2ª Mostra de Cinema Árabe Feminino destaca Palestina e traz mais de 40 filmes dirigidos por mulheres

2ª Mostra de Cinema Árabe Feminino destaca Palestina e traz mais de 40 filmes dirigidos por mulheres

Entre 19 de maio e 27 de junho, as produções cinematográficas árabes dirigidas por mulheres estarão na 2ª edição da Mostra de Cinema Árabe Feminino, que este ano será totalmente online e acessível na maior parte do mundo.

Uma seleção de mais de 40 filmes de diversos formatos e gêneros – curtas, médias e longas-metragens de ficção e documentários – vai trazer à tona a multiplicidade dessas cinematografias através de filmes realizados por mulheres em países como Egito, Líbano, Palestina, Sudão, entre outros. O festival é 100% gratuito e os filmes serão exibidos virtualmente no site www.cinemaarabefeminino.com. O projeto é patrocinado pelo Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A programação inclui debates, mesas redondas e uma masterclass com a diretora palestina Larissa Sansour, conhecida pelas obras de ficção científica. Haverá também um tributo para a diretora libanesa Jocelyne Saab (1948-2019), ex-repórter de guerra que realizou dezenas de filmes ao longo de sua carreira, e uma homenagem para a diretora tunisiana Moufida Tlatli (1947-2021), a primeira mulher árabe a dirigir um longa-metragem, que faleceu este ano por decorrência da COVID-19.

2ª Mostra de Cinema Árabe Feminino destaca Palestina e traz mais de 40 filmes dirigidos por mulheres
Cartaz da 2ª Mostra de Cinema Árabe Feminino | divulgação

A curadoria desta edição é das brasileiras Analu BambirraCarol Almeida e da egípcia Alia Ayman e contempla produções com temas diversos como questões políticas, críticas sociais, conflitos familiares, utopias, amizades e masculinidades.

Entre os 27 filmes inéditos em exibição na 2ª Mostra de Cinema Árabe Feminino, destacam-se “Escritório de Espera”, “Barbès” e “Portão de Ceuta”, dirigidos pela marroquina Randa Maroufi, que participará de um debate sobre as produções; “Quando Coisas Acontecem” (Palestina/Reino Unido), de Oraib Toukan; “O Protesto Silencioso: Jerusalém 1929” (Palestina), com direção de Mahasen Nasser Eldin e “Você Já Matou Um Urso – ou Tornando-se Jamila” (Líbano), dirigido por Marwa Arsanios.

Debates da 2ª Mostra de Cinema Árabe Feminino

– Conversa sobre o filme “Silêncios do Palácio”, com a pesquisadora e cineasta Viola Shafik | 19/05/2021, às 16h

– Marwa Zein (Arábia Saudita), diretora de “Khartoum Offside” | 06/06/2021, às 13h

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– Nadine Salib (Egito), diretora de “Mãe daquele não-nascido”| 06/06/2021, às 16hs

– Randa Maroufi (Marrocos), diretora de “Portão de Ceuta”. “Barbés”, “Stand-by office” |16/06/2021, às 14hs (conversa pré-gravada)

– Salma El-Tarzi (Egito), diretora de “Underground na Superfície” | 19/06/2021, às 14hs

– Mathilde Rouxel, autora do livro “Jocelyne Saab: La Mémoire indomptée 1970-2015” e Nour Ouayda, curadora, crítica e cineasta |24/06/2021, às 14h (conversa pré-gravada)

– Michele Tyan e Myrna Maakaroun, atrizes do filme “Once Upon a time in Beirut”, de Jocelyne Saab | 26/06/2021, às 15h

Mesas Redondas da 2ª Mostra de Cinema Árabe Feminino

– Palestinidades: Corpo e Território | 28 de maio, às 14h

Proponentes: Daniele Regina Abilas e Fernando Resende

A Palestina é um território e uma experiência que atravessa corpos. Ela é composta de memórias vividas, sentidas, contadas e recontadas por gerações que se amontoam e transitam por espaços limítrofes, múltiplos e disputados. Na Palestina histórica e na al-shatat, a diáspora, as experiências vividas e narradas revelam identidades multi-geográficas (Tawil-Souri) que, em constante urdidura, se tecem no sobrepor de gerações.

Os filmes e documentários contemplados nessa Mostra revelam subjetividades e experiências diversas, nos convidando a adentrar câmaras escuras de sensações e imaginações, substâncias reais que revelam formas (im)possíveis de vida. A Palestina produz distintos regimes de subjetividades, gerando protagonismos e ideais muitas vezes contraditórios, projetos de vida que sustentam o território palestino como solo comum. Assim, esta mesa tem como objetivo provocar, a partir de uma perspectiva histórica, uma reflexão sobre os engendramentos criados pela experiência subjetiva do conflito no território palestino, tendo como foco o corpo feminino.

