[SÉRIES] Timeless: Mulheres que Também Fazem História

[SÉRIES] Timeless: Mulheres que Também Fazem História

Timeless é uma série de ficção científica norte-americana produzida pelo canal NBC, cujo episódio piloto foi ao ar em outubro de 2016 e teve sua primeira temporada encerrada no final de fevereiro. A protagonista é Lucy Preston, uma historiadora que se vê envolvida pelas tramas de viagens no tempo e pela perseguição de uma poderosa sociedade secreta.

[NÃO CONTÉM SPOILERS]

Lucy Prescott (Abigail Spencer), uma protagonista como tantas outras, achava que seu futuro seria seguir os passos de sua mãe, a renomada historiadora Carolyn Prescott (Susanna Thompson), e ensinar a outras pessoas os fatos concluídos do passado da humanidade – ou que ela pensava estarem concluídos. Ocorre que toda história possui uma verdade ocultada, algo que não fora registrado nos livros, algo que fora pretensamente mantido de fora.

Em diversos momentos os fatos são motivados por razões maiores, as quais deveriam ser questionadas eticamente. E quando uma máquina do tempo é roubada, embora Lucy tenha o desejo de contribuir para que o passado permaneça aquele que ela estudou, ela se verá confrontada por uma questão maior: até onde é correto manter ou alterar um passado diante das intenções por trás dele?

Timeless
Wyatt Logan (Matt Lander), Lucy Prescott (Abigail Spencer) e Rufus Carlin (Malcolm Barrett)

Acompanhada pelo soldado Wyatt Logan (Matt Lanter) e pelo programador e piloto Rufus Carlin (Malcolm Barrett), Lucy viaja por episódios marcantes da história na tentativa de impedir que Garcia Flynn (Goran Višnjić) os modifique. Flynn deseja vingança por algo que está além do conhecimento de Lucy, e por mais que ela se identifique com as motivações dele, não consegue aceitar que a história seja modificada por motivos egoístas. O problema é que a história dificilmente é construída por ações altruístas, desprovidas de interesses de grupos dominantes. E tudo pode mudar quando a vida de Lucy é modificada pela interferência das mesmas pessoas que Flynn deseja combater.

Timeless

A cada episódio um evento célebre é retratado, e em sua maioria os eventos são essenciais para a compreensão da política moderna, que a todo momento é questionada e discutida. Todavia, este retrato de conspiração política aliada à ficção científica de viagens no tempo ocorre de forma bastante leve, com inserção de cenas cômicas e românticas, o que não exclui a problematização que uma série de teor histórico acaba por trazer ao paradigma da contemporaneidade.

Ainda que leve, Timeless discute temas como machismo, preconceito racial e homofobia, por meio da inserção de personagens diversificados em cenários históricos de intolerância expressiva. Rufus, um programador negro, não possui a mesma liberdade de atuação que seus companheiros brancos, pois é fruto de uma história de intensa perseguição à sua etnia. Se não era considerado um escravo, era considerado indigno de exercer posições importantes ou mesmo de se dirigir a pessoas como Lucy e Wyatt.

Timeless

Lucy, na posição de mulher, não se distancia da situação de Rufus. Em diversos momentos, é confrontada pela submissão a que as mulheres sempre foram submetidas ao longo da história, obrigadas a pertencer a homens como esposas e a ocupar cargos secundários quando lhes era autorizado.

Ela rompe com o clichê ao ser ver cada vez mais envolvida em seu desejo de ser como as mulheres fortes que encontra, reconhecidas pela audácia e independência e não necessariamente por suas vidas românticas – embora sempre haja uma tentativa de resumir uma mulher ao seu relacionamento.

O ponto positivo da série é que ela não somente aborda o cerceamento de liberdade que marca a história, como demonstra que, apesar disto, existem personagens que quebraram os padrões, mas que foram ignorados por aqueles que registraram os fatos. Lucy e Rufus encontram, ao longo da temporada, mulheres e negros que também fizeram história e que mereciam o mesmo reconhecimento e admiração que os homens brancos cultuados na modernidade.

-> Confira aqui descontos imperdíveis em Livros na Amazon!

E ambos dão valor aos encontros, revelando a importância da representação. Não obstante, a obra apresenta personagens diversificados e, sobretudo, mulheres que fogem do padrão e que apresentam força também na atualidade, como as personagens Jiya (Claudia Doumit) e Denise (Sakina Jaffrey).

Embora Timeless peque por problemas de incoerência comuns a séries sobre viagens no tempo, surpreende ao abordar a política que moldou a sociedade contemporânea e ao retratar a história não como uma sucessão de fatos aleatórios, mas como uma constante tentativa de manutenção do poder, trazendo, para tanto, eventos históricos interessantes de serem analisados, personagens a que muitos não dariam a devida importância e mais problematizações a cada episódio.

Nesta semana da mulher, de 1º a 8 de março, portais nerds feministas se juntaram em uma ação coletiva – Ação Nerd Feminista – para discutir temas pertinentes à data e à cultura pop, trazendo análises, resenhas, entrevistas e críticas que tragam novas e instigantes reflexões e visões. São eles: Collant Sem Decote, Delirium Nerd, Ideias em Roxo, Momentum Saga, Nó de Oito, Preta, Nerd & Burning Hell, Prosa Livre, Psicologia&CulturaPop. #WeCanNerdIt

Ação Nerd Feminista

Escrito por:

136 Textos

Mestra em Teoria e História do Direito e redatora de conteúdo jurídico. Escritora de gaveta. Feminista. Sarcástica por natureza. Crítica por educação. Amante de livros, filmes, séries e tudo o que possa ser convertido em uma grande análise e reflexão.
Veja todos os textos
Follow Me :