17 Personagens da cultura pop que são belas, recatadas e dos lares

17 Personagens da cultura pop que são belas, recatadas e dos lares

Com essa mídia machista, que insiste até hoje em discutir como uma mulher deve ser, se comportar e se vestir, como se de fato tivéssemos sempre que representar um papel do que a sociedade patriarcal espera de nós – seguindo uma espécie de “checklist da mulher de verdade” – selecionamos algumas personagens femininas da cultura pop que mostram que uma mulher pode ser o que ela quiser, e que o fato dessa escolha de seguir papéis papéis não tradicionais, não significa que ela é uma mulher “menor” que as outras. 

Se quisermos ser uma dona de casa que cuida da família, através de uma escolha exclusivamente nossa? Tudo bem. A questão não é criticar e julgar mulheres que escolhem formas tradicionais, mas discutir essa imposição tradicional  que até hoje somos cobradas, ainda mais pela mídia que cumpre muito bem o seu papel conservador.

giphy (8)
Nossa cara quando querem nos impor papéis de gênero.

Essas mulheres que selecionamos são provas e representações (mesmo ficcionais) de mulheres não têm vergonha de suas escolhas e personalidades, que quebram estereótipos e demostram o quanto é ridículo nos dias de hoje a cobrança de uma “mulher modelo” ou “padrão” que não existe.

Nos rebelamos a esses conceitos pré-estabelecidos, e vamos lá para as nossas personagens chutadoras de bundas que arrasam!

Mulher-Maravilha

Diana Prince (conhecida como Mulher-Maravilha) é filha de Hipólita e princesa das Amazonas. A personagem que surgiu nos quadrinhos e veio ganhando destaque em série e filmes. Diana veio ao “mundo dos homens” com o dever de impedir a guerra e violência. Quer motivo maior que esse? Certamente, uma das personagens mais importantes da cultura pop. E não preciso dizer que não vemos a hora do filme solo da Mulher Maravilha estrear ano que vem, né? 

Mulher Maravilha, de Cliff Chiang.
Trecho da HQ Mulher Maravilha, de Cliff Chiang

Stella Gibson

10301586_479214752264215_2070759244926025234_n

Stella Gibson é uma das melhores personagens femininas de séries da atualidade. É uma detetive e superintendente, e seu trabalho é encontrar um serial killer que mata mulheres. A série reserva vários diálogos e trechos memoráveis de Stella. Ela expõe a verdade na cara dos personagens masculinos sobre machismo e misoginia. A série possui duas temporadas completas e a terceira temporada estreia esse ano. 

Agent Carter

Agent Carter, muito além da simples namoradinha do Capitão América, é uma agente que infiltrou no serviço secreto na década de 40, mostrando toda a sua competência, durante uma época onde poucas mulheres trabalhavam fora de casa, ainda mais no serviço secreto. A série mostra ela dando muita porrada, reservando cenas de luta bem legais. A série está disponível na Netflix com a sua primeira temporada. 

Dana Scully

giphy (10).gif

Dana Scully é uma agente do FBI, médica e cientista da famosa série Arquivo X. Na série ela não é representada de forma sexista e acabou recebendo um destaque maior do que o próprio agente Mulder em diversos momentos da trama da série. A personagem Dana Scully foi responsável pelo surgimento do Efeito Scully, de grande importância e inspiração para diversas mulheres. 

Viúva Negra

 

Natasha Romanoff, a Viúva Negra, é agente da S.H.I.E.L.D., e que inclusive já foi líder dos Vingadores. As experiências do governo russo retardaram o seu envelhecimento, aumentando seu sistema imunológico e reforçando sua resistência física com um nível de força e agilidade sobre-humano. Excelente lutadora, especialista em artes maciais, tem facilidade na utilização de armas e também é mestre em espionagem. A personagem surgiu nos quadrinhos e já apareceu nos filmes Homem de Ferro 2 (2010), Os Vingadores (2012), Capitão América: O Soldado Invernal (2014), Os Vingadores 2: A Era de Ultron (2015) e Guerra Civil (2016).

