• HOME
  • SOBRE
    • DELIRIUM NERD NA MÍDIA
  • ANUNCIE CONOSCO!
  • COLABORE
  • CULTURA
    • ARTE
    • CINEMA E TV
    • ENTREVISTAS
    • ESTILO
    • GAMES
    • LITERATURA
      • LEIA MULHERES
    • MANGÁS/ANIMES
    • MÚSICA
    • SÉRIES
    • QUADRINHOS
      • [HQ] Lua Negra
  • DELIRIUM CAST
  • DELIRIUM NEWS
  • PARCERIAS
  • APOIE!
DELIRIUM NERD
CINEMA

[CINEMA] A Odisseia de Alice: Uma marinheira desbravando sentimentos (Crítica)

por Samantha Brasil · 1 de fevereiro de 2017

Quantos filmes cuja protagonista é uma mulher marinheira você já viu? A Odisseia de Alice, de Lucie Borleteau, nos faz pensar se realmente é preciso que seja uma mulher a dirigir um filme para que este argumento seja transformado em roteiro. Impossível não pensarmos no livro “A guerra não tem rosto de mulher“, de Svetlana Aleksiévitch, onde ela desmistifica a imagem de mulheres nos campos de batalha tal qual comumente vemos representada nas artes. Ao reescrever a história da Segunda Guerra Mundial sob a perspectiva de um protagonismo feminino, a autora dá voz a mulheres que ocuparam funções de franco-atiradoras, pilotas de tanque, soldadas que efetivamente lutaram contra as tropas nazistas de Hitler.

a odisseia de alice, cinema, protagonismo feminino, mulher protagonista,

Em A Odisseia de Alice, apesar de não remeter a nenhuma guerra, a diretora também mexe com o imaginário do espectador que raramente vê um filme em que a protagonista é uma engenheira que abre mão do convívio diário com familiares, amigos e namorado em prol de uma carreira profissional embarcada por meses em enormes navios cargueiros. Que se masturba pensando no namorado; se aventura em cada porto afirmando que já teve relações sexuais nos cinco continentes; que vive um triângulo amoroso, mas sem jamais perder de vista a sua individualidade e seu foco maior que é a sua realização profissional. O combustível afetivo é, portanto, a mola mestra das relações dentro de um navio batizado de “Fidelio”. Inspirada por experiências contadas por terceiros, a ideia inicial era rodar um documentário sobre essa personagem extremamente interessante, mas foi na ficção que Ariane encontrou o melhor caminho para contar a sua história.

O roteiro assinado por Borleteau, Clara Bourreau e Mathilde Boisseleau é simples, mas extremamente eficiente, onde temas como fidelidade (aproveitando-se o nome do navio onde se passam 90% das filmagens), cultura do estupro, relações de poder em âmbito profissional, questões de gênero e sexualidade, frente a liberação da mulher moderna, são costurados de forma naturalista, sem qualquer fetichização ou tom feminista panfletário. A direção segura de Borleteau utiliza bem as locações e transforma o próprio navio em personagem na medida em que seus enquadramentos e o modo como os corpos são filmados dão o tom da narrativa.

fidelio-l-odyssee-d-alice-8

a odisseia de alice, cinema, nu feminino, protagonismo feminino

Outro ponto alto do filme é a excelente atuação de Ariene Labed, que lhe rendeu inúmeros prêmios, como no Festival de Locarno (2014). Curiosamente, a atriz costuma escolher papéis que fomentam o debate sobre a representação da mulher na sociedade, como o grego “Attenberg” (2010), de Athina Rachel Tsangari, e o francês “The Stopover“, das irmãs Delphine e Muriel Coulin. Neste último, Ariene interpreta uma soldada no pós guerra.

Apesar da cena final mostrar uma certa ambiguidade quanto aos sentimentos da protagonista, a diretora, neste seu longa-metragem de estreia, recebeu inúmeros prêmios, com destaque para melhor filme de estreia no César (2015), o prêmio da Imprensa Francesa (2014) e o prêmio especial de cinema europeu na competição pelo Leopardo de Ouro no Festival de Locarno (2014).

