Vestibulares: redações sobre a internet e a vida das pessoas

Vestibulares: redações sobre a internet e a vida das pessoas

Que a Internet é algo cada vez mais comum e presente na vida das pessoas, todos sabemos e podemos também esperar que este tema seja cada vez mais comum em áreas como a educação.

Vimos ao longo dos anos inúmeros vestibulares cuja proposta de redação foi relativa à Internet e seus usos e até consequências na vida das pessoas. 

Este é um sinal da maneira como a Internet toma conta de nosso dia-a-dia não só nos momentos em que fazemos uso direto dela. 

Com isso em mente, hoje iremos ver diferentes exemplos de redações sobre Internet que foram cobradas nos últimos anos em diversos vestibulares, visando inspirar vestibulandos em possíveis temas de redação.

Ingresso e acesso à universidades e faculdades

Atualmente, o acesso a órgãos que oferecem algum tipo de curso gratuito do governo, como por exemplo universidades, se dá através da realização de um vestibular ou uma prova que poderá lhe classificar para o ensino superior ou ensino técnico.

E uma das etapas dentro dos vestibulares, talvez a mais significativa delas para a nota final do inscrito, é a escrita de uma redação em formato de dissertação.

A dissertação, por sua vez, é um tipo de texto que é pautado na defesa de uma opinião ou ideia através da apresentação de argumentos e dados que possam defender esta opinião.

Além disso, como dito acima também, dentre os últimos temas de vários vestibulares espalhados pelo país, há um assunto em comum: a Internet.

Manipulação do usuário pela Internet

O primeiro dos temas que iremos ver no artigo de hoje é o tema da redação do ENEM do ano de 2018, que foi Manipulação do usuário pela Internet.

Esse tema diz respeito essencialmente a um fenômeno que existe há séculos, senão milênios, mas que tomou muito mais força e novas proporções devido a globalização e a Internet.

Sim, a manipulação do usuário pela Internet pode ser realizada através das famosas Fake News, ou Notícias Fraudulentas, em uma tradução livre. 

As Fake News nada mais são que notícias não verídicas ou distorcidas que são divulgadas na intenção de manchar a imagem de uma pessoa, grupo ou entidade em específico. 

Há especialistas que dizem que o impacto que elas podem ter em uma democracia é tanto, que os resultados das eleições de 2016 nos Estados Unidos e Rússia podem ter sido severamente influenciados pela atuação de Fake News.

Portanto, a importância que este tema possui nos dias atuais é imensa e não seria surpresa que novas provas e outros vestibulares no futuro usem de uma temática similar para realizar a redação de sua prova.

A influência que a Internet possui na vida das pessoas

Um ponto essencial de tocarmos também é o nível que as pessoas possuem de acesso à Internet, atualmente.

Como esta ferramenta está na vida da maior parte das pessoas diariamente, a Internet tende também a influenciar o comportamento de seus usuários e até moldar modas e tendências sociais.

Podemos ver estes reflexos em modas que surgem em meio ao TikTok e ao Instagram que tomam conta da população.

Grande exemplo disso são desafios oriundos destas redes sociais, que podem possuir resultados incríveis e também resultados trágicos. Pudemos ver no caso do desafio do balde de gelo, que ocorreu há anos atrás, e proporcionou um significativo apoio financeiro para uma causa extremamente nobre, que no caso seria o de levantar fundos para pesquisas voltadas para a cura de Esclerose Lateral Amiotrófica.

Outro exemplo disso, no entanto, agora no lado negativo do impacto da Internet é o desafio de dançar na rua ao lado de um carro em movimento. 

Uma usuária do TikTok acabou viralizando por ter sofrido um acidente ao realizar esta performance, evidenciando o perigo que poderia estar por trás de tal desafio. 

Vemos através destes dois exemplos que a Internet e em especial as redes sociais possuem uma capacidade significativa de mobilizar as pessoas em prol de uma causa, um desafio ou até um delírio coletivo.

Inclusão digital e acesso à Internet

Outro tema que pode ter relevância nos próximos anos perante as redações de vestibular é a Inclusão digital e o acesso à Internet pela parcela mais desfavorecida da população.

Dados como o fato de o ENEM ser realizado de maneira inteiramente digital até o ano de 2026 pode deixar de fora da prova muitos alunos mais carentes.

Isso representa, de forma quase certeira, uma diminuição drástica na ocorrência de alunos de baixa renda nas universidades federais, o que é trágico.

Portanto, o tema da inclusão digital e oportunidade de acesso à Internet para todos pode ser de extrema relevância nos próximos anos, levando em consideração o avanço do ENEM digital.

Escrito por:

97 Textos

Veja todos os textos
Follow Me :