Furiosa

giphy (3).gif

Imperatriz Furiosa no filme Mad Max: Estrada da Fúria é uma personagem que possui o dever de resgatar mulheres que estão aprisionadas em um local comandando por um homem chamado Immortan Joe, que além de controlar essas mulheres e suas sexualidades, também detém o controle da distribuição da água da região – em uma espécie de ambiente pós-apocalíptico. Ela luta o filme inteiro para impedir que essas mulheres e habitantes sejam controlados pelo Immortan Joe. Além de dirigir um tanque de guerra e ser uma exímia atiradora, Furiosa conta com a ajuda de Mad Max, e por ser a coadjuvante da história, acaba recebendo um destaque maior que o próprio protagonista do filme.

Thelma & Louise

giphy (6).gif

A sororidade dessa dupla feminina é o principal destaque da história. Louise ajuda sua amiga Thelma a sair de um casamento sufocante – cercado de imposições machistas sobre a cobrança do “papel da mulher”- convidando-a para uma viagem. É um filme para ver e rever sempre. Se você ainda não viu, assista agora!

Jessica Jones

giphy (4).gif

Jessica Jones é uma personagem que surgiu na HQ Alias, e foi adaptada por série pela Netflix, contendo uma temporada (renovada para a segunda).

Ela é uma detetive competente, que durante a jornada de seus trabalhos gosta de beber, ao mesmo tempo que está tentando esquecer o trauma de um relacionamento abusivo que viveu no passado. A série foi elogiada por vários sites e blogs no ano passado e sem dúvidas tratou o tema de relacionamentos abusivos com maestria. 

Mulheres de Star Wars: Leia Organa, Padmé Amidala e Rey 

13062038_499806693538354_6810935123930262291_n.jpg

Leia Organa, Padmé Amidala e Rey  não são donzelas em perigo. As três personagens dos filmes de Star Wars até recebem ajuda de alguns personagens masculinos, porém, elas partem para as batalhas sem medo e sem aguardarem que a guerra termine no conforto de seus lares.

Ellen Ripley

tumblr_n1jshgTvhF1qcga5ro1_500.gif

Ellen Ripley eleita como uma das melhores personagem femininas que já existiu na ficção, por várias listas especializada,  e uma das melhores personagens femininas que o cinema já criou, é uma tenente da série de filmes Alien. Ela recebe o legado de exterminar os aliens desafiando diversos estereótipos de gênero nos filmes de ficção científica.

Carrie Mathison

giphy (7).gif

Carrie Mathison é uma agente da CIA na série Homeland, que tem o dever de combater o terrorismo nos Estados Unidos. Ela comanda também a chefia de diversas tarefas para seus colegas. A série possui diversos diálogos e cenas onde a personagem demonstra toda sua competência, e apesar de enfrentar vários problemas pessoais, ela não leva desaforos para casa

Lagertha

giphy (12)

Lagertha é uma personagem da série Vikings. O que faz ela ser uma personagem tão incrível, é que além de participar em diversas batalhas protegendo o seu povo, ela realmente existiu e está muito bem representada nesta série. Vikings reserva algumas cenas bonitas onde ela demostra sua sororidade com as outras mulheres vikings.

Annalise Keating

giphy (13).gif

Annalise Keating é uma professora de direito penal e advogada na série How to Get Away with a Murderer. É uma personagem forte, segura de sua competência e inteligência e de grande inspiração para seus alunos. Ela corre atrás do que acredita ser o correto, apesar de ter cometer algumas atitudes infelizes, mostrando que apesar de sua inteligência, é uma profissional que comete deslizes como qualquer outra pessoa. A interpretação grandiosa de Viola Davis na série é algo que nem precisamos comentar, né? 

Princesa Mononoke

giphy (5).gif

Princesa Mononoke é a protagonista de uma animação do Estúdio Ghibli. Ela é uma princesa que enfrenta todos os seus inimigos que querem destruir a floresta que habita, protegendo seu povo, a natureza e os animais do local. Ela não é um donzela em perigo que espera um príncipe para proteger o local, sozinha corre atrás dos perigos e luta para uma vida e futuro melhor. 


anigif_optimized-25463-1423184494-3.gif
Recadinho da Stella Gibson para o machismo e patriarcado

Quais personagens belas, recatadas e dos lares da cultura pop que vocês conhecem e recomendam pra gente? Escreva nos comentários! 🙂

Leia também:  

Escrito por:

260 Textos

Fundadora e editora do Delirium Nerd. Apaixonada por gatos, cinema do oriente médio, quadrinhos e animações japonesas.
Veja todos os textos
Follow Me :