Muito além da Ghibli: as animações de Makoto Shinkai

Muito além da Ghibli: as animações de Makoto Shinkai

Antigamente, quando comecei a me aventurar e encantar com o universo das animações japonesas, acreditava (em minha completa ignorância) que não havia animações japonesas tão boas quanto as do Estúdio Ghibli. Eis que conheço o diretor Makoto Shinkai.

Os filmes do diretor geralmente contém narrativas simples, e através dessa simplicidade que nos deparamos com a grandiosidade de suas obras. O que mais chama atenção é a perfeição da fotografia, onde temos a impressão de estarmos de fato dentro daquela paisagem. 

Pesquisando sobre o trabalho do diretor, descubro o motivo dessa perfeição estética: ele gosta de tirar fotos de paisagens reais do Japão com o objetivo de captar detalhes a serem transmitidos em suas animações, criando um cenário realista. 

Makoto Shinkai (Reprodução)

Vale ressaltar em suas obras a aparição constante de alguns detalhes como, pingos de chuva, poças d’água e trens. E no final de cada filme há também uma bela música que traz um fechamento para a história. Geralmente, seus filmes trazem uma forte sensação nostálgica, onde os personagens são marcados pela distância e ausência de algo.

Makoto Shinkai é diretor promissor no ramo das animações japonesas. O único ponto negativo a ressaltar seria a quantidade das suas obras, contendo apenas três longas-metragens lançados, um média-metragem e o restante são curtas-metragens. Porém, no final do ano passado recebemos uma ótima notícia: o diretor está na fase de produção de seu próximo longa chamado: Your Name (Kimi no Na wa). Segundo o site oficial, está previsto o lançamento para agosto deste ano no Japão. Ainda não há previsões para o lançamento no Brasil. Vamos aguardar que seja o mais rápido possível! Conheça logo abaixo todas as obras do diretor.


Curtas

Other Words (Tooi Sekai)

Um homem e uma mulher conversam sobre seu relacionamento.

Ano: 1999. Duração: 2 minutos


Vozes de uma Estrela Distante (Hoshi no Koe)

O projeto de exploração de Marte foi destruído por um ataque alienígena em 2039. Sete anos mais tarde, as Nações Unidas lançam uma missão de busca e destruição dos aliens no espaço profundo. Mikako e Noboru terminaram suas provas para entrarem na escola secundária… ou assim parecia ser. Entretanto Mikako é escolhida para participar como piloto desta missão, e isso os separa. Quando ela se encontra no espaço, sua única forma de comunicação é por e-mail, que demora cada vez mais para ir e vir, enquanto as naves espaciais viajam para fora do sistema solar.

Ano: 2002. Duração: 25 minutos


Ela e o Seu Gato (Kanojo to Kanojo no Neko)

Sobre o inocente ponto de vista do pequeno gato Chobi, nos é contado um pouco de seu cotidiano e descobrimos que ele se apaixonou por sua dona e que ela esta no meio de um conflito pessoal, o qual a está deixando muito deprimida. Em seu pequeno mundo, Chobi não consegue entender os acontecimentos, apenas sente que algo está errado. Essa história fala de amor na sua forma mais pura e simples, sem esperar nada em troca, apenas dois confidentes que dividem juntos a solidão de suas vidas.

Ano: 2002. Duração: 5 minutos


Smile (Minna no Uta: Egao)

Uma jovem leva um hamster para o seu apartamento, e, enquanto apreciava as gracinhas do hamster, repentinamente, ela se lembrou de seu antigo namorado.

Ano: 2003. Duração: 2 minutos


A Gathering of Cats (Neko no Shuukai)

Um curta que faz parte de uma coletânea de curtas de animações japonesas chamada “Ani*Kuri15”.

Chobi é um gato que teve sua calda pisada várias vezes por descuido de seus donos. Um dia ele resolve planejar a execução de sua vingança.

Ano: 2010. Duração: 2 minutos


Someone’s Gaze (Dareka no Manazashi)

Conta a história de Aya, que há dois anos saiu de casa para trabalhar. Com isso o pai de Aya passou a viver sozinho com sua gata Mii-san. Após um longo dia no trabalho, enquanto Aya tenta dormir, ela lembra do tempo em que sua família vivia junto. Lembra da tristeza que sentiu quando sua mãe teve que ir embora e como ficou feliz no dia que seu pai trouxe Mii-san para confortá-la.

Ano: 2013. Duração: 7 minutos


Cross Road (Z-Kai: Cross Road)

Cross Road conta a história dos estudantes do ensino médio Miho e Shouta, enquanto eles se preparam para os testes. Miho vem de uma ilha a qual não possui uma única escola preparatória, enquanto que Shouta mora em Tokyo e possui um trabalho de meio período. Ambos estão se esforçando para passar nos testes pra assim poderem ingressar na faculdade. Tanto Miho quanto Shouta se inscreveram no curso por correspondência da Z-Kai.

