“Dead Dead Demon’s Dededededestruction” e a beleza do cotidiano

“Dead Dead Demon’s Dededededestruction” e a beleza do cotidiano

Dead Dead Demon’s Dededededestruction é desenhado e escrito pela mangaká Asano Inio e serializado na Big Comic Spirits. Embora o título estranho possa parecer assustador, o mangá trata de duas adolescentes adoráveis.

Recentemente foi publicado um post falando sobre um mangá chamado Kodelka e sobre a representatividade feminina nos mangás, que deixa muito a desejar na maioria das histórias, então para contribuir com a lista dos que não deixam a desejar, vou falar de Dead Dead Demon’s Dededededestruction.

[NÃO CONTÉM SPOILERS]

Koyama Kadode (na imagem acima, a que está no carrinho) é uma garota sem muitas perspectivas para o futuro. Com uma situação familiar complicada, ela pretende terminar o ensino médio logo para poder trabalhar. Nakagawa Ouran (na imagem acima, a que está com a espada) passa boa parte de seu tempo ocupada com jogos eletrônicos (principalmente os de guerra) e muitas de suas falas tratam de dominar o mundo, montar um exército e sobre sua geração estar perdida. Kadode e Ouran têm uma amizade de anos que é mostrada em diversos momentos e muitas vezes Kadode conta com o espírito livre de Ouran para lidar com os problemas do dia a dia.

2

Além delas, há um grupo de amigas na escola que ao longo da história são melhor apresentadas e ganham pequenos arcos próprios, não deixando a história tão centrada em poucas personagens. Kiho é a mais falante delas e está preocupada com o namorado que tem mostrado uma certa fixação com teorias de conspiração. Rin é a garota quieta que gosta de BL (Boys Love/Yaoi) e, embora ela não fale muito, está sempre presente. Ai é uma garota querida que precisa tomar conta de cinco irmãos.

Além do traço detalhado de Inio, com cenários incríveis, outra característica da autora são as histórias focadas nas personagens, mostrando suas histórias e conflito internos, podendo transformar um slice of life cotidiano em um incrível drama psicológico.

A história começa quando as garotas estão em seu último ano do ensino médio e mostra suas preocupações em relação ao futuro, os problemas com namorados e as dificuldades familiares que cada uma enfrenta. Embora sejam todas muito diferente, formam um bom time e o fato de serem tão diferentes é o que deixa a história mais palpável, pois vemos garotas reais representadas ali, o que nem sempre pode ser visto em mangás. Além da ótima demonstração das personagens, o que diferencia essa história das demais histórias de ensino médio é o fato de ter uma espaçonave alienígena gigante sobre a cidade de Tóquio, onde elas vivem.

3

A espaçonave chegou três anos antes de a história acontecer e, embora parte da cidade tenha sido destruída, a vida de seus moradores continua como se nada houvesse mudado. Além da a nave estar parada lá e nunca ter de fato atacado a cidade, vemos durante a história alguns comentários conspiratórios em relação aos aliens e às medidas governamentais para combatê-los, os avanços de armas militares e algumas naves menores que passam pela cidade.

Apesar desse contexto todo, a história ainda trata sobre as garotas preocupadas com seu futuro ao terminar o ensino médio, o que torna tudo mais divertido. Embora façam três anos que exista a possibilidade de um ataque, a destruição da cidade e o início de uma guerra, o dia a dia da população segue normalmente.

6

Embora o início do mangá seja simples, ele se desenvolve de forma interessante. As personagens vão ganhando passado e começam a mostrar como aquela invasão há três anos afetou a vida das pessoas.

Ao contrário dos sci-fi que estamos acostumados, ele não procura mostrar as pessoas sobrevivendo, preocupadas com os ataques futuros e se preparando para um possível apocalipse, mostra elas vivendo normalmente, indo para a escola ou trabalho todos os dias e se adaptando a qualquer mudança que apareça, enquanto o governo e exército discutem o que pode ou não ser feito no caso de um ataque.

Acredito que essa representação seria o mais próximo da realidade em uma situação dessas, nós não construiríamos porões super resistentes estocados de enlatados para esperar o apocalipse chegar, apenas seguiríamos o dia a dia esperando pelo melhor. Mas além do passado, a história avança rápido no tempo e logo as garotas terminam o ensino médio, novas armas militares entram em ação, a possibilidade de combater os invasores aumenta e novas personagens são apresentadas.

Entre essas novas personagens, há Takemoto Futaba e Tainuma Makoto, que apresentam um pouco mais do cenário, saindo de uma cidade do interior para morar em Tóquio. Futaba quer conhecer Tóquio por causa dos protestos e cenário político, onde a população se dividiu entre as pessoas a favor da aniquilação total dos invasores e outras que defendem os direitos deles, dizendo que não podem aniquilá-los sem ao menos conhecê-los e entender porque estão ali.

Makoto é crossdresser e quer sair da cidade pequena para fugir do ambiente conservador onde precisa se esconder, indo para a cidade grande com o intuito de “começar vida nova”. Com elas, vemos também um pouco da realidade fora de Tóquio e da preocupação que o resto da população tem. Tóquio se tornou uma cidade da qual as pessoas tem medo pela possibilidade iminente de um ataque, ao mesmo tempo que se tornou um ponto turístico, havendo inclusive uma rota que mostra todos os pontos destruídos pela chegada da nave.

O mangá está em andamento e ainda não há previsão para lançamento no Brasil, mas enquanto ele não é licenciado no Brasil (ou Estados Unidos), as traduções de fãs podem ser encontradas na internet.

5
Asano Inio

Sobre o autora: Asano Inio é conhecido por suas histórias realísticas, focadas em personagens com dramas psicológicos, que tratam das dificuldades da adolescência e início da vida adulta. Durante uma entrevista em 2013, ela falou publicamente sobre ser transexual e querer realizar a cirurgia para troca de sexo, além de ter vontade de escrever uma história com esse tema(!). O único mangá de Asano Inio publicado no Brasil foi Solanin, lançado pela L&PM com dois volumes.

Escrito por:

25 Textos

Apaixonada por livros de capa dura, filmes com bastante drama, histórias em quadrinho, jogos de estratégia e essas coisitas mais. Sempre começa a escrever mais textos do que é capaz de terminar. Formada em desenvolvimento de sistemas, fã de Tolkien e criadora do Dragões Encaixotados.
Veja todos os textos
Follow Me :