Quem é fã de cinema já deve ter assistido a pelo menos um filme retratando algum grande momento esportivo. Atualmente, parece que existem obras para todos os gostos e perfis, retratando o futebol, basquete, futebol americano, golfe e até mesmo modalidades menos populares. Mas, no caso dos eSports, por exemplo, como agradar um público tão nichado?
Como fazer uma obra atrativa que contemple os fãs, players amadores, atletas, quem busca um site de apostas em CS2 ou quem tem qualquer outro tipo de relação com os esportes eletrônicos? Bom, esta pergunta fica para os diretores responderem. Enquanto isso, que tal pensar em algumas sugestões de momentos para serem levados às telonas?
1 – O começo para muitos: season de 2011 de League of Legends
Foi em 2011 que o cenário competitivo de LoL mostrou ao mundo sua capacidade, quando a Riot decidiu organizar seu primeiro Campeonato Mundial, dois anos após o lançamento do jogo.
Comparando com o cenário atual de e-Sports, a categoria era muito mais nichada. Para se ter ideia, o time campeão, Fnatic, levou um prêmio de 50 mil dólares. Em 2024, este foi o valor que os 15° e 16° colocados receberam.
Falando sobre como a história do torneio pode virar um filme, basta pensar em obras como Moneyball. Nesse sentido, o foco estaria nos bastidores, mostrando quem foi responsável por tudo, com a competição como um plano de fundo.
2 – IEM Cologne 2021: um único jogador vence um time inteiro
No CSGO e em muitos outros e-Sports, o cenário competitivo é dominado por times. Com isso, a grande maioria das partidas são decididas justamente pelo desempenho combinado de cada jogador. Entretanto, há raras ocasiões em que um único competidor desequilibra a disputa. Foi isso que aconteceu durante o IEM de 2021, evento de CSGO realizado em Cologne.
O motivo foi simples: a Natus Vincere estava com Oleksandr “s1mple” Kostyliev como principal jogador. s1mple levou o desafio extremamente a sério e conseguiu 4 “aces” na mesma competição.
Caso não saiba, um “ace” significa que um único jogador conseguiu “derrubar” um time inteiro sozinho. Falando de torneios oficiais, já é raro que isso ocorra apenas uma vez. Com 4 “aces”, s1mple com certeza fez história e merece um filme mostrando essas conquistas.
3 – The International 2015: uma partida de Dota 2 valendo 6 milhões de dólares
O Mundial de LoL quebrou barreiras em termos de espectadores. Todavia, foi em 2013 que o The International, torneio mundial de Dota 2, trouxe uma premiação gigantesca para o cenário profissional de e-Sports. Em suma, o campeão de 2021, o Team Spirit, levou mais de 18 milhões de dólares após vencer a grande final.
Mas, por que a edição de 2015 merece ser transformada em um filme? Basicamente, pela vitória que o time Evil Geniuses, ou EG, impôs sob os CDEC Gaming, sagrando-se como a primeira equipe norte-americana a ser campeã. Muitos consideram que uma só jogada foi merecedora dos 6 milhões, sendo chamada de “Six Million Dollar Slam”.
4 – CSGO Boston Major de 2018: de azarões a campeões
Poucas histórias funcionam tão bem no cinema quanto o clássico “azarão que vence tudo e todos”. Mas, no mundo dos e-Sports, há raros momentos que se encaixam nessa descrição. E, um dos melhores é a campanha da Cloud9 na Major de CSGO, em 2018.
Nas duas primeiras partidas da fase de grupos, a C9 perdeu para equipes de nível semelhante. E o pior: as três partidas restantes seriam contra o top 3 mundial, de longe os favoritos para vencer a Major. Entretanto, para a surpresa de todos, a Cloud9 venceu o trio sem muitas dificuldades. Daí em diante, uma série de embates épicos se seguiram, mas a C9 manteve seu desempenho.
Como não podia faltar numa história emocionante, a final foi apertada: a FaZe, sua adversária, venceu o primeiro mapa. Com a Cloud9 vencendo a segunda, chegou-se ao terceiro mapa com um empate arrepiante, vencido por pouco pela C9.
5 – Semifinal da EVO 2004: a defesa perfeita
Para quem não conhece, a EVO é uma das competições vanguardistas nos e-Sports, com a primeira edição em 1996. Assim, saltando para 2004, quando o torneio já era chamado de Evolution Championship Series, ou EVO, todos os olhos estavam nas partidas de Street Fighter III.
Mais precisamente, Justin Wong jogava com a Chun-Li, enquanto Daigo Umehara controlava Ken. Disputando uma melhor de 3, o placar estava em 1-1, com o Ken de Umehara em seus últimos pontos de vida.
Então, Wong usou Super Art, ataque praticamente inescapável. Afinal, são 15 golpes extremamente rápidos… mas não para Daigo. Além de defender (ou “dar parry”) em todos os golpes, Daigo ainda revidou e conseguiu vencer a partida.
Até hoje esse momento é visto por milhares de pessoas, com quase 10 milhões de visualizações no vídeo oficial. Já pensou num filme mostrando esse momento de forma épica?
Como transformar eSports em filmes?
Em um cenário que privilegia vídeos curtos e rápidos e em partidas super intensas, fazer um filme de eSports que cative o público pode ser bastante desafiador. Ou será que não?
Caso estes momentos lendários comecem a ser registrados, será que os próprios fãs não se comoverão a ponto de assisti-los? Como fazer uma releitura que acrescente em algo, já que a maioria dos lances já podem ser revistos na própria internet?