[DESENHOS] Steven Universe – 05×28: Change Your Mind (season finale)

[DESENHOS] Steven Universe – 05×28: Change Your Mind (season finale)

Uau! Em um evento de mais ou menos 1 hora, Steven Universe terminou sua 5ª temporada. No episódio anterior, as Crystal Gems ainda estavam presas no Homeworld, tendo Steven conseguido se comunicar com as aliadas restantes na Terra. Nesse final de temporada, não apenas seguimos desse ponto, como já era esperado, mas alcançamos o fim do arco “Diamond Days” (ou Dias de Diamante, em tradução livre), finalmente atingindo, talvez, o maior clímax da série.

No último sábado (16/02), a tão esperada season finale de Steven Universe finalmente teve sua estreia no Brasil, através do Cartoon Network. Em meio a tantas reviravoltas, entretanto, talvez o mais impressionante e importante foi como o fechamento trazido a este capítulo apresentou crescimentos pessoais e sociais incríveis de seus personagens, sendo notável, principalmente, a evolução das Diamantes.

Apesar de já ser possível observar algumas mudanças em termos de aceitação e evolução por parte das diamantes Azul e Amarelo, a temida White ainda nos era um mistério. Na verdade, só nos parecia acertado prever o seu papel de vilã do arco – e da história – visto que era ela quem controlava as Diamantes e, dessa forma, todo o sistema colonial que as mesmas empregavam. Em “Change Your Mind” até ela, para nossa sorte, alcançou uma evolução como personagem.

Steven Universe

Leia também:
>> [DESENHOS] Steven Universe – 05×25: Familiar
>> [DESENHOS] Steven Universe – 05×26: Together Alone
>> [DESENHOS] Steven Universe – 05×27: Escapism

A personagem de White Diamond foi construída de forma a representar tudo de mais retrógrado e antigo, tanto em mentalidade quanto em aparência. Sua maquiagem de olhos pesada, bem como suas roupas aparentemente de um show dos anos 70, iam de encontro com seus ideais anacrônicos de perfeição e adequação. A busca da personagem por uma perfeição baseada em uniformidade e segregação absolutas, demonstra tudo aquilo que hoje desejamos combater, sendo certo que sua determinação em manter tal ordem se assemelha confortavelmente à uma ditadura (algo que já nos era indicado).

Ora, assim que adentramos em Homeworld oficialmente, no episódio nº 24, podemos perceber o controle doentio que White empregava no local, algo que na época não era questionado. Portanto, com o aparecimento das Crystal Gems e suas recorrentes recusas em adequação, bem como a corrupção de seus ideias – através de suas discípulas aparentemente fiéis, Blue e Yellow – a tentativa da Diamante Branca em forçar Steven a retornar ao que a sua Gem já foi um dia, não foi surpreendente, mas, mesmo assim, tornou-se uma das cenas mais pesadas e significativas do desenho e da história da animação. O ato de retirada da Gem de Steven nos foi sentido na alma, sendo clara a perda de identidade do mesmo.

Steven Universe

White Diamond representava (ou ainda representa?) os diversos muros ao redor do mundo que obrigam tantos a se ajustarem a um ideal que não os abriga, cabendo às Crystal Gems e, principalmente, a Steven lutar contra a mesma. Ele é o foco de seus avanços e ataques, sendo ignorado como Steven e tratado como a imatura Pink Diamond (traço que se reflete, especialmente, em sua roupa de “boba da corte”) ao longo de todo o arco, sendo necessário ao mesmo se impor de uma forma que ainda não havia sido vista.

Por sorte, Steven têm uma base de apoio incrível. A atuação das Crystal Gems, não apenas como exemplos ao mesmo, mas também como alicerce é, de certa forma, invejável, fato que foi demonstrado primorosamente nesse último episódio. As fusões (principalmente, Obsidian e Susntone), o trabalho em equipe e a junção de todas as Crystal Gems em uma batalha, no mínimo, épica, foi incrível.

Steven Universe

A luta, final e aparentemente, deu frutos: um final feliz que não imaginávamos nem na melhor das hipóteses. O fechamento de vários arcos existentes desde o início do desenho, as intrincadas e conscientes justificativas e a evolução e celebração dos personagens, foi tanto a ver e sentir que mal lembramos de respirar (e temos certeza que foi esse o objetivo da equipe). Conseguimos ver a reabilitação das Gems corrompidas, além das próprias diamantes, bem como o reencontro emocionante de antigos amigos, como Sadie e Lars, em novas fases de suas respectivas vidas, ao final unidos em um sentimento emocionante de pura união.

Mas então, e agora?

Com dissemos, o final teve de tudo: reencontros, explicações, fechamento de arcos, aceitação e etc, sendo difícil pensarmos no que resta. Se as fontes principais dos problemas de Steven e da própria existência das Crystal Gems, isto é, as Diamantes, já foram, aparentemente, neutralizadas, o que resta?

Bem, o misterioso filme a estrear no segundo semestre de 2019 parece, pelo teaser, que irá tratar um pouco mais do trio Pink-Rose-Steven. Talvez ele traga uma explicação mais completa e um desenvolvimento da nova fase da relação dos protagonistas com as Diamantes. Afinal, elas não foram derrotadas pela força, mas sim pelo poder de influência de Steven, ainda sendo possível uma retaliação decorrente das mesmas.

Steven Universe

De qualquer forma, o novo capítulo de Steven Universe é bem-vindo, sendo este um dos melhores desenhos da história. Sua mensagem constante de aceitação é tão incrível quanto necessária. O desenho de Rebecca Sugar deveria ser assistido por todos(a) ao redor do mundo, sendo um exemplo claro das vantagens mentais e sociais da convivência e da existência, com diferentes formas de diversidade. Nessa season finale, por exemplo, ficou clara a metáfora da transexualidade trazida pelas diversas tentativas das Diamantes em tratar Steven como quem ele já foi percebido, isto é, Pink Diamond, havendo uma vitória importante quando a própria Blue o reconhece como quem agora ele é.

O significado de tais mensagens estarem presentes em um desenho cujo público alvo é o infantil é, com certeza, essencial para um futuro de médio e longo prazo mais inclusivo. E isso ficou claro nesse último episódio, que é o mais significativo de toda a série. Nosso desejo é que o final de Steven Universe possa, de alguma forma, ser reproduzido no mundo real, com a classe dominante reconhecendo a humanidade das classes dominadas, visto que só assim será possível uma convivência justa. O exemplo da trama não pode nunca ser deixado de lado, afinal não é a toa que nós acreditamos na Garnet, na Ametista, na Pérola e no Steven.

Escrito por:

102 Textos

Veja todos os textos
Follow Me :