[QUADRINHOS] “Orgulho e Preconceito”, de Ian Edginton e Robert Deas (resenha)

[QUADRINHOS] “Orgulho e Preconceito”, de Ian Edginton e Robert Deas (resenha)

Compartilhe

20160207_122024

A escritora inglesa Jane Austen publicou seu romance mais famoso “Orgulho e Preconceito” em 1917. Desde então, se tornou um dos mais amados clássicos da literatura mundial. Acabou ganhando inúmeras adaptações e releituras, mas talvez a mais desejada pelos fãs brasileiros dessa obra era a adaptação para graphic novel, que não tinha sido publicado no Brasil até pouco tempo.

O enredo é simples. No final do século XVIII, uma família do interior da Inglaterra fica sabendo que um vizinho novo se mudará para perto de sua casa, ele é homem e rico. A mãe das cinco meninas da família Bennet entra em êxtase, ela precisa garantir um “futuro” para suas filhas, porque se o pai chegar a falecer, a propriedade e tudo que se encontra nela é passada para um primo distante.

header

Assim começa o enredo desse romance, que tem o foco em uma das heroínas mais fortes da literatura: Elizabeth Bennet. Ela é uma mulher alegre, de opiniões e princípios fortes, determinada a não ser só mais uma peça das convenções da época e consegue nos conquistar.

O elenco de personagens dessa historia também é agraciado com uma das mães mais constrangedoras, uma das irmãs mais doces e um dos cavalheiros mais honrado que podemos encontrar na literatura.

A história de Orgulho e Preconceito é sobretudo, de primeiras impressões, de como nos precipitamos em julgar e fazer de nossas opiniões uma lei imutável.

A graphic novel que teve como roteirista Ian Edginton, que conseguiu ser fiel ao livro e colocar em foco tudo que era importante para o enredo da história. Com maestria conseguimos ver a fidelidade que o autor da adaptação queria ter da obra original.

As ilustrações ficaram a cargo de Robert Dean, que escolheu ilustrações digitais, o que pode causar um certo desconforto para o leitor, mas com o decorrer da leitura acabamos ficando tão entretidos, que o desconforto vai se atenuando, até entendermos que a escolha de ilustrações é no mínimo interessante.

orgulho-e-preconceito-hq-320160128171808

Um quadrinho para todos os amantes dessa história e ótimo para os que querem conhecer e se aventurar no mundo das graphic novels e de Jane Austen.


orgulho-e-preconceito-de-jane-austen-em-quadrinhos-editoranemo.jpg

Orgulho e Preconceito

Editora Nemo

144 páginas

Ian Edginton (autor); Robert Deas (ilustrador)

Compre aqui: Amazon

 


Leia também: 


Compartilhe

Written by:

12 Posts

Leitora compulsiva. Apaixonada por animações. Jane Austen e Virginia Woolf são suas escritoras favoritas. Louca por séries. E uma escritora em progresso.
View All Posts
Follow Me :