Os melhores filmes baseados em eventos reais

Os melhores filmes baseados em eventos reais

Uma das formas de arte que mais emoções nos consegue retirar com a sua experiência está no cinema, uma forma de expressão visual que é capaz de captar sentimentos nunca antes vistos.

Este passatempo entra no topo da lista dos mais populares na sociedade atual, onde poderá encontrar outras atividades de lazer como praticar desporto, o online casino, leitura de diferentes livros, entre outras motivações.

Como afirma a autora Carolina Fiel, através das suas formas artísticas, imagens de caráter forte e áudio perfeito para uma cena, o cinema é uma das melhores formas de entretenimento existente atualmente, sendo um hobbie com linguagem simples, mas por vezes uma mensagem complexa.

Quando falamos dos melhores filmes, muitas pessoas gostam das histórias baseadas em eventos reais. Estas histórias parecem-nos mais “pessoais”, tocando no nosso interior e fazendo-nos pensar o que levou a todo aquele evento acontecer, mesmo que o filme seja sobre algo menos poético e mais relacionado com a nossa rotina diária.

Assim sendo, dentro desta categoria de filmes, existem alguns que gostaríamos de destacar para vocês.

Moneyball

Moneyball

Com lançamento no cinema no ano de 2011, Moneyball é uma história relacionada com um dos maiores desportos norte-americanos, o basebol.

Brad Pitt é o ator principal nesta história, bem secundado por atores de renome como Jonah Hill e o falecido Phillip Seymour Hoffman, que tomaram uma abordagem bastante tranquila e, mesmo um pouco idiótica, sobre os altos e baixos no ano de 2002 dos Oakland Athletics da MLB.

Todo o enredo gera em torno desta equipa de basebol, onde Brad Pitt é o diretor geral, e durante toda a história vai tomando decisões controversas baseadas em números e algoritmos desenvolvidos por parte do assistente.

Esta forma de ver o basebol completamente inovadora chocou um dos desportos culturalmente menos evoluídos na altura, criando grandes atritos na sua legião de adeptos e mesmo entre o resto do staff técnico.

Pursuit of Happyness

Pursuit of Happyness

Baseado na história real de Christopher Gardner, atualmente com 40 anos e CEO de uma companhia de ginásios, o Pursuit of Happyness é uma história tocante sobre a perseverança de um homem contra todas as barreiras.

Com Will Smith a representar o papel de Gardner e Jaden Smith a contracenar também como seu filho, a história desenrola-se nos subúrbios de Nova Iorque, onde um homem de família luta contra as imprevisibilidades que a vida lhe atira à frente.

Tendo a mulher saído de casa por este não cumprir as suas promessas, ficado sem casa (devido à falta de pagamento) e com um trabalho baseado em comissões de vendas, Gardner viu-se relegado a dormir na rua com o seu filho antes de conseguir uma oportunidade.

Após ter sido aceito num programa de estudo como corretor numa das maiores empresas do mercado, este passa a ter enormes dificuldades para conciliar a vida pessoal com o estudo.

As mesmas iriam desaparecer com um final onde o mesmo é convidado para entrar na empresa, tornando-se assim um homem de sucesso na área e criando o seu próprio espaço na área econômica.

A Beautiful Mind

A Beautiful Mind

Esta fantástica história foi inspirada em John Nash, um matemático que ganhou um Prêmio Nobel mesmo padecendo de uma doença mental que viria a afetar todo a sua vida pessoal e, muitas vezes, o seu discernimento como gênio da matemática.

Lançado em 2002 e com Russell Crowe como protagonista desta história, o filme baseia-se em torno da vida do matemático e de todas as complicações relacionadas com a sua esquizofrenia, que apesar de tudo, nunca iria limitá-lo em termos matemáticos, tornando-se um dos nomes mais relevantes desta área.

Este drama biográfico revela uma área um pouco tabu na sociedade contemporânea, a saúde mental, sendo que o filme termina com Nash conseguindo distinguir o que é real do que é imaginário e a voltar aos seus números, algo em que sempre foi feliz.

Existem muitos títulos de filmes que, muito provavelmente, irá julgar que têm mais influência na história do cinema, porém, o que distingue esta arte de outras, é capacidade de apreciação que cada pessoa tem relativamente ao que está assistindo.

Escrito por:

97 Textos

Veja todos os textos
Follow Me :