Corpos Adiante: Conte isso àqueles que dizem que fomos derrotados

Corpos Adiante: Conte isso àqueles que dizem que fomos derrotados

Movimentar-se é a tônica de “Conte isso àqueles que dizem que fomos derrotados” de Aiano Bemfica, Camila Bastos, Cristiano Araújo e Pedro Maia de Brito. Com uma montagem dinâmica e fluída, a câmera acompanha o registro documental do início de três assentamentos em lugares e tempos diferentes de comunidades que foram despejadas à força de suas localidades de origem.

O filme é feito coletivamente com os integrantes do Movimento de Luta nos Bairros e Favelas (MLB). Ressaltando a importante questão da falta de moradia digna para todos os cidadãos brasileiros, a montagem propõe um ritmo de tensão e o roteiro coloca em evidência que tipos de corpos vivem em constante estado de alerta para simplesmente ocupar um espaço na teia social. É na noite que a dinâmica exprimida na tela se revela.

O desenho de som é o grande destaque do filme, pois revela uma opção bastante ousada na medida em que suprime os diálogos e coloca em evidência tão somente o som ambiente. A medida em que o filme avança, a câmera, que se coloca à espreita entre os galhos das árvores, desloca a espectadora para dentro da ação. Trata-se, portanto, de um documentário instigante, que através da observação, se transmuta no deslocamento constante que acaba por colocar a ação como sua grande protagonista.

“Corpos Adiante” é a temática que norteia a 22ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes. Nas palavras dos curadores “o cinema, como linguagem e espaço de reiteração de narrativas e experiências discursivamente condicionadas, se estabelece como um campo de disputa. E essa disputa coloca em jogo não só os corpos representados, mas, sobretudo, o próprio modo como se constituem as estruturas de suas narrativas.” Tendo em vista essa perspectiva, foram programados quatro curtas-metragens que, de alguma forma, propõem, no deslocamento geográfico dos corpos, uma alternativa para existir e resistir às violências físicas ou simbólicas que um mundo imerso na necropolítica propõe.

Assista abaixo as realizadoras apresentando seus filmes na sessão de estreia no Cine-Tenda da Mostra Tiradentes.

Ficha Técnica:

Direção: Aiano Bemfica, Camila Bastos, Cristiano Araújo e Pedro Maia de Brito

Sinopse: A noite é tempo de luta (ou há um novo lugar possível sendo avistado no horizonte).

>> Confira aqui mais sobre a 22ª Mostra de Tiradentes!

Escrito por:

120 Textos

Aquariana, mora no Rio de Janeiro, graduada em Ciências Sociais e em Direito, com mestrado em Sociologia e Antropologia pelo PPGSA/UFRJ, curadora do Cineclube Delas, colaboradora do Podcast Feito por Elas, integrante da #partidA e das Elviras - Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema. Obcecada por filmes e livros, ainda consegue ver séries de TV e peças teatrais nas horas vagas.
Veja todos os textos
Follow Me :