Sega: uma referência incontornável na história dos videojogos

Sega: uma referência incontornável na história dos videojogos

A SEGA é uma empresa de imenso prestígio no mundo dos jogos, com criações de personagens icônicos e consoles populares como a Mega Drive e a Dreamcast.

Fundada em 1960 pelo norte-americano Martin Bromley, mas sempre com sede em Tóquio e enquanto empresa japonesa, a SEGA inicialmente se destacou por criar máquinas de fliperama e em 1986, lançou a Master System, sua primeira incursão no mundo dos consoles.

Em 1988, a SEGA lançou sua criação mais icônica até então, a Mega Drive, que conquistou o mercado europeu e americano com jogos como Alladin, Street of Rage II e muitos outros.

A força do Sonic

No entanto, foi com o lançamento do jogo Sonic The Hedgehog, que se tornou um enorme sucesso, que o console Mega Drive explodiu em vendas, fazendo da SEGA uma das empresas mais populares de seu segmento.

Concorrendo com o Super Mario da Nintendo, o Sonic deu origem a vários títulos de jogos, como Sonic the Hedgehog, Sonic 2 e muitos outros, sempre com o pequeno e dinâmico ouriço azul ultrapassando imensos adversários e obstáculos até derrotar o vilão, Dr. Robotnik.

Estima-se que a Mega Drive tenha vendido cerca de 40 milhões de unidades em todo o mundo, um número impressionante para a época.

A SEGA na Fórmula 1

O sucesso da SEGA foi tal que seus patrocínios chegaram até à Fórmula 1. Em 1993, a SEGA patrocinou a equipe Williams de Fórmula 1 e também o Grande Prêmio da Europa, chamado nesse ano de Sega European Grand Prix.

Muitos fãs de apostas esportivas (nesse tempo ainda só disponíveis em bancas na Inglaterra, mas hoje disponíveis em casas online como a Novibet) terão percebido que, em uma tarde de chuva, o mágico Ayrton Senna dominaria a pista, e foi isso mesmo que ele conseguiu, em uma vitória célebre – e levando para casa o Sonic como troféu. O troféu se encontra hoje na sede da equipa de Senna na época, a McLaren, em Inglaterra.

Dreamcast e o futuro escapando

Após o sucesso da Mega Drive, a SEGA lançou vários acessórios e inovações para o seu console, como uma arma com mira e um aparelho para ligação à internet.

Em seguida, a empresa lançou o SEGA CD, que suportava CDs, o SEGA Saturn e, em 1998, o Dreamcast, seu último console até hoje. Apesar da inovação, esses consoles não atenderam às expectativas de vendas da empresa, e com o crescimento das concorrentes, como Microsoft, Sony e Nintendo, a SEGA abandonou a produção de hardware.

Sega Forever
Imagem: Divulgação

A marca continua sendo, todavia, uma empresa relevante no mercado de jogos. Sonic é um dos jogos mais vendidos do mundo e a SEGA também foi capaz de trazer de volta personagens queridos com o projeto SEGA Forever, que lançou jogos do Master System e Mega Drive para smartphones.

Além disso, a empresa iniciou um programa para relançar consoles populares dos anos 80 e 90. Com novos sucessos, como Bayonetta ou Yakuza, a SEGA mantém-se como uma das maiores produtoras de jogos do mercado no mundo.

O sucesso do filme Sonic 2 mostrou que a marca continua forte e capaz de agradar ao público. Com uma história de 62 anos de produção de conteúdo no mercado, a SEGA permanece relevante e competitiva, mesmo em um segmento bastante exigente.

Escrito por:

97 Textos

Veja todos os textos
Follow Me :