_____________________________________________________________________________________________________

Apoia.se DELIRIUM

A Guerra Não tem Rosto de MulherA odisseia de AliceAriene LabedAthina Rachel TsangariAttenbergcinemaClara Bourreaucultura do estuproDelphine e Muriel CoulindiretorasFeminismoFestival de LocarnoLucie BorleteauMathilde BoisseleaumulheresMulheres diretorasprotagonismo femininoquestões de gênerorepresentatividade femininasexualidadeSvetlana AleksiévitchThe Stopover
Compartilhar Tweet

Samantha Brasil

Aquariana, mora no Rio de Janeiro, graduada em Ciências Sociais e em Direito, com mestrado em Sociologia e Antropologia pelo PPGSA/UFRJ, curadora do Cineclube Delas, colaboradora do Podcast Feito por Elas, integrante da #partidA e das Elviras - Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema. Obcecada por filmes e livros, ainda consegue ver séries de TV e peças teatrais nas horas vagas.

Você também pode gostar...

  • Oscar 2019 CINEMA

    [OSCAR 2019] Uma reflexão sobre a invisibilidade de mulheres no prêmio de Melhor Direção

  • Respiro CINEMA

    [CINEMA] Respiro: a jornada de uma garota no Irã e o cinema de Narges Abyar

  • Capitã Marvel CINEMA

    [CINEMA] Capitã Marvel: o que você precisa saber sobre Carol Danvers antes de assistir ao filme!

PESQUISAR

Novidades do Delirium Nerd
no seu e-mail

   

Delirium Cast

Textos Populares

[SÉRIES] Outlander - 4ª temporada: Primeiras Impressões (contém spoilers)
[CINEMA] As Boas Maneiras: Uma fábula de terror brasileira
[OSCAR 2019] Uma reflexão sobre a invisibilidade de mulheres no prêmio de Melhor Direção
[SÉRIES] "Atypical" e o machismo que está por trás da fofura do enredo
[LITERATURA] Confira os livros feministas da Boitempo que serão lançados neste ano!
[SÉRIES] "O Segredo Além do Jardim" e as semelhanças com a obra de Dante Alighieri
[LISTA] Animes com protagonistas femininas que você precisa ver!
[SÉRIES] Pose: os bailes como performance dos sonhos de uma comunidade queer marginalizada

OFERTA!

Smartphone Samsung Galaxy De R$ 1.299,00 por R$ 899,00!

Conheça a Chico Rei!

PROMOÇÕES

 

FUNKO POP COM DESCONTO!

Conheça a editora DarkSide Books!

LANÇAMENTOS e PRÉ-VENDAS!

                 

ANUNCIE AQUI!

Sobre a Delirium Nerd

A Delirium Nerd é um site sobre cultura e entretenimento com foco em produções feitas e protagonizadas por mulheres, com matérias sobre filmes, quadrinhos, livros, games, séries/tv e muito mais!

Para contato ou parcerias: [email protected]

Tags

cinema crítica Feminismo filme literatura livro Livros Netflix personagens femininas protagonismo feminino Quadrinhos representação feminina resenha série

Mais recentes

  • Capitã Marvel

    [DELIRIUM NEWS] Capitã Marvel também chega aos quadrinhos com lançamento da Panini!

    22 de fevereiro de 2019
  • [SÉRIES] Pose: os bailes como performance dos sonhos de uma comunidade queer marginalizada

    22 de fevereiro de 2019
  • Oscar 2019

    [OSCAR 2019] Uma reflexão sobre a invisibilidade de mulheres no prêmio de Melhor Direção

    22 de fevereiro de 2019
  • The Americans

    [SÉRIES] The Americans: espionagem numa poderosa trama onde soluções fáceis não existem

    21 de fevereiro de 2019

Arquivos

© 2019 Delirium Nerd. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial do conteúdo sem prévia autorização das editoras.