Ano: 2014. Duração: 2 minutos


Ela e o Seu Gato (Kanojo to Kanojo no Neko: Everything Flows) 

Remake do curta “Ela e o Seu Gato”, do mesmo diretor. 

Sobre o inocente ponto de vista do pequeno gato Chobi, nos é contado um pouco de seu cotidiano e descobrimos que ele se apaixonou por sua dona e que ela esta no meio de um conflito pessoal, o qual a está deixando muito deprimida. Em seu pequeno mundo, Chobi não consegue entender os acontecimentos, apenas sente que algo está errado. Essa história fala de amor na sua forma mais pura e simples, sem esperar nada em troca, apenas dois confidentes que dividem juntos a solidão de suas vidas.

Ano: 2016. Duração: 7 minutos


Média-metragem

O Jardim das Palavras (Kotonoha no Niwa)

Takao, que está treinando para ser sapateiro, matou aula e está desenhando sapatos em um jardim japonês. Ele conhece uma misteriosa mulher, Yukino, que é mais velha do que ele. Então, sem marcar os horários, os dois começam a se ver periodicamente, mas somente em dias chuvosos. Eles aprofundam sua relação e se abrem um para o outro, mas o fim da temporada de chuva logo se aproxima.

Ano: 2013. Duração: 46 minutos


Longas-Metragens

O Lugar Prometido em Nossa Juventude (Kumo no Mukou, Yakusoku no Basho)

Em uma história suplente do rescaldo da Segunda Guerra Mundial, o Japão foi separado pela metade com o sul-Honshu e as outras ilhas, aliada com os Estados Unidos e do norte da ilha Hokkaido. Foi em Hokkaido que uma misteriosa torre tinha sido construída, uma vertente de metal até chegar fora da atmosfera, visíveis a partir da ponta norte de Honshu. Três adolescentes, Hiroki, Takuya e Sayuri, fizeram um pacto em que eles vão construir uma aeronave experimental, quase invisível de vigilância que atravesse a Hokkaido para desvendar os segredos da torre. A verdade da torre será descoberta, e com ela, a ligação entre ele e os mistérios de Sayuri.

Ano: 2004. Duração: 91 minutos


Cinco Centímetros por Segundo

“— Eles dizem que é cinco centímetros por segundo.

— Do que você está falando?

— A velocidade com que uma flor de cerejeira cai… cinco centímetros por segundo.”

Contada em três segmentos interligados, entre o início dos anos 1990 e 2007, um jovem chamado Takaki Tono e sua melhor amiga Akari Shinohara moram em Tóquio. Devido à mudanças no trabalho de seu pai, Akari acaba se transferindo de cidade com sua família, mas os dois lutam para manter um contato através de cartas. Seus desencontros são constantes e os dois acabam se afastando com o tempo, deixando apenas as memórias de momentos juntos. Novas pessoas surgem em suas vidas, mas Takaki não esquece de Akari, que mesmo com o tempo passado, tem a esperança de encontrá-la novamente.

Ano: 2007. Duração: 63 minutos


A Criança que Busca Vozes do Abismo Profundo (Hoshi wo Ou Kodomo)

Asuna é uma menina solitária. Ela tem o hábito de passar seus dias escutando uma música misteriosa em um rádio especial que ganhou de seu pai. Certo dia ela conhece um rapaz chamado Shun, e parte numa viagem de aventuras para entender as belezas e crueldades do mundo.

Ano: 2011. Duração: 116 minutos


Your Name (Kimi no Na wa) 

Novo filme do diretor com o lançamento no Japão previsto para agosto deste ano. A história se passa um mês após um cometa cair pela primeira vez em mil anos no Japão. Mitsuba, uma colegial que vive no interior e quer viver na cidade porque ela está cansada da vida no campo. E, Taki. Um estudante que vive em Tóquio com seus amigos enquanto trabalha em um restaurante italiano. Ele também tem um forte interesse em artes plásticas envolvendo arquitetura. Um dia, Mitsuba sonha que é um homem jovem e Taki sonha que é uma estudante que vive no campo. Qual é o segredo por trás de seus sonhos?

Confira abaixo um vídeo especial do site oficial do anime reunindo cenas de todos os filmes lançados do Makoto Shinkai:

 

Eu ainda não sei o que realmente significa crescer. No entanto, se acontecer comigo de te encontrar um dia no futuro, até então, eu quero me tornar alguém que você pode se orgulhar de conhecer.

Escrito por:

260 Textos

Fundadora e editora do Delirium Nerd. Apaixonada por gatos, cinema do oriente médio, quadrinhos e animações japonesas.
Veja todos os textos
Follow Me :