4 tipos de cartas profissionais que você precisa conhecer

4 tipos de cartas profissionais que você precisa conhecer

Uma carta profissional é um gênero textual utilizado no ambiente corporativo. Este tipo de documento é utilizado para formalizar uma comunicação para a empresa ou para os colaboradores.

Apesar da linguagem ser impessoal, é preciso ser cordial e educado. Além disso, tenha atenção com a ortografia correta, pontuação e regras gramaticais.

Além disso, como em uma carta de intenção pronta, por exemplo, tudo que possui viés profissional deve evitar posicionamentos pessoais e subjetividade.

Se você está conhecendo este tipo de comunicação agora, descubra quais os 4 tipos de cartas profissionais mais utilizados.

Carta de intenção pronta

Uma carta de intenção pronta é útil para quem está concorrendo em uma seleção. Também conhecida como carta de interesse ou de motivação, que demonstra a sua vontade de fazer parte de algo.

Este documento geralmente é requisitado pelas empresas, quando se trata de uma vaga mais concorrida ou uma função muito específica. Como é um arquivo não tão comum, contar com uma carta de intenção pronta pode ser um bom ponto de partida.

A carta de intenção pronta deve conter informações gerais, como o assunto, local, data e destinatário. Mas, não seja tão simples e capriche nas informações do corpo da carta.

Antes de escrever, se informe sobre a cultura da empresa ou instituição de ensino. A seguir, veja em seu currículo quais pontos quer destacar. Esta será a base para desenvolver um texto coerente e de forma concisa e objetiva.

Após descrever suas qualidades profissionais, justifique os motivos que despertaram seu interesse nesta oportunidade. Neste sentido, defina como seus objetivos condizem com a cultura do local pretendido.

Finalize com uma despedida simples, seus contatos, e comunique que seu currículo estará em anexo.

Além de empresas, saiba que instituições de ensino também podem solicitar uma carta de intenção.

Carta de apresentação

A carta de apresentação é usada quando o candidato deseja mostrar que as habilidades que possui são condizentes com uma vaga de emprego.

Assim, este documento pode ser tanto escrito na estratégia de conquistar a atenção do recrutador, como ser uma exigência para concorrer a vaga.

Na primeira vez que se escreve uma carta de apresentação, podem surgir algumas dúvidas. E assim como é possível usar uma carta de intenção pronta, na internet há modelos de carta de apresentação para inspirar.

Mas, de modo geral, esta carta deve ser desenvolvida como se já tivesse conquistado a vaga. Demonstre que conhece os problemas da empresa alvo e sabe como solucioná-los.

Além disso, inclua e se aprofunde nas qualidades e habilidades pessoais. Enfoque em tudo de positivo que pode agregar para a empresa, principalmente as experiências e conhecimentos.

Estruture a carta de apresentação com cabeçalho, saudação, introdução, desenvolvimento, fechamento e assinatura. Em resumo, esta carta é como se o candidato “se vendesse” como a melhor alternativa para preencher a vaga.

Carta de recomendação

A carta de recomendação é escrita sobre o profissional, mas não por ele. Geralmente, quando este documento é solicitado, o antigo supervisor ou gerente é quem escreve. Há casos em que os próprios colegas podem discorrer.

Com o propósito de conhecer o candidato sobre outra ótica, a carta de recomendação deve conter os dados do destinatário, e de quem escreve, como cargo, setor e empresa.

A seguir, esclareça do que este ofício se trata, indicando o nome do candidato e a vaga pretendida.  Nesta fase de apresentação é importante que quem escreve relacione o nível hierárquico e quais relações possui com o candidato.

No corpo da carta, descreva as habilidades e competências da pessoa referida. Indique as atividades que desenvolveu, o grau de comprometimento, seu relacionamento com os colegas e os resultados obtidos.

É bastante solícito se a pessoa que escreve a recomendação se colocar à disposição para maiores esclarecimentos.

Carta de demissão

O último modelo é a carta de demissão. Este documento encerra o contrato de trabalho e demonstra profissionalismo por parte do colaborador.

Após serem acertadas as burocracias pertinentes ao desligamento, escreva a carta de demissão para formalizar a saída.

Este instrumento faz com que o colaborador deixe a empresa de maneira amigável, e com clima positivo.

Neste sentido, escreva a carta de demissão com cabeçalho, saudação, no corpo inclua a resolução em renunciar ao cargo e a data estipulada da partida.

A seguir, inclua um breve agradecimento pelo período e pela oportunidade de trabalhar na empresa. A diante, informe se é necessário dispensa imediata ou se haverá cumprimento do aviso prévio.

Mesmo havendo efeito imediato, coloque-se à disposição para esclarecimentos no prazo padrão de 30 dias. Finalize com sua assinatura e seus dados pessoais.

Cartas profissionais: uma documentação necessária

Como pode ver, as cartas profissionais são documentos formais e possuem finalidades distintas. Assim, cada uma deve ser utilizada de acordo com o propósito esperado.

Além destas, também existe a carta de agradecimento que pode ser usada quando um colaborador se aposenta, ou quando a equipe completa um projeto.

Em resumo, dentro do ambiente corporativo existe uma carta para cada necessidade de comunicação.

Escrito por:

97 Textos

Veja todos os textos
Follow Me :