e o seu crescente poder em nossas sociedades.

Leia também >> A evolução da representação feminina na ficção científica audiovisual

6. Transcendence: a revolução

Em 2014, essa narrativa, onde um cientista é protagonizado pelo ator Johnny Depp, se foca na inteligência artificial e no aparecimento de grupos terroristas anti-tecnologia. A transferência da consciência para meios digitais também está presente nessa narrativa, onde se levantam diversos dilemas éticos e se explora o potencial da tecnologia como forma de dominação mundial.

Escrito por:

97 Textos

Veja todos os textos
Follow Me :