O Quarto de Jack: as dores e os traumas de mãe e filho que viveram em cárcere

O Quarto de Jack: as dores e os traumas de mãe e filho que viveram em cárcere

“O Quarto de Jack” (Room) é um filme de 2015, mas foi lançado no Brasil apenas em fevereiro de 2016. Dirigido por Lenny Abrahamson, o filme é uma adaptação do livro de Emma Donoghue. É uma parceria entre Canadá e Irlanda, o gênero é drama/suspense.

Foi indicado em várias premiações, principalmente nas categorias de Melhor Atriz para Brie Larson e Ator Revelação para Jacob Tremblay. Brie, uma jovem atriz de 26 anos recebeu diversos prêmios por sua atuação no filme, inclusive em duas das maiores premiações do cinema mundial:  o Globo de Ouro e o Oscar.

Jack (Jacob Tremblay) é um garoto de 5 anos que vive com a sua Ma (Brie Larson), como chama sua mãe, em um quarto de 37 m² que não possui janelas e tem apenas uma porta, mas ela só é aberta e fechada por um homem, o Velho Nick (Sean Bridgers). Jack nunca saiu daquele quarto, nunca viu o mundo exterior, Ma faz o que pode para fazer seu filho feliz, tenta transformar esse ambiente tão tenso e pesado em algo leve e cheio de fantasia para Jack.

O QUARTO DE JACK

Joy, a Ma de Jack, foi colocada em cárcere privado pelo Velho Nick, ela foi dada como desaparecida, mas após 5 anos ninguém acreditava que ela pudesse estar viva. Ele abusa sexualmente, psicologicamente e de todas as formas possíveis. Em um desses abusos Joy acabou ficando grávida e deu a luz seu filho dentro do quarto. O ponto de vista da história em sua maior parte é sob o olhar de Joy, a outra parte é sob o olhar ingênuo de seu filho.
Quanto ao Velho Jack seu rosto é pouco visto, escutamos mais a sua voz.

Jack não sabe que o Velho Nick na verdade é seu pai, Joy tenta fazer o possível para que ele mantenha distância de seu filho, quase sempre manda o menino pra dentro do armário, quando ele vai até o quarto levar mantimentos e abusar dela.

Um certo dia, Joy tem uma ideia e resolve colocar em prática. Ela bola um plano para tirar Jack de dentro do quarto, fugir e procurar ajuda para tirá-la do cárcere também. Joy sabe que a chance de dar certo é de 1 em 1 milhão, mas decide arriscar, até porque deseja uma vida muito diferente para seu filho, podendo estar com sua família e ver o mundo outra vez.

GIF O QUARTO DE JACK
Você vai adorar. / O quê? / O mundo.        

O plano dá certo, e a partir daí vemos Jack se adaptando a um mundo que ele não conhece e Joy se readaptando e lidando com uma série de traumas. É muito forte ver esse processo da Ma de Jack. Ele não entende muito bem o que está se passando. A mãe de Joy é um pouco dura no começo, mas o filme mostra como é difícil pra ela lidar com as lembranças tão doloridas; as marcas que isso deixou, os olhares, o julgamento e a culpa. Ela está numa escala pesadíssima de depressão e estresse pós-traumático, não é fácil pra ela e você sente toda essa dor somente pelo olhar da personagem.

GIF O QUARTO DE JACK 2

Brie Larson nos entrega uma atuação brilhante, tocante e inesquecível. Não a conhecia até assistir ao filme. Sei que ela fez alguns papéis menores em outros filmes e que também é cantora. Bom ficarmos de olho nela. Acredito que depois desse filme e de ter ganhado um Oscar, sua carreira vai tomar um rumo diferente e tem tudo para ser algo bem interessante.

GIF O QUARTO DE JACK 3

Jacob Tremblay é uma daquelas revelações que enchem nossos olhos. Ele é um garoto cheio de talento, graça e carisma. Jacob tem apenas 10 anos e as vezes a gente esquece disso. Torço para que ele não tenha o mesmo destino de muitos atores mirins e seja um adulto bem-sucedido como ator ou que ele escolher ser.

Bom filme, atuações marcantes, história emocionante, direção que merece destaque. “Quarto de Jack” é uma experiência interessante.

BASTIDOR
Diretor e atores filmando cena de “O Quarto de Jack”

Escrito por:

Formada em Rádio e TV, maratonista e viciada em séries, eterna amante de um bom filme, escreve desde quando só conseguia usar desenhos para contar suas histórias, apaixonada por “Titanic” e uma quase bailarina que aprendeu muita coreografia em clipe da MTV. Sonha em morar no Canadá, escrever um livro, ter filhos, ser doula e conseguir colocar suas séries em dia.
Veja todos os textos
Follow Me :