Playstation 4 vs Playstation 5: qual escolher?

Playstation 4 vs Playstation 5: qual escolher?

Está interessado em investir em um videogame, mas não sabe qual vale mais a pena para você? Então, nesse texto, vamos te ajudar a tirar essa dúvida.

Sabemos que a tecnologia evolui e que as novas gerações de eletrônicos são superiores às anteriores. A pergunta que fica é: essa diferença justifica a variação do preço? Ou seja, vale a pena pagar mais caro por um jogo novo ou a versão anterior já supria as necessidades?

Para responder essas perguntas, fizemos esse texto explicando como funciona o Playstation 4 e o 5, quais as diferenças entre eles e qual videogame vale mais a pena escolher.

Como é o Playstation 4?

O PS4 foi lançado no final de 2013 e logo teve uma boa aceitação do mercado. Esse console permite que você se divirta com os jogos mais famosos do mundo, como o FIFA no mundo do futebol, e o Minecraft no segmento de aventura, principalmente para crianças.

Dentre os principais benefícios dessa quarta geração do console da Sony, podemos destacar a memória RAM GDDR5 de 8 GB, sendo compartilhada entre CPU e GPU.

Além disso, a resolução do aparelho depende do tipo de Playstation que você quer comprar, assim como a capacidade dele, que varia de 500GB a 1T.

Um PS4 comum, por exemplo, tem resolução máxima de 1080p. Por outro lado, o PS4 Pro suporta até 1440p em televisores HD. Outra vantagem do modelo Pro é a sua capacidade de aproximar a resolução dos jogos para o 4k e ele tem sempre 1T de capacidade.

Para entender melhor todas essas diferenças, o portal A Melhor Escolha preparou um artigo bem completo comparando o PS4 Slim e o PS4 Pro.

Quais as vantagens do Playstation 5?

O Playstation 5 é bem mais recente, principalmente quando falamos do lançamento dele no Brasil que foi no final de 2020.

Primeiramente, o PS5 conta com um leitor de Blu-ray que permite a você usar tanto jogos de PS4 quanto de PS5. Isso é muito interessante, principalmente para pessoas que já tinham a geração anterior do console da Sony ou que não querem comprar jogos tão caros quanto podem ser os da versão atual.

Além disso, o PS5 tem um SSD de alta velocidade. Isso significa que você pode jogar de forma dinâmica e rápida resposta do aparelho, sem que ele trave, demore a carregar ou outro problema do tipo.

Outra vantagem desse console é que suporta 4k e alcança 120 frames por segundos em determinados jogos. Tudo isso resulta em um melhor processamento gráfico.

Ainda vale ressaltar que a quinta geração deste eletrônico da Sony tem armazenamento interno de 825 GB de SSD customizado e interface de memória de 16 GB GDDR6.

Principais diferenças entre Playstation 4 e 5

Uma vantagem muito interessante do PS5 frente ao PS4 é a funcionalidade “dicas para jogos”. Isso só é válido para os assinantes do PS Plus, e vale muito a pena dar dicas de como passar de fase e enfrentar situações específicas de jogos que costumam ser difíceis. Essa explicação é feita com vídeos bem elaborados e diretos, para você não perder tempo.

Além disso, a nova versão do PS mostra quanto tempo você gastou em cada jogo, o que é útil quando você quer analisar em quanto tempo conseguiu finalizar um jogo específico, por exemplo.

Outra funcionalidade específica do PS5 que não existia no PS4 é a edição de capturas de tela de jogos antes de compartilhá-las com amigos. Além de tudo isso, você ainda consegue interagir com jogos pelo menu do PS5, e o próprio tem um microfone embutido para isso.

Por fim, vale ressaltar a interface personalizável do PS5 que não existia no PS4. Assim, você consegue ajustar músicas, o áudio e até a lista de amigos.

Essas são as principais diferenças práticas entre as duas gerações de console, além das técnicas que influenciam na resolução do jogo, no gráfico e na capacidade do eletrônico.

Conclusão

O Playstation 4 e o 5 são bem diferentes, apesar de ambos rodarem bem os principais jogos do mercado e de você conseguir se divertir bastante com eles.

Para saber qual vale mais a pena, você deve saber bem qual é o seu objetivo ao comprar o console. Se você não se importa tanto com a agilidade do aparelho ou com o gráfico encontrado, então, provavelmente, já ficará satisfeito com o PS4. Apesar de o PS5 ser bem superior, os dois modelos já entregam resultados interessantes e realistas.

Porém, se você quer investir em um aparelho melhor e, além disso, gosta das funcionalidades extras do PS5 como as dicas para passar de fase nos jogos e o microfone embutido, por exemplo, então escolher o PS5 é mais interessante para você.

Escrito por:

97 Textos

Veja todos os textos
Follow Me :