Como os NFT vem mudando a cultura gamer

Como os NFT vem mudando a cultura gamer

Para quem aí tem dúvidas sobre como ganhar dinheiro na internet, uma das dicas é simplesmente se aventurar no mundo dos games. Isso mesmo, os jogos digitais e as criptomoedas mostram que é possível unir o útil ao agradável.

Contudo, é aí que entra o conceito de NFT e a tecnologia blockchain. NFT é a sigla em inglês para o termo Non-Fungible-Token, que em português significa Token-Não-Fungível.

Se todos esses termos estão parecendo um idioma alienígena, não se preocupe, no artigo a seguir iremos explicar o que tudo isso tem a ver com os games e como eles se tornam lucrativos no mundo das moedas digitais.

NFT – Entenda o conceito

NFT consiste em um Token-Não-Fungível. Em outras palavras, ele é uma espécie de certificado criptográfico relacionado a um produto digital. 

Ok, mas e daí? Para explicar melhor, podemos afirmar que Token-Não-Fungível é o registro de um item, porém no formato digital. Portanto, esse Token é uma espécie de contrato, sendo fundamental para atestar a autenticidade desse item.

O NFT possui um valor único. E por essa razão ele é utilizado para vender itens digitais, como, por exemplo, músicas, filmes, imagens, memes engraçadinhos de internet e até mesmo games.

Portanto, ao pensar em Token-Não-Fungível, você deve saber que se trata de um código de computador capaz de autenticar um produto original e comprovar para todo mundo que ele é único.

Um exemplo de um NFT na prática é a venda do meme Nyan Cat, criado em 2011. Esse meme foi vendido em um leilão digital por uma quantia exorbitante.

Sendo assim, aí vem a pergunta que não quer calar: Por que abrir a carteira para comprar um NFT, um artigo que pode ser reproduzido facilmente pelo vasto mundo da web? Talvez pelo mesmo motivo que faz uma pessoa querer ter em casa um Rembrandt original e não uma cópia.

Portanto, com o NFT funciona assim: a imagem (ou outro tipo de artigo digital) é replicada milhões de vezes na internet, mas apenas você será o dono do arquivo original que possui o Token capaz de comprovar a autenticidade.

Mas o que tudo isso tem a ver com a cultura gamer e em como ganhar dinheiro na internet? Calma que a gente chega lá. 

Os jogos em Blockchain – Quando ser gamer também é ser investidor

Você provavelmente já ouviu falar em criptomoedas, as famosas moedas digitais. Surgidas no final da primeira década dos anos 2000, elas se tornaram uma alternativa interessante de investimento.

A primeira delas foi a Bitcoin, mas não tornou para a proliferação de muitas outras. Porém, quando o assunto é criptomoeda, um tema muito importante é a Blockchain, que consiste na tecnologia que reforça a segurança das transações que envolvem esse tipo de moeda.

A Blockchain, literalmente uma cadeia de blocos virtuais, impede que pessoas mal intencionadas possam invadir sistemas digitais e roubar ou alterar as criptomoedas. 

Sendo assim, é graças a tecnologia da Blockchain (e também ao conceito de NFT) que os desenvolvedores de aplicativos e games se tornam aptos para criar jogos que envolvem moedas digitais. O resultado disso: já é possível jogar e investir ao mesmo tempo.

Crypto Kitties

A popularização dos E-Sports marcou o avanço da profissionalização dos jogos digitais. Foi assim que surgiram atletas que ganham fortunas jogando games como League of Legends e Counter-Strike.

Porém, a tecnologia das criptomoedas e do NFT vem popularizando outros tipos de games que rendem lucros. Os lucros são em moedas virtuais, mas ainda assim não deixam de ser investimentos importantes.

Um exemplo de jogo que está misturando a cultura gamer com o hábito de investir é o Crypto Kitties. Esse game, lançado em 2017, é o pioneiro nessa safra de games que aliam NFT e criptomoedas. 

A premissa do jogo é simples: a jogadora deve criar gatinhos digitais, totalmente customizáveis e que podem custar um bom dinheiro ao serem transformados em NFT (os já mencionados Token-Não-Fungíveis).

Além disso, esse game foi desenvolvido utilizando a Blockchain da Ethereum, uma moeda virtual bastante conhecida entre os seguidores.

Axie Infinity

Esse é outro jogo que vem fazendo barulho nos redutos gamers e também entre o pessoal que investe em moedas digitais.

Em Axie Infinity a dinâmica consiste em adquirir personagens que fazem parte do universo desse game. Sendo assim, a jogadora tem o objetivo de criar um time composto por pelo menos três Axies, que são monstros redondos.

Esses monstrengos nada mais são que os NFTs do jogo. Posto isso, para poder constituir uma equipe no Axie Infinity, o gamer deve comprar criaturas de quem já está dentro da plataforma.

A grande dificuldade é que esses monstrinhos horrendos valem verdadeiras fortunas. Porém, dentro do jogo existem outras formas de transação mais acessíveis, como trocas e compras conjuntas, por exemplo.

Binamon

Esse é mais um lançamento na área de “play to earn” e segue a mesma premissa do Axie Infinity e outros jogos baseados em NFT’s.

O jogo é composto por diversos monstros digitais que lutam entre si e com isso geram riquezas aos jogadores. 

A moeda do jogo é a $ BMON que pode ser obtida por meio dos jogos diários (a jogadora ganha uma quantia ao jogar todos os dias), por batalhas contra outros jogadores e jogadoras, por apostas em Binamons, mantendo fazendas de monstros ou negociando os NFT’s com outros jogadores.   

O sucesso dos NFTs nos jogos digitais

Os NFTs estão fazendo um enorme sucesso, pois são capazes de atrair para um mesmo espaço gamers e entusiastas das criptomoedas que estão interessados em como ganhar dinheiro na internet. 

O êxito dos gamecoins (jogos com moedas virtuais) é explicado pelo fato de que eles movimentam quantias milionárias. 

Isso é um atrativo não apenas para quem curte games digitais, mas também para quem tem curiosidade de entender como esse mundo de jogo e criptomoedas funciona.

Da mesma forma, é interessante saber ainda que se o jogo atrai vários gamers, o token utilizado valoriza. Caso o jogo vá mal, a tendência é cair. Em suma, é como uma bolsa de valores que funciona no universo dos jogos digitais.

Não vai tardar muito para que futuramente  jovens milionárias construam boa parte das suas fortunas por meio dessas iniciativas. Além disso, é bom também os desenvolvedores de games abrirem os olhos para esse mercado, que certamente oferece boas oportunidades.

Jogos digitais sempre fizeram sucesso

Desde os primórdios da computação lá em meados do século XX, até os gráficos avançados da Realidade Virtual do mundo de hoje, os games sempre movimentaram uma indústria milionária.

Hoje em dia, para quem quer saber como ganhar dinheiro na internet, é bom ficar atento também para o que acontece no mundo dos games, inclusive nos jogos que surfam na onda de tecnologias como criptomedas, NFTs e Blockchain.

Os NFTs estão abrindo um caminho novo para o universo dos games, deixando de ser uma tendência e se consolidando como uma real possibilidade de investimentos e lucros.

Escrito por:

97 Textos

Veja todos os textos
Follow Me :