A partir de sexta-feira (3), Recife está sendo palco de um dos festivais de cinema mais tradicionais do Brasil, o Janela Internacional de Cinema do Recife. Até o dia 12 de novembro o Delirium Nerd estará dentro do festival assistindo a sessões de filmes e de debates acerca das questões de gênero dentro do audiovisual.
Esse ano os curadores elegeram 120 filmes de 50 países diferentes para exibição, sendo elas obras inéditas e clássicos do cinema. Com o tema “Heroínas” na sessão de clássicos, o Festival fará também uma retrospectiva da filmografia da realizadora Lucrecia Martel, além do programa especial L.A. Rebellion e 11 longas na mostra competitiva.
O evento também contará com aulas de cinema ministradas pela homenageada do evento, a argentina Lucrecia Martel, além do vencedor da Palma de Ouro, o francês Laurent Cantet.
O Janela Internacional chega a sua décima edição e é realizado por Kleber Mendonça Filho e Emilie Lesclaux, sob coordenação de programação de Luís Fernando Moura, com patrocínio da Petrobrás e da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco (Fundarpe), por meio do incentivo do Funcultura, ocupando lugares da cidade como o histórico Cinema São Luiz, o Cine do Museu, e o Portomídia.