Mais do que buscar definir a identidade palestina, o intuito é colocar em questão as formas distintas de experimentar os “modos de ser palestina”, levando em conta a trágica experiência do conflito. Dessa forma, buscamos compor quadros que revelam palestinidades, formas de habitar e de se perceber como mulheres sujeitas de uma história que, muitas vezes, insiste em apagá-las e confiná-las, a partir de uma lógica de silenciamento, restrição e condensamento de suas experiências.

Convidadas: Mahasen Nasser Eldin (cineasta – “O protesto silencioso”); Riham Isaac (artista performática e professora); Dina Matar (professora e pesquisadora)

– Um assunto de família – 13/06/2021, às 15h (horário a confirmar)

Com Aline Motta (cineasta), Kawthat Younis (Um presente do passado) e Leila Basma (O projeto Adam Basma).

Toda memória familiar é parte constitutiva da História, particularmente quando essa memória familiar se projeta também como políticas da lembrança e políticas de apagamento. Nessa mesa, a proposta é debater algo que não é novo no cinema, mas que vem se intensificando e se capilarizando nos últimos anos: filmes que narram a História a partir de uma mirada muito pessoal sobre narrativas familiares, contadas no olhar e na voz de quem faz parte dessas famílias.

– Sul-Sul: curando filmes para/de nós mesmas – 20/06/2021, às 15hs (horário a confirmar)

Com Alia Ayman (curadora), Analu Bambirra (curadora), Carol Almeida (curadora), Janaína Oliveira (curadora e pesquisadora) e Mary Jirmanus Saba (Um sentimento maior que o amor).

Com muita frequência, a experiência de pensar, programar e curar filmes que pertencem ao chamado Sul Global se dá a partir de negociações com as expectativas que os grandes festivais de cinema europeus ou estadunidenses impõem sobre o que os territórios de “alteridade” supostamente devem revelar. O que acontece então quando essa experiência se dá somente entre pessoas e instituições do Sul Global? O que se altera nas conversas, nas propostas curatoriais e na energia que circula entre as pessoas? São com essas questões que lançamos esta roda de conversa.

Masterclass

– Um Futuro Anterior: Masterclass com Larissa Sansour – 22/05/2021, às 13h (inscrição aqui)

Larissa Sansour trabalha principalmente com cinema, e também produz instalações, fotografias e esculturas. O que é central em seu trabalho é a dialética entre mito e narrativa histórica. Nascida em Jerusalém Oriental, Palestina, seu trabalho recente utiliza a ficção científica para endereçar questões sociais e políticas, lidando com memória, traumas herdados, estruturas de poder e estados-nação.

2ª Mostra de Cinema Árabe Feminino
A diretora palestina Larissa Sansour | Foto: divulgação

Na aula, ela lidará com o uso de tropos da ficção científica em um contexto artístico e a mudança de significados que se resulta. Sansour apresentará excertos de filmes assim como imagens de seu trabalho cobrindo mais de uma década de sua prática artística. Ela discutirá as ideias por trás do enquadramento do discurso político na ficção especulativa e a retro temporalidade inadvertida que essa proximidade gera.

Lista de Filmes da 2ª Mostra de Cinema Árabe Feminino

Abertura – Homenagem a Moufida Tlatli

Os Silêncios do Palácio – Moufida Tlatli

Tributo à Jocelyne Saad

Era Uma Vez Em Beirute – Jocelyne Saab

Filhos da Guerra – Jocelyne Saab

Mulheres Palestinas – Jocelyne Saab

O Navio do Exílio – Jocelyne Saab

Trilogia Beirute:

Beirute, Nunca Mais – Jocelyne Saab

Carta de Beirute – Jocelyne Saab

Beirute Minha Cidade – Jocelyne Saab

Uma Vida Suspensa – Jocelyne Saab

Homenagem a Moufida Tlatli

Os Silêncios do Palácio – Moufida Tlatli

Foco Larissa Sansour

Cena do filme "No Futuro, Eles Comiam da Melhor Porcelana", de Larissa Sansour e Soren Lind
Cena do filme “No Futuro, Eles Comiam da Melhor Porcelana”, de Larissa Sansour e Soren Lind | divulgação

In Vitro – Larissa Sansour, Soren Lind

No Futuro, Eles Comiam da Melhor Porcelana – Larissa Sansour, Soren Lind

Patrimônio Nacional – Larissa Sansour

Um Êxodo Espacial – Larissa Sansour

Foco Randa Maroufi

Barbès – Randa Maroufi

Portão de Ceuta – Randa Maroufi

Escritório de Espera – Randa Maroufi

Sessões Universo

Sessão 1 – Cão Maior

Cena do filme "Assim Como Acima, Abaixo", de Sarah Francis | 2ª Mostra de Cinema Árabe Feminino
Cena do filme “Assim Como Acima, Abaixo”, de Sarah Francis | divulgação

Filmes que colocam a estabilidade em chamas e defendem com imagens, sons e vozes certas existências.

