Netflix: entenda por que Sandman pode não ser renovada pela gigante do streaming

Netflix: entenda por que Sandman pode não ser renovada pela gigante do streaming

A história em quadrinhos de Sandman reúne uma legião de fãs há muito tempo. A obra de Neil Gaiman é vista como uma das melhores HQs da história, e houve algumas tentativas, sem sucesso, de adaptar o enredo para as telas. Agora, com o lançamento recente da série de TV na Netflix, com o envolvimento do próprio autor, apesar de ter cativado uma audiência enorme a colocando no topo de vários países, a obra ainda pode não ser renovada. Acompanhe mais detalhes da série e como ajudar a obra de Gaiman a ganhar uma segunda temporada.

Leia também >> The Sandman: a louvável adaptação do quadrinho de Neil Gaiman

O protagonista de Sandman é Morpheus (Tom Sturridge), o Rei do Reino dos Sonhos. Sonho, como também é conhecido, é capturado por um mago em um ritual, ficando refém por 100 anos e perdendo seus três itens mágicos poderosos: seu rubi, sua areia e sua máscara. A captura de Morpheus tem consequências desastrosas para o mundo dos vivos, e seu reino é reduzido às ruínas em sua ausência. Quando finalmente consegue escapar, Sonho precisa embarcar em uma missão para recuperar seus artefatos, seu poder e restaurar o reino ao seu antigo potencial.

Morpheus (Tom Sturridge) e Morte (Kirby Howell-Baptiste) em Sandman
Morpheus (Tom Sturridge) e Morte (Kirby Howell-Baptiste) em Sandman. Imagem: Netflix

Desde sua estreia, a série conseguiu conquistar igualmente o público e a crítica especializada. Com o envolvimento de Gaiman na produção, certificando-se que a adaptação fosse fiel à sua obra, os fãs não ficaram decepcionados. Além disso, com uma divulgação massiva e um grande número de assinantes da gigante do streaming, a série também foi capaz de engajar um novo público, algo muito importante para seu sucesso.

Leia também >> Sonho de mil gatos/Calíope: as agradáveis surpresas do episódio bônus de “The Sandman”

A série estreou em 5 de agosto e dominou as primeiras posições da Netflix em inúmeros países ao redor do mundo, se tornando uma das produções internacionais de maior sucesso da empresa neste ano. No Brasil, o sucesso não foi diferente, e a produção continua estável no top 10 do país. Ao todo, Sandman já foi assistida por mais de 127 milhões de horas por assinantes da Netflix.

Apesar de o sucesso ser inegável, ele talvez não seja o suficiente para renová-la. A Netflix ainda não confirmou o retorno da obra para uma segunda temporada, e Neil Gaiman alertou aos fãs em sua conta no Twitter para que continuem com o engajamento da série, e orientou que as pessoas a assistam em maratonas.

Leia também >> A força feminina em Sandman: mulheres complexas, com personalidades marcantes
Morpheus em Sandman.
Morpheus em Sandman. Imagem: Netflix

Gaiman comentou que a série é uma obra extremamente cara e, portanto, espera-se que o investimento tenha um retorno equivalente. Para isso, ela deve ter uma audiência incrivelmente alta em um curto período de tempo. Mesmo que tenha sido o programa mais assistido das últimas semanas, as expectativas da empresa podem não ser atendidas.

Além disso, o modelo de negócios da Netflix é um pouco diferente de outras empresas do ramo. O engajamento inicial de uma produção é um dos fatores mais importantes para ela. Para haver uma renovação, a Netflix utiliza o número de pessoas que assistiram a todos os episódios em um prazo pequeno, portanto assistir a todos os episódios em maratona tem um valor superior para a companhia, em comparação a assistir a um episódio de cada vez, apreciando a obra aos poucos.

Leia também >> Morte: a mais viva entre os Perpétuos de “Sandman”

Para que a segunda temporada seja garantida, é preciso que os fãs de Sandman reforcem o engajamento da série nas redes para cativar um novo público, que comece a assistir e que conclua todos os episódios em poucos dias. Apesar disso, o preço do serviço pode afastar novos assinantes, já que, ao contrário de outros streamings, a Netflix não costuma oferecer promoções como na Black Friday ou em outras datas especiais.

Escrito por:

279 Textos

Site sobre cultura e entretenimento com foco em produções feitas e protagonizadas por mulheres.
Veja todos os textos
Follow Me :