[DESENHO] Personagens femininas da década de 90

[DESENHO] Personagens femininas da década de 90

A volta do desenho As Meninas Super-Poderosas esse ano faz recordar o quanto essas garotinhas que combatem o crime são amadas. Mas além delas, quem viveu sua infância durante a década de 90 também teve outras personagens femininas inspiradoras. Abaixo seguem algumas garotas que quebravam paradigmas antes mesmo que nós entendêssemos do assunto.

Regina “Reggie” Rocket, de Rocket Power (1991)

reggie_rocket

Com apenas 12 anos, Reggie estava envolvida no mundo “masculino” dos esportes radicais, sendo skatista, patinadora e surfista junto com seus amigos, que muitas vezes inclusive ficavam para trás. Além disso era ativista defensora dos fracos, tinha sua própria revista na qual postava conteúdo a respeito de crianças na política e esportes.

Representatividade esportista feminina: temos!

Daria, de Daria (1997)

today-in-tv-history-daria

A personagem apareceu inicialmente na série da MTV “Beavis and Butt-head”. O sucesso foi tanto, que conquistou a sua própria série. Daria era inteligente, tinha o humor ácido e a personalidade forte. Não se deixava levar por influências e tinha um certo repúdio pelo convívio social. Apesar de aparentar antipatia, sua visão de mundo e o modo como se recusava a fazer parte de determinados grupos apenas para ter algum status, fazem dela genial e desafiadora de padrões.

Susie Carmichael, de Rugrats: Os Anjinhos (1991)

susie

A única personagem negra em “Os Anjinhos”, Susie era a mais sensata de seu grupo. Confiante e bondosa, era o oposto de sua amiga Angélica que gostava de infernizar a vida de todos. Se comunicava tanto com os adultos quanto com os bebês, além de ajudá-los a resolver as confusões nas quais se metiam. Inteligente e perspicaz, desde criança já praticava a empatia.

Judy Funnie, de Doug (1991)

judy

A irmã mais velha de Doug era apaixonada por dramaturgia e literatura. Questionadora e curiosa, se dedicava às suas aptidões artísticas, muitas vezes sendo incompreendida pela sua família. Mesmo parecendo rude, sempre que possível ajudava seu irmão Doug.

E aí, lembram de mais alguma que tenha sido marcante pra vocês?

Escrito por:

17 Textos

Acadêmica de jornalismo, feminista, problematizadora e apaixonada por cultura pop. Sonha em viajar o mundo, atualmente viaja nos pensamentos.
Veja todos os textos
Follow Me :