Filmes e séries para aprender novos idiomas

Filmes e séries para aprender novos idiomas

Aprender novos idiomas tem se tornado uma necessidade da sociedade moderna. Afinal, com tantos avanços na área da tecnologia e dos meios de transporte, o mundo não parece mais um lugar tão grande, não é mesmo?

No entanto, a mesma evolução da era digital tem formado uma geração cada vez mais exigente e até impaciente quando se trata de consumir conteúdos e aprender coisas novas.

Desse modo, a oferta de ensino de línguas teve que acompanhar essa evolução e trazer outras formas para que o aluno possa aprender de forma mais divertida e lúdica.

Por que aprender novos idiomas?

Como já vimos, a tecnologia tem avançado muito ao longo dos últimos tempos. E, principalmente graças às redes sociais, a interação com pessoas de outras nacionalidades agora é uma realidade em nosso dia a dia.

Ademais, as empresas, tanto as grandes quanto as pequenas, têm aproveitado esse encurtamento de distâncias para expandir seus negócios para além das fronteiras.

E isso torna necessário contar com colaboradores bilíngues, no mínimo.

Então, tudo isso torna aprender novos idiomas uma necessidade se quisermos aproveitar todas as vantagens que isso traz. Falando em vantagens, a seguir vamos falar sobre alguns dos principais benefícios que aprender novos idiomas pode trazer.

Melhores empregos e remuneração mais alta

Como as empresas estão buscando cada vez mais estender sua área de atuação para outros países, é vital que seus colaboradores saibam se comunicar corretamente com esse novo público.

Sendo assim, quem sabe como fazer isso leva vantagem sobre quem não sabe e, consequentemente, consegue melhores trabalhos que são, claro, melhor remunerados.

Melhores experiências nas viagens

Poucas coisas são tão gratificantes e enriquecedoras quanto viajar para outros países. Afinal, conhecer novas paisagens, culinária, costumes e culturas, é algo que aumenta nossa bagagem de maneira definitiva.

E aprender novos idiomas para poder se comunicar e aproveitar ao máximo a viagem, torna a vivência dessa experiência mais plena.

Melhores conexões e interações sociais

Saber se comunicar em mais de um idioma abre exponencialmente o nosso leque de possibilidades de relacionamentos. Afinal, falar inglês, por exemplo, significa se comunicar com praticamente o mundo inteiro.

Então, seja para trabalhar ou apenas conversar, podemos dizer que aprender novos idiomas nos faz sermos muito mais interativos com a sociedade na qual estamos inseridos.

Expande seus horizontes

Quando sabemos falar em outras línguas, isso permite que tenhamos mais amigos, oportunidades de trabalho e outras experiências mais plenas. Isso porque podemos assistir filmes em seu idioma original, por exemplo, que é muito mais interessante.

Além disso, quando chegamos ao nível de não precisar mais de legendas, assistir aos conteúdos fica muito mais prazeroso e divertido.

Jogar games, também, é outra coisa que fica mais gostosa depois de aprender novos idiomas, uma vez que a maioria das plataformas e das configurações de jogos estão em inglês.

Ademais, jogar em arenas multiplayer com pessoas de outras nacionalidades é bem mais interessante e divertido. E por falar em diversão, se você acha que só dá para aprender idiomas de forma monótona e repetitiva, está muito enganado, pois existem plataformas e sites que já disponibilizam recursos para que você aprenda línguas com séries e filmes!

Quais as vantagens de usar filmes e séries para aprender novos idiomas?

Quando aprendemos com métodos lúdicos e divertidos, o processo de aprendizagem se torna mais fluido e sem estresse. Então, aprender idiomas com séries e filmes é muito vantajoso em vários sentidos.

Isso porque, além de aproveitarmos um momento de entretenimento e diversão para agregarmos conhecimento e fazer algo proveitoso, ainda aprendemos mais rápido. Afinal, nosso cérebro se abre para assimilar o enredo do conteúdo e se esforça para compreender os diálogos e narrativas da história que está sendo contada. Assim, ele acaba por absorver a compreensão do idioma por consequência.

Sem contar que, ao ver os atores nativos falando a língua daquele país, nossa pronúncia se aprimora. 

Nesse caso, abrir o app da Netflix é algo que pode auxiliar muito o seu aprendizado.

Aliás, as melhores plataformas e sites de ensino lúdico de idiomas oferecem recursos para que você consiga aprender da forma mais perfeita possível tanto a grafia quanto a pronúncia das palavras.

Desse modo, você pode clicar sobre qualquer palavra e a exata forma de escrever e de falar essa palavra é mostrada a você instantaneamente.

E além das séries e filmes, no tópico seguinte vamos ver outras maneiras que podem ser as melhores formas de aprender espanhol e outros idiomas para você.

Quais as melhores maneiras de aprender novos idiomas? 

Outra excelente forma de aprender novos idiomas é através de músicas. Afinal, é comprovado cientificamente que o ritmo ajuda a fixar melhor os conteúdos enquanto estão sendo aprendidos.

E essas plataformas oferecem recursos excelentes para que você aprenda com conteúdos musicais, através não só das músicas em si, mas também de clipes, shows e outros meios.

Desse modo, você aprende sem se estressar e se diverte no processo. Então, além dos benefícios tangíveis de se aprender novos idiomas, você ainda ganha qualidade de vida.

E já que estamos falando em benefícios, você sabia que aprender línguas traz uma série de benefícios para a saúde de uma maneira geral?

Benefícios de aprender novos idiomas para a saúde

Muitas pesquisas e estudos feitos por neurologistas e linguistas mostram que existe uma série de efeitos benéficos que acontecem no organismo de quem aprende uma nova língua. Dentre eles, podemos citar:

  • Melhorias na memória e na concentração, devido ao aumento das conexões neurais que acontecem enquanto estimulamos nosso cérebro a assimilar o idioma novo;
  • Prevenção de doenças cognitivas, como o mal de Alzheimer, também graças ao aumento das conexões entre os neurônios;
  • Diminuição da incidência de transtornos comportamentais e mentais, por causa da melhora da auto estima e da maior liberação de neurotransmissores como a ocitocina, a dopamina e a endorfina, que isso traz;
  • Aumento da massa encefálica, principalmente do hipocampo e do córtex cerebral, o que traz um aumento expressivo da criatividade, raciocínio lógico e da inteligência de um modo geral.

Então, além dos benefícios externos, vamos dizer assim, que aprender novos idiomas pode nos proporcionar, ainda obtemos vantagens para nós mesmos, que são sentidas em nosso próprio corpo.

Agora que você já sabe como filmes e séries, além de músicas, podem nos ajudar a aprender novos idiomas, não perca mais tempo e comece hoje mesmo a usar essas ferramentas excelentes para se tornar um poliglota!

Escrito por:

97 Textos

Veja todos os textos
Follow Me :