As atrizes e cineastas Helena Ignez e Leandra Leal são as homenageadas da 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes (que começou dia 20 e termina dia 28 de janeiro). Durante a coletiva do dia 21, as homenageadas falaram sobre suas experiências como cineastas – movimento de deslocamento crescente, não apenas no Brasil, de atrizes que começam a dirigir seus próprios filmes.
Ambas disseram que o feminismo está intimamente relacionado a este movimento emancipatório das mulheres que passam a atuar atrás das câmeras. Apontaram ainda o machismo que permeia o audiovisual e como as protagonistas ainda são construídas por um olhar enviesado e que muitas vezes reproduz o machismo. Leandra Leal confirma que será protagonista no longa-metragem de estreia de uma grande amiga, ainda em fase de pré-produção, já que revisando sua carreira se deu conta de que nunca tinha sido dirigida por uma mulher. Confira abaixo os vídeos com o bate-papo de Helena Ignez e Leandra Leal durante a coletiva:
O festival abriu com a exibição do longa-metragem “Divinas Divas”, estreia de Leandra Leal como diretora. E no dia seguinte, logo após o debate, foi exibido “Ralé”, mais recente filme dirigido por Helena Ignez. A 20ª Mostra de Tiradentes exibe este ano 108 filmes nacionais durante os 9 dias com programação gratuita.
Para conferir a programação da Mostra, acesse o site: Mostra de Tiradentes.