[SÉRIES] 5 motivos para você ver “The Knick”

[SÉRIES] 5 motivos para você ver “The Knick”

 

Para quem está passando por hiatos de suas séries favoritas, ou simplesmente está em busca de uma nova para acompanhar, aqui vai a minha recomendação: The Knick. Dirigida por Steven Soderbergh, é uma série televisiva exibida pelo Cinemax, sobre a equipe de um hospital de Nova York nos anos 1900. Já possui 2 temporadas, e ainda correm rumores se haverá ou não uma terceira temporada. Independente da decisão, a produção vale a pena, e a seguir dou-lhes 5 motivos para acompanhá-la!

A série é transgressora

A época não favorece, mas The Knick não deixa de levantar problemáticas que ainda hoje permeiam nossos dias: racismo, machismo, vícios, intolerância, e sem contar o óbvio tabu em torno da medicina. Mesmo se passando em nos anos 1900, conseguimos visualizar nossa própria sociedade na tela, e acompanhamos os maravilhosos personagens em busca de resoluções, que por vezes são muito a frente de seu tempo.

The Knick 1

É machista, mas não

Como assim é machista mas não é? Bem, lembrando do contexto histórico da série, dá pra imaginar o motivo de ser machista. Mas este machismo nos é exposto apenas pelo contexto. Existem mulheres fortes, maravilhosas, com personalidades bem construídas e com suas próprias jornadas. Mulheres que usam de todo o seu potencial para lutar pelo que acreditam – uma freira abortista, uma burguesa que faz de tudo para ajudar os mais necessitados, uma enfermeira filha de pastor que vai contra tudo o que lhe é imposto, e uma esposa que não se deixa calar por subjugarem a sua cor. Definitivamente são personagens que merecem nossa atenção.

The Knick 2

Dr. Thackery

Confesso que em algumas situações não dá pra defender esse migo, mas não tem como negar a grande construção neste personagem. Dr. John W. Thackery é definitivamente um homem visionário, que apesar dos seus péssimos hábitos acaba acertando, aprende com isso, e depois erra de novo (afinal, ele é humano). Apesar de ser o personagem principal, por vezes o espaço é aberto para outros personagens tão interessantes quanto ele, o que eu acho um ponto muito bom na série – me entedio quando um filme ou série é baseado basicamente em um único personagem, e quanto a isso não temos o que reclamar. O que implica no próximo motivo.

The Knick 3

As tramas menores

Praticamente todo mundo é importante e te ganha de alguma forma nesta série. Você torce até mesmo pelos personagens “menores”. Por mais que sejam passageiros, é quase impossível esquecê-los. Cada um com sua peculiaridade e defeito, nos mostram os altos e baixos da humanidade. Fazem o que é certo, da maneira errada, e nos conquistam por isso.

The Knick 4

SCIENCE

Praticamente o primeiro motivo que me levou a assistir esta série. Afinal, por que não conhecer um pouco mais sobre a medicina do século XIX/XX? É extremamente curioso acompanhar as descobertas do Thackery, Edwards e Bertie, e até engraçado o como viam determinadas coisas antigamente. É uma oportunidade de conhecer o medo e receio da população diante dos avanços medicinais e tecnológicos deste grupo de médicos, e é claro, de fazer uma intertextualidade com os dias atuais.

The Knick 5

Escrito por:

36 Textos

“O senhor não imagina bem que eterna variação de gênio é aquela moça. Há dias em que se levanta meiga e alegre, outros em que toda ela é irritação e melancolia.” (Ressurreição, Machado de Assis). 20 anos, estudante de Engenharia e que prefere passar o dia vendo filmes do que com a maioria das pessoas.
Veja todos os textos
Follow Me :