[LIVROS] Leia Mulheres: Projeto literário Delirium Nerd 2017

[LIVROS] Leia Mulheres: Projeto literário Delirium Nerd 2017

Compartilhe

Ano novo, projeto novo para o site! Um projeto literário. Para ambientar a ideia, uma pergunta: você já ouviu falar do Leia Mulheres (#leiamulheres)? É uma iniciativa inspirada na hashtag #readwomen2014, criada em 2014 pela escritora e ilustradora britânica Joanna Walsh. A intenção era incentivar a leitura de livros escritos por mulheres e chamar a atenção para suas produções, que não recebem (que surpresa!) a devida atenção da imprensa especializada. Bem, e qual é a relação disso com o nosso projeto literário aqui do site?

O Leia Mulheres é, então, um clube de leitura que teve a sua primeira edição brasileira em São Paulo, em 2015, com a mediação de Juliana Gomes, Juliana Leuenroth e Michelle Henriques. A coisa toda deu tão certo que se espalhou pelo país e hoje várias cidades têm a sua própria organização! Os grupos se encontram todos os meses para discutir a obra escolhida pelas integrantes e a participação é livre! Todo mundo é bem-vindo. Os clubes também ocupam vários espaços culturais bem diversificados, como cafés, bibliotecas, museus e até lojas de quadrinhos.

Procure o Leia Mulheres da sua cidade! Siga nas redes sociais e veja quanta gente legal tem feito o esforço consciente de ler mais mulheres. Tem até aplicativo para acompanhar quais obras estão sendo lidas e quando vão ser os encontros em cada cidade! Coisa linda.

Voltando à nossa discussão, você já reparou nas listas de melhores livros brasileiros/da literatura mundial/do ano/do século/da estante da minha tia Cotinha? A maioria esmagadora das obras é escrita por homens (majoritariamente brancos e blá blá blá). Será que as mulheres não escrevem? Será que não escrevem nada de bom? Por que não podem aparecer mais nestas famigeradas listas? Estranho esse negócio… 

Então, para responder a essas perguntas, a gente está lançando o #LeiaMulheres do Delirium Nerd 2017. O funcionamento vai ser um pouquinho diferente de um clube presencial: a partir de fevereiro, teremos todos os meses uma categoria diferente (mais ou menos clássicas, mais ou menos aleatórias) com indicações de livros sensacionais escritos só por autoras. Para cada indicação, uma postagem para te deixar com vontade de sair correndo atrás do livro e aumentar ainda mais aquela lista de leituras futuras.

Tá faltando escritoras na estante? Não deixe de acompanhar o projeto! Nunca leu uma autora brasileira? Segura na nossa mão e vamos ver o que está sendo escrito bem aqui do nosso lado. Torce o nariz pra poesia desde aquela aula traumática no ensino médio? Pera lá, vamos dar uma espiada em um ou dois poemas. Adora séries de livros, daquelas que duram (quase) pra sempre? Vai tá tendo também!

E mais: conhece alguma autora maravilhosa que, vergonhosamente, ficou de fora? Compartilha com a gente. O último post do mês vai ser uma compilação das sugestões e aí não vão faltar dicas pra tua lista de leituras! Vamos ler mais mulheres? Em fevereiro, a nossa categoria vai ser o primeiro livro de uma série.  Aguardem e acompanhem! 🙂

Ps.: Delirium Nerd, é para nunca mais ler livros escritos por homens? NÃO, né. O que não dá é para ler só eles.


Compartilhe

Written by:

11 Posts

Professora, feminista, pesquisadora em literatura, engajada na missão de ler sempre mais mulheres. É viciada em livros & séries. Tem sempre um lugar especial no coração para Star Wars, filmes da Ghibli & gatos.
View All Posts
Follow Me :