Antes Que Eu Me Esqueça – Mariam Mekiwi

Assim Como Acima, Abaixo – Sarah Francis

In Vitro – Larissa Sansour, Soren Lind

No Futuro, Eles Comiam da Melhor Porcelana – Larissa Sansour, Soren Lind

Patrimônio Nacional – Larissa Sansour

Submarino – Mounia Akl

Um Êxodo Espacial – Larissa Sansour

Um Filme Sobre Um Círculo – Omnia Sabry

Sessão 2 – Andrômeda

Cena do filme "Você Já Matou Um Urso - Ou Tornando-se Jamila", de Marwa Arsanios
Cena do filme “Você Já Matou Um Urso – Ou Tornando-se Jamila”, de Marwa Arsanios | divulgação

Filmes que quebram correntes e mudam a ordem do jogo.

Carta Para Um Amigo – Emily Jacir

Dias Sagrados – Narimane Mari

O Protesto Silencioso: Jerusalém 1929 – Mahasen Nasser Eldin

Quando Coisas Acontecem – Oraib Toukan

Um Sentimento Maior Que O Amor – Mary Jirmanus Saba

Você Já Matou Um Urso – Ou Tornando-se Jamila – Marwa Arsanios

Sessão 3 – Serpente

Cena do filme "Quem Tem Medo de Ideologia?", de Marwa Arsanios | 2ª Mostra de Cinema Árabe Feminino
Cena do filme “Quem Tem Medo de Ideologia?”, de Marwa Arsanios | divulgação

Filmes com/sobre corpos indesejados. Corpos que contêm o veneno e o antídoto. Corpos sinuosos. Não domesticáveis.

Espécies Selvagens – Jumana Manna

Impedimento em Cartum – Marwa Zein

Mãe daquele Não-nascido – Nadine Salib

Na seca – Remi Itani

O Projeto Adam Basma – Leila Basma

Quem Tem Medo de Ideologia? Partes 1 e 2 – Marwa Arsanios

Shahmaran – Élodie Baldwin

Sessão 4 – Ursa Maior

Cena do filme "Rosa", de Suha Araj
Cena do filme “Rosa”, de Suha Araj | divulgação

Filmes que se aproximam e se conflitam com relações familiares.

Ibrahim – Um destino a ser traçado – Lina Al Abed

Lavando a boca – Reman Sadani

O Banho – Anissa Daoud

Que dia! – Anissa Daoud

Rosa – Suha Araj

Um Presente do Passado – Kawthar Younis

Você Vem de Muito Longe – Amal Ramsis

Sessão 5 – Cinturão de Órion

Cena do filme "The Wall", de Mira Sidawi | 2ª Mostra de Cinema Árabe Feminino
Cena do filme “The Wall”, de Mira Sidawi | divulgação

Filmes com grandezas. Filmes sedentos de vitória.

74 – Rania & Raed Rafei

Barbès – Randa Maroufi

Ela Teve Um Sonho – Raja Amari

Portão de Ceuta – Randa Maroufi

Escritório de Espera – Randa Maroufi

The Wall – Mira Sidawi

Turismo Doméstico – Maha Maamoun

Underground na Superfície – Salma El Tarzi

Sessão 6 – Lua Vermelha

Cena de "Era Uma Vez Em Beirute", de Jocelyne Saab | 2ª Mostra de Cinema Árabe Feminino
Cena de “Era Uma Vez Em Beirute”, de Jocelyne Saab | divulgação

Era Uma Vez Em Beirute – Jocelyne Saab

Filhos da Guerra – Jocelyne Saab

Mulheres Palestinas – Jocelyne Saab

O Navio do Exílio – Jocelyne Saab

Trilogia Beirute:

Beirute, Nunca Mais – Jocelyne Saab

Carta de Beirute – Jocelyne Saab

Beirute Minha Cidade – Jocelyne Saab

Uma Vida Suspensa – Jocelyne Saab

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Fundadora e editora-chefe do Delirium Nerd. Revisora e Social Media. Apaixonada por gatos, café, cinema do oriente médio, quadrinhos e animações japonesas. Gosta de Harry Styles e cantoras melancólicas.
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