• INÍCIO
  • SOBRE
    • DELIRIUM NERD NA MÍDIA
  • ANUNCIE CONOSCO!
  • COLABORE
  • CULTURA
    • ARTE
    • CINEMA E TV
    • ENTREVISTAS
    • ESTILO
    • GAMES
    • LITERATURA
      • LEIA MULHERES
    • MANGÁS/ANIMES
    • MÚSICA
    • SÉRIES
    • QUADRINHOS
      • [HQ] Lua Negra
  • PODCAST
  • PARCERIAS
  • APOIE!
DELIRIUM NERD
CINEMA

[CINEMA] 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes: Helena Ignez e Leandra Leal falam sobre machismo no audiovisual

por Samantha Brasil · 23 de janeiro de 2017
Compartilhe

As atrizes e cineastas Helena Ignez e Leandra Leal são as homenageadas da 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes (que começou dia 20 e termina dia 28 de janeiro). Durante a coletiva do dia 21, as homenageadas falaram sobre suas experiências como cineastas – movimento de deslocamento crescente, não apenas no Brasil, de atrizes que começam a dirigir seus próprios filmes. 

Ambas disseram que o feminismo está intimamente relacionado a este movimento emancipatório das mulheres que passam a atuar atrás das câmeras. Apontaram ainda o machismo que permeia o audiovisual e como as protagonistas ainda são construídas por um olhar enviesado e que muitas vezes reproduz o machismo. Leandra Leal confirma que será protagonista no longa-metragem de estreia de uma grande amiga, ainda em fase de pré-produção, já que revisando sua carreira se deu conta de que nunca tinha sido dirigida por uma mulher. Confira abaixo os vídeos com o bate-papo de Helena Ignez e Leandra Leal durante a coletiva:

O festival abriu com a exibição do longa-metragem “Divinas Divas”, estreia de Leandra Leal como diretora. E no dia seguinte, logo após o debate, foi exibido “Ralé”, mais recente filme dirigido por Helena Ignez. A 20ª Mostra de Tiradentes exibe este ano 108 filmes nacionais durante os 9 dias com programação gratuita.

Para conferir a programação da Mostra, acesse o site: Mostra de Tiradentes.

cineastascinemacinema femininocoberturacoletivadiretorasfeito por mulheresFeminismofilmefilmes com mulheresFilmes dirigidos por mulheresfilmes feministasHelena IgnezLeandra LealmachismomostraMostra de cinema de tiradentesmulher no cinemamulheres cineastas
Compartilhar Tweet

Samantha Brasil

Aquariana, mora no Rio de Janeiro, graduada em Ciências Sociais e em Direito, com mestrado em Sociologia e Antropologia pelo PPGSA/UFRJ, curadora do Cineclube Delas, colaboradora do Podcast Feito por Elas, integrante da #partidA e das Elviras - Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema. Obcecada por filmes e livros, ainda consegue ver séries de TV e peças teatrais nas horas vagas.

Você também pode gostar...

  • CINEMA

    Filmes valiosos e escondidos no Amazon Prime Video para não errar na quarentena

  • CINEMA

    Love Story: a Manic Pixie Dream Girl que existe para morrer

  • CINEMA

    A Despedida: um olhar sobre a eutanásia

PESQUISAR

PRÉ-VENDA

Textos Populares

  • Shingeki no Kyojin A proeza humana de “Shingeki no Kyojin”
  • Animes com protagonistas femininas que você precisa ver!
  • Os personagens não brancos dos animes Lista com personagens negros dos animes
  • Koe no Katachi: Uma animação que discute bullying, suicídio e a importância da comunicação
  • Quadrinhos eróticos feitos por mulheres Quadrinhos eróticos feitos por mulheres: erotismo para além dos homens

PODCAST

ANUNCIE AQUI!

Sobre

O Delirium Nerd é um site sobre cultura, com foco no protagonismo feminino e obras feitas por mulheres.

Tags

cinema crítica Feminismo filme literatura machismo mulheres Netflix personagens femininas protagonismo feminino Quadrinhos representação feminina resenha série

Posts recentes

  • Filmes valiosos e escondidos no Amazon Prime Video para não errar na quarentena
  • [DELIRIUM CAST] #14 Consumo cultural na era pré-digital e atual
  • Love Story: a Manic Pixie Dream Girl que existe para morrer
  • A Despedida: um olhar sobre a eutanásia
  • WandaVision: primeira temporada (crítica)

CONTATO

Para contato ou parcerias: [email protected]

© 2021 Delirium Nerd. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial do conteúdo sem prévia autorização